terça-feira, 8 de maio de 2012

Um segredo do sucesso


Muitos anos atrás, o então presidente da Câmara de Comércio Americana contou uma história em seu jantar de aposentadoria. Ele havia se tornado um dos homens de negócios mais respeitados em seu país e no exterior. Conquistara a fama de exigência de alto padrão de qualidade que todo homem de negócios sonha ter.
Contou que, quando era jovem, malsucedido e frustrado, leu uma inscrição em um papel de embrulho afixado em um painel de seu colégio. Passando por ali, algo fez com que se detivesse, e ele leu a inscrição. Dizia: "Seu sucesso na vida será diretamente proporcional ao que você fizer depois que tiver feito o que se espera que faça."
Ele disse, então, aos convivas, que estas palavras mudaram sua vida. Até aquela altura de sua carreira, ele achava que trabalhava bem porque fazia o que lhe pediam, o que se esperava que ele fizesse. A partir daquele momento, no entanto, decidiu que faria muito mais do que se esperava dele. Tomou a decisão de que sempre iria um pouco mais longe e faria mais do que aquilo que era pago para fazer. A partir daquele dia, e pelo resto de sua carreira, levantou-se um pouco mais cedo, trabalhou com um pouco mais de afinco e ficou até um pouco mais tarde. Movia-se com mais rapidez de uma tarefa a outra e de um cliente a outro.
Eis, então, o que sempre acontece. Quanto mais rápido ele se movia, mais experiência adquiria. Quanto mais experiência adquiria, melhor se saía em seu trabalho. Quanto melhor se saía, melhores resultados obtinha no mesmo período de tempo. Em pouquíssimo tempo, ele estava ganhando mais e sendo promovido mais depressa.
Ao agir com mais rapidez e fazer sempre mais do que o esperado, ele passou para a pista de alta velocidade em sua carreira e começou a deslanchar lindamente. Logo seria promovido para um novo departamento e, em seguida, contratado para uma nova empresa, assumindo a responsabilidade por uma nova área. A cada um desses passos, adotava sempre a mesma estratégia. Faça mais do que aquilo pelo qual você é pago. Faça mais do que os outros esperam. Vá um pouquinho adiante. Esteja sempre ocupado, não pare nunca. Mexa-se. Não perca tempo. E ele nunca olhou para trás.

Nenhum comentário: