segunda-feira, 26 de março de 2012

Entrevista com Marx Beltrão - Prefeito de Coruripe

NOTíCIAS DO DIA
Apesar do desenvolvimento de Arapiraca nos últimos anos, quando se fala em turismo, geralmente não se relaciona esse tipo de negócio à cidade que fica distante do mar e que até um tempo tinha poucas opções de lazer. Mero engano. A ocupação hoteleira que chega a 100%, entre terça e quinta-feira, nos estabelecimentos localizados no Centro, revela um segmento de mercado que cresce de maneira silenciosa: o turismo de negócios e eventos. Segundo a gestora do projeto voltado para esse nicho no SEBRAE, Marina Gatto, é considerado turista de negócios ou eventos, a pessoa que passar pelo menos um pernoite em Arapiraca por motivos de trabalho ou para a participação de eventos, como seminários, encontros e até mesmo festas de formatura e shows.  “Arapiraca é hoje um roteiro de negócios, mas a maioria dos empresários da cidade ainda não acordou para esse segmento, que tem como porta de entrada a rede hoteleira. Mas além de um local para dormir, o turista de negócios precisa também saber onde comer e o que comprar”, afirmou.
 Enquanto em São Paulo a polícia está às voltas com uma quadrilha formada por mulheres de boa aparência, loiras, acusadas de assaltos em shoppings, prédios e condomínios de classe média e alta, em Alagoas o alvo são as “Irmãs Metralha”, quatro mulheres acusadas de chefiar o tráfico de drogas numa extensa área do Jacintinho, bairro da periferia de Maceió. Elas não são loiras, e nem usam roupas, bolsas ou óculos de grife, mas, segundo a polícia, como suas congêneres paulistas, estão no crime há muito tempo. São três irmãs e uma prima que fazem o varejo do tráfico de drogas e, no local onde moram, ameaçam quem ousar enfrentá-las ou denunciá-las. Não há mais dúvidas, nem para a polícia, nem para estudiosos das questões sociais, que o tráfico conta hoje com a participação ativa de mulheres. Se antes elas ficavam na retaguarda, como namoradas, esposas ou amantes, hoje elas não só ocupam o espaço deixado pelos homens, mortos ou presos, como já começam a formar suas próprias quadrilhas.

Não se teve notícia em Alagoas de cena tão inusitada como a que foi fotografada no interior do Ceará no último dia 12 de fevereiro. Um prefeito pré-candidato à reeleição aparece na zona rural emparelhado com vereadores e servidores da prefeitura, ao lado de um orelhão enfeitado com bolas de sopro, prestes a puxar a fitinha vermelha enlaçada no aparelho. Isso mesmo! Um orelhão foi inaugurado com toda a pompa. O prefeito disse que a ideia partiu da comunidade, mas não se esquivou da cerimônia. Aqui, no Estado, outras bizarrices têm acontecido, com a mesma intenção: ano eleitoral, é hora de abandonar os gabinetes e colocar a cara na rua o mais cedo possível. Cento e duas prefeituras estão em jogo e quem está no poder, mesmo não sendo candidato, tem sempre uma fileira de aliados para apoiar. Inclusive o governador. Orelhão não foi o caso, mas obra inacabada sendo entregue no estalar de fogos de artifício e no “climão” de showmício, isto já se pôde flagrar em território alagoano. A entrega da Avenida Márcio Canuto, em Maceió, é um exemplo. Na semana retrasada, a festa de inauguração encheu a pista nova de pré-candidatos da base aliada do prefeito Cícero Almeida (PP) e terminou com show de bandas populares, para a alegria do povão.
 A União dos Vereadores Alagoanos (UVEAL) está discutindo a possibilidade dos parlamentares-mirins ganharem foro privilegiado. Assim como deputados, senadores, prefeitos e governadores, os vereadores querem ser investigados pelo Tribunal de Justiça quando também cometerem crimes. Por outro lado, alguns acreditam que a medida pode nivelar as Câmaras.

Participação dos ouvintes no programa de hoje 
  • Carlos Antônio, do Paraíso, quer saber sobre os terrenos. Ele foi contemplado e soube que o prefeito ia marcar uma reunião, mas até agora nada.
  • Cícero, do Hélio III, disse que sempre foi atendido no posto do Aguinaldo e na semana passada trocaram a enfermeira, ele foi passando mal e não conseguiu ser atendido.
  • Marta, do Bela Vista, queria saber se a Iolanda está assumindo a coordenação do PETI. Ela ficou sabendo disso e quer confirmar.
  • Bruno, do Hélio Jatobá III, reclamou que muitos funcionários as SMTT quando abordam, estão sendo muito ignorantes.
  • Andréia, do bairro de Fátima, reclamou de entulho e um bueiro aberto na esquina próximo ao frigorífico Dois Corações.
  • Adriano, do Hélio III, disse que o carro de lixo não passa a mais de dois meses na rua dele. Ele mora na quadra B4.
  • Mensagem no celular sem identificação reclamou da situação do ônibus que faz o transporte escolar dos estudantes da Fazenda Furado. Só vive quebrado.
  • Mário César, da Praça do Cais, ligou na semana passada para falar sobre os bueiros da Praça do Cais que estão abertos. Disse que ainda não tomaram nenhuma providência.
  • Joana, do Edgar Palmeira, ligou para saber se já havia alguma resposta sobre a questão das Tv’s abertas.
  • Miriam, da Rua da Delegacia, quer saber se a delegacia que foi desativada vai voltar a funcionar.
  • Mensagem no celular, sem identificação, pediu que a polícia andasse mais no Hélio I, pois os bandidos estão tocando o terror na parte alta da cidade.
  • Mensagem no celular, sem identificação, gostaria de saber se será realmente construído um mercado público na parte alta da cidade.
  • Mensagem no celular, sem identificação, reclama que na favela do Coité tem tráfico de drogas. Pede para a polícia dar uma passada por lá.

GIRO DA NOTÍCIA

Nosso correspondente de Campo Alegre começou o programa dizendo que esse foi um fim de semana de muita paz aqui no município. Nenhuma ocorrência foi feita na delegacia Civil e no GPM.

A Eletrobrás mais uma vez avisou que estará realizando manutenção nas redes elétricas da cidade, ainda não se sabe qual a rua, mas fica aqui o aviso. O fornecimento de energia será suspenso das 09hs às 14hs em alguns pontos da cidade, pois a Eletrobrás estará realizando manutenção nas redes de alta tensão.

UNIDADE MÓVEL

A Unidade Móvel de hoje começou divulgando o boletim das últimas 24horas da Santa Casa. Deram entrada 12 pessoas, uma transferência foi feita para o HGE e houve 1 óbito. O repórter falou do sucesso do show de Davi Sacer sábado (24).

Na segunda participação, M.W., informou os dados da delegacia Regional, onde foram relatados 2 assaltos a postos de gasolina (Prismel e Cinema) e 1 afogamento na Usina Porto Rico.

ENTREVISTA

Hoje esteve em nossos estúdios o prefeito de Coruripe, Marx Beltrão. Ele falou de alguns projetos e realizações como o asfalto do centro da cidade, as obras de infraestrutura e urbanismo, minha casa, minha vida, instalação da Subestação Eletrobrás, Visita do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a fábrica de pescadores e Aobarco (depuradora da Associação dos Astreicultores de Barreiras). Falou sobre a educação em Coruripe e destacou o aluno Indiana Jhones que foi campeão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, sobre a implantação do IFAL em Coruripe, falou da instalação de empresas como Bradesco, Walmart, G. Barbosa e a chegada do estaleiro Eisa. E respondeu às perguntas que os ouvintes mandaram por nossos meios de contato.
A Maria de Luziápolis pediu informações sobre a recuperação da rodovia que liga a Usina Coruripe ao trevo da BR 101, conhecido popularmente como tabela.

O prefeito disse a nossa ouvinte que essa rodovia é estadual e até o momento não tem um posicionamento positivo por parte do governo do estado, mesmo tendo solicitado oficialmente a recuperação da citada estrada.

João Carlos Siqueira comentou que a cada eleição do legislativo, Simone Lima aparece como cabo-eleitoral do pai e do tio do prefeito (João e Joaquim Beltrão). Perguntou se o prefeito não acha que diante da importância da família Beltrão dentro do cenário político Alagoano, não poderiam ter um representante melhor para pedir votos nas campanhas.

Marx Beltrão falou para nosso amigo João Carlos Siqueira que não faz campanha em São Miguel dos Campos e muito menos seus familiares, disse também, que não considera a Simone Lima como cabo-eleitoral  e sim uma grande amiga de sua família.
Leonardo fez uma pergunta pelo Blog sobre quem será o próximo prefeito de Coruripe.

Prefeito Marx Beltrão explicou ao ouvinte que o candidato do seu grupo que irá sucedê-lo é seu tio, o deputado federal Joaquim Beltrão.

Uma mensagem sem identificação no celular da produção perguntou sobre como é a Defesa Civil de Coruripe.

O prefeito respondeu dizendo que hoje a Defesa Civil funciona muito bem, inclusive relatou o mesmo que ano passado Coruripe sofreu com as chuvas e a Defesa Civil fez um grande trabalho de prevenção e conscientização da população atingida.

Antônio, do Hélio Jatobá II, queria saber se Marx fosse prefeito de São Miguel, quem iria administrar a prefeitura o irmão, o prefeito ou o sobrinho?

Marx disse que desde novo é responsável pelos seus atos, disse ainda, que ouve muito sua família, mais as decisões finais em sua administração é sempre dele.
Wellington, do Hélio Jatobá II, perguntou o que o prefeito fez para organizar o trânsito de Coruripe, pois o de São Miguel está péssimo.

Beltrão disse que está a frente da prefeitura de Coruripe há mais de 07 anos e seria injusto fazer alguma comparação com a gestão do prefeito George Clemente que está administrando São Miguel a apenas 06 meses.

José Gilson perguntou como funciona a parceria do município com o time de futebol Coruripe, qual o segredo para tanto sucesso?

O prefeito disse que o Coruripe surgiu através da coragem de seu irmão, Maicon Beltrão e hoje tornou-se um dos grandes clube de Alagoas, isso acontece porque tanto a prefeitura quanto os empresários locais apoiam o time.
Paulo Victor e 2 mensagens sem identificação no celular da produção parabenizaram o prefeito pela sua administração, Educação e Assistência Social como referência no Estado e pela festa de São João organizada.

AGRADECIMENTOS

Marta – Bela Vista, toda o pessoal do mercado, Mário Pastel, Vanúzia Félix e todos que ficam ligados no Programa Tribuna Livre.

ANIVERSARIANTES DO DIA 26/03. PARABÉNS!

Erinaldo – Campo Alegre
Karlla Ferreira – Campo Alegre
Luan Gabriel – São Miguel
Rafael Campos – Delmiro Gouveia
Taty Lemos – São Miguel
Adeline Mayara – São Miguel
Maria Rita – Humberto Alves
Wellington – Marechal Deodoro

Nenhum comentário: