quinta-feira, 3 de junho de 2010

Você sabe o que é Corpus Christi?

Muita gente sabe que hoje é feriado. Motivo para comemorar e descansar. Mas será que você tem conhecimento de quando teve início o feriado de Corpus Christi? Um sacerdote e explica o que significa a data.

Segundo o Padre Alex Kawki, Corpus Christi - palavra de origem latina significa Corpo de Cristo e é uma festa do calendário da religião católica, sempre comemorado 60 dias após a páscoa.

"A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira, após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes”, explicou Padre Alex.

Ato de Fé
O Brasil é considerado o maior em números de fiéis da religião católica - uma das instituições mais antigas do mundo contemporâneo, segundo o senso do IBGE de 2000, 73,8% da população brasileira declara-se católica. A solenidade, que nasceu com a necessidade da Igreja Católica em manter viva a memória e a presença de Cristo, prepara procissões em diversas cidades no Brasil.

Em Alagoas, a procissão de Corpus Christi, será às 16h, da Catedral até a Praça dos Martírios, no Centro de Maceió. As ruas serão enfeitadas, a partir do meio-dia.

As procissões possuem um significado profundo para os fiéis e acontecem com uma caminhada acompanha de orações e cânticos em direção a Igreja, considerada pelos religiosos, como a casa de Deus.

Nenhum comentário: