A professora Teresa conta que no seu primeiro dia de aula parou em
frente aos seus alunos da 5ª série primária e, como todos os demais
professores, lhes disse que gostava de todos por igual.
No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que
na primeira fila estava sentado um garoto chamado Ricardo.
Ela, aos poucos, notava que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam sujas e cheiravam mal. Houve até momentos em que ela sentia um certo prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.
Ela, aos poucos, notava que ele não se dava bem com os colegas de classe e muitas vezes suas roupas estavam sujas e cheiravam mal. Houve até momentos em que ela sentia um certo prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.
Ao iniciar o ano letivo, era solicitado a cada professor que
lesse com atenção a ficha escolar dos alunos, para tomar conhecimento das
anotações. Ela deixou a ficha de Ricardo por último. Mas quando a leu foi
grande a sua surpresa...
Ficha do 1º ano: “Ricardo é um menino brilhante e simpático. Seus
trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é muito
agradável estar perto dele.”
Ficha do 2º ano: “Ricardo é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil.”
Ficha do 2º ano: “Ricardo é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos. A vida em seu lar deve estar sendo muito difícil.”
Ficha do 3º ano: “A morte de sua mãe foi um golpe muito duro para
Ricardo. Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e
logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providências para ajudá-lo.”
Ficha do 4º ano: “Ricardo anda muito distraído e não mostra
interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala
de aula.”
Ela se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada...
E ficou pior quando se lembrou dos lindos presentes de Natal que ela recebera
dos alunos, com papéis coloridos, exceto o de Ricardo, que estava enrolado num
papel de supermercado.
Lembrou que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos
riam ao ver que era uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume
pela metade.
Apesar das piadas ela disse que o presente era precioso e pôs a
pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão. Naquela ocasião Ricardo
ficou um pouco mais de tempo na escola do que o de costume. Relembrou, ainda,
que ele lhe disse:
- A senhora está cheirosa como minha mãe!
- A senhora está cheirosa como minha mãe!
E, naquele dia, depois que todos se foram, a professora
chorou por longo tempo... Em seguida, decidiu mudar sua maneira de
ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Ricardo.
Com o passar do tempo ela notou que o garoto só melhorava. E quanto
mais ela lhe dava carinho e atenção, mais ele se animava. Ao finalizar o ano
letivo, Ricardo saiu como o melhor da classe.
Seis anos depois, recebeu uma carta de Ricardo contando que havia
concluído o segundo grau e que ela continuava sendo a melhor professora que
tivera.
As notícias se repetiram até que um dia ela recebeu uma carta
assinada pelo Dr. Ricardo Stoddard, seu antigo aluno, mais conhecido como
Ricardo. Mas a história não terminou aqui...
Tempos depois recebeu o convite de casamento e a notificação do
falecimento do pai de Ricardo. Ela aceitou o convite e no dia do casamento
estava usando a pulseira que ganhou de Ricardo anos antes, e também o perfume.
Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por longo tempo e
Ricardo lhe disse ao ouvido: “Obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir
importante, demonstrando-me que posso fazer a diferença.”
E com os olhos banhados em lágrimas sussurrou: “Engano seu! Depois
que o conheci aprendi a lecionar e a ouvir os apelos silenciosos que ecoam na
alma do educando.
Mais do que avaliar as provas e dar notas, o importante é ensinar com amor mostrando que sempre é possível fazer a diferença...”
Mais do que avaliar as provas e dar notas, o importante é ensinar com amor mostrando que sempre é possível fazer a diferença...”
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