quarta-feira, 19 de maio de 2010

Denúncia de uso indevido de ambulância revolta miguelenses


A esperada reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada na tarde da última terça-feira, no auditório da Santa Casa, teve mais do que simples palavras e discursos. Num clima de muita insatisfação, soltou-se uma denúncia que estarreceu aos presentes, deixando a situação da saúde numa encruzilhada ainda maior.

A informação é de que a Ambulância Cidadã, doada ao município pelo Estado, numa cerimônia com muita pompa onde o próprio governador chegou guiando uma delas, está sendo usada para fins totalmente diferenciados daquele a que foi destinada - o atendimento de urgência e emergência dos cidadãos miguelenses. A ambulância estaria vinculada à SMTT, sendo deste órgão a gerência do veículo, inclusive para atendimentos. Ainda na reunião do conselho, houve a denúncia de que o veículo entregava ofícios pela cidade. Durante a exibição, os telefones do programa informavam que ela também foi vista deixando alunos num colégio particular de São Miguel.

Se isso realmente está acontecendo, é um dos maiores absurdos com o dinheiro público que já se viu. Ambulância tem que estar à disposição dos órgãos de saúde - não necessariamente estacionada num hospital, mas à sua disposição. Outro absurdo ainda maior é o seu uso para entrega de papéis da prefeitura, ou tranporte de alunos.

Edilson Pessoa, o superintendente da SMTT, defendeu o órgão afirmando que a Ambulância está a serviço da saúde de São Miguel, sendo somente abastecida e guardada por responsabilidade da superintendência. Em tempo: Edilson é um dos poucos do poder público que sempre está prontamente à disposição sempre que acionado, além de ter um histórico de probidade em todos os órgãos públicos em todos os municípios pelos quais passou.

O fato é que, se é verdadeira esta denúncia - e ela foi feita numa reunião oficial do conselho municipal de saúde - é necessário que se apure os responsáveis. Certamente, esta não foi a missão primordial ao qual foi destinado o veículo, dirigido pessoalmente pelo governador.



PIRATAS
Está ficando muito sério o caso dos mototaxistas piratas na cidade. Segunda feira última, uma passageira foi assaltada depois de pagar uma dessas motos, e perdeu seus únicos R$ 50 no assalto. Existem alguns piratas que utilizam até o colete parecido com o da SMTT.

SEM CONDIÇÕES
A dona Esmeralda, esposa de um dos camelôs que se localizavam em frente ao Unicompra, e que foram retirados de lá por conta da instalação do SENAI, reclama que seu comércio foi remanejado para uma área do mercado, sem nenhuma condição de higiene ou estrutura. Não tem energia elétrica, para quem precisa vender produtos eletrônicos. Fica difícil.

ATRASO
As obras de saneamento na parte alta da cidade seguem a todo vapor. O problema é que os operários deveriam ter recebido desde o último sábado, dia 15. A gerência da obra informou a um dos operários que os cheques de pagamento já estão prontos, restando somente a assinatura por parte de quem paga.

EDUCAÇÃO
Após o retorno, "dia-sim, dia-não" da greve dos servidores da educação, vem a rebordosa da secretaria municipal: segundo alguns funcionários da área que procuraram o programa, a prefeitura irá cortar o ponto dos 7 dias de greve. Tem servidor da educação revoltado, porque não participou do movimento, e mesmo assim vai sentir no bolso.

TRANSPAM
Informa que a carteira Vale-desconto dos usuários já está a disposição na sede da entidade, na rua da SMTT, em frente ao Shopping Cinema. O Paulo da Kombi, diretor da TRANSPAM, revela ainda que o prazo de validade da carteira provisória se encerra na próxima sexta-feira, 21 de maio.

ABRAÇO
Aos nossos ouvintes que sempre nos ajudam a fazer o programa: a Nete, a Bernadete, do Humberto Alves, a Maria de Lurdes, a Sandra, do Canto da Saudade, a Wedja, do José Calazans, à Esmeralda, do Mercado e ao Alex, mototaxista. Grande abraço a todos, e continuem sempre prestigiando o programa.

Nenhum comentário: