A emoção e a alegria tomaram conta do programa de hoje, como nos dias em que ocorrem grande acasos que mudam a vida das pessoas. Numa sexta feira que estava dentro do nosso planejamento, os fatos que sucederam na última hora mudaram todo o andamento do programa - desde já, se você, nosso amigo ouvinte, notou algum barulho fora do normal, ou muita movimentação dentro dos nossos estúdios, eles se dream justamente por conta dessa grande jornada que foi o dia de hoje. Vamos aos fatos, em linha de ordem dos acontecimentos.
A primeira grande manchete de hoje foi a intensa chuva que caiu ontem sobre praticamente todas as regiões de Alagoas, sendo registrados problemas de cidades do sertão, como Mata Grande e Canapi, até a capital, Maceió. Muita chuva e a presença dos assustadores raios, que felizmente não fizeram nenhuma vítima. Um homem foi engolido por um bueiro em São Sebastião, agreste do estado, e segue desaparecido, segundo as informações. Neste momento, enquanto atualizo esta postagem, mais chuva começa a cair na cidade de São Miguel. Portanto, estado de alerta aqueles que moram em áreas de risco. O blog está de plantão.
Tudo corria muito bem, com nosso âncora Álvaro Guimarães transmitindo as principais notícias do dia, até que a primeira participação da caravana da cidadania, com o repórter JC, no seu resumo das ocorrências policiais das últimas 24 horas, informou o desaparecimento de duas menores, uma de 13 e outra de 14 anos, na tarde de ontem, próximo ao colégio Rui Palmeira, onde estudam. Numa ocorrência que parecia normal, deu-se o grande momento do programa de hoje: os pais das garotas estiveram no programa, para pedir ajuda.
O José Claudio e a Vilma, pais de LK (14 anos), e o Romilson, pai da menina LB (13 anos) estavam desesperados por nptícias das filhas. Passaram a noite toda procurando e seguindo pistas, dadas por pessoas que supostamente as teriam visto. Após uma noite em claro e o aviso à polícia, a última alternativa foi procurar o programa. Romilson chorava sem para. Não conseguia entender como sua filha, evangélica e se comportamento pacato, teria desaparecido.
Após mais de uma hora de pedidos e apelos, o final feliz: as meninas, finalmente, foram encontradas. Estavam na casa de um primo do namorado de uma delas, e tudo não passou de um mal-entendido familiar, a não aceitação do namoro por parte da mãe. Caso resolvido, famílias novamente unidas, voltaram todos para as suas casas. O programa mais uma vez se orgulha de ter cumprido o seu papel cidadão, ajudando a devolver as garotas ao seu convívio familiar. Tribuna Livre, informação e prestação de serviço à disposição do povo!
Nesse mesmo ritmo, o nosso repórter recebeu uma denúncia de maus tratos a menor de idade, ocorrida no Conjunto Esther Soares Torres. Segundo JC, a denunciante parecia bem nervosa, o que de certa forma comprovara a veracidade da informação. Indo à residência da ocorrência, qual não foi nossa surpresa ao sabermos que se tratava da sra Maria José da Conceição, a mesma que foi atendida por nós, no quadro Mãos que ajudam, no último dia 24 de março (reveja aqui o caso). Criando seis netos e desempregada, dona Menininha, como é conhecida, negou ter batido num dos netos, apesar das marcas de unha no rosto da menina. Ela foi encaminhada ao conselho tutelar, onde assinou um termo de advertência e retornou com seus netos para a residência. Segundo o conselheiro Ivanildo Marques, a questão social de fundo deste caso não é a suposta agressão, mesmo que ela tenha acontecido, mas o destino dessas 6 crianças e adolescentes, que foram abandonadas pela mãe, caso punições sejam aplicadas em dona Menininha - uma questão de sensibilidade, muito bem levantada pelo conselheiro.
Encerrando a nossa movimentada semana, gostaríamos de agradecer a todos os que contribuíram e contribuem para que este programa cumpra sua missão social, a de ajudar e informar a população. Um grande abraço ao povo mais solidário do estado de Alagoas, que atendendo ao nosso chamado, ajudou a encontrar as duas adolescentes desaparecidas, com muitas ligações e muitas informações. Nossas felicitações ao José Caludio, a Vilma e ao Romilson, que recuperaram seus filhos e tiveram o maior susto no dia de hoje; ao Deilson, que esperou um bocado na sala de espera do programa, por conta do caso do desaparecimento das meninas, mas falou com muita clareza da mobilização que está fazendo, fazendo exames gratuitos para a população que sofre da carne crescida e catarata, duas doenças oculares; o evento correrá na escola Ana Lins, no centro, amanhã a partir da 8 da manhã.
Grande abraço a todos, um bom final de semana. Até segunda feira.




Nenhum comentário:
Postar um comentário