Os microfones do TL de hoje mais uma vez tiveram um dia bastante agitado. Tudo levava a crer, na primeira hora do programa, que teríamos um dia tranquilo, mas "felizmente", não foi o que aconteceu. Como de costume, nosso âncora Álvaro Guimarães nos deixou muito bem informados, com as notícias dos principais jornais de circulação diária do estado.
A principal notícia do dia, sem dúvida nenhuma, foi a decisão tomada no final da tarde de ontem, pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral, que reviu sua própria decisão anterior, e por 4 votos a 3 absolveu a prefeita Rosiane Santos (PMDB), matendo-a no cargo. A decisão foi tomada após a apelação dos advogados da prefeita, que perderam no primeiro julgamento, realizado em 2009, por unanimidade (7 a 0). Resta agora, ao proponente da ação, o segundo colocado nas eleições, empresário George Clemente (PSB), aguardar a decisão do recurso desta mesma ação, que se encontra em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O placar de momento, em Brasília, é de 1 a 1.
Repercutiu bastante ainda, mais um caso de violência que assusta a população, estampado nas capas da Gazeta de Alagoas e O Jornal: o bárbaro assassinato de uma jovem de 18 anos, ocorrido na noite de segunda feira, no povoado Capim, em Arapiraca. Jessica Araujo foi encontrada nua, morta com facadas e tiros, e a perícia pode confirmar nas próximas horas que ela também foi estuprada. A jovem teria saído de uma festa no povoado com um homem não identificado. Mais um alerta para as jovens que saem às festas. Uma vida, de uma bonita jovem, foi perdida brutalmente, pela violência que há tempos extrapolou os limites dos grandes centros.
Na nossa caravana da Cidadania, com o repórter JC, as principais ocorrências da segunda feira, direto da delegacia de São Miguel, além dos casos de saúde, colhidos na Santa Casa de Misericódia. Num desses casos policiais, que normalmente seriam apenas passados pelo JC para conhecimento dos nossos ouvintes, tivemos o início de um importante, proveitoso e polêmico debate. O jovem WMS, de apenas 13 anos, foi preso pela segunda vez em três dias, acusado dessa vez de arrombar um bar, no loteamento Edgar Palmeira. Ele acabara de ter sido solto, após ter pulado uma grade, entrado por um buraco na parede e assaltado uma loja de celulares no mercado público.
A partir daí, tivemos a participação do conselheiro tutelar Ivanildo Marques, do proprietário da loja, sr Luizinho, além do repórter JC e do nosso âncora, Álvaro Guimarães. Um grande momento do programa, onde debatemos alternativas para as nossas crianças e adolescentes, que entram cada vez mais novos para o mundo do crime. Será prazer em roubar e assaltar, somente? ou será uma triste junção, que envolve estrutura familiar frágil, falta de políticas públicas de apoio e prevenção e omissão dos poderes constiuídos - historicamente, diga-se de passagem? certamente, uma questão de difícil resolução, que gerou um importante questionamento pelos nossos participantes. Acertando no alvo do problema, o sr Luizinho falou a frase do dia, que fica aqui registrada para a posteridade:
"Pau que nasce torto se endireita. É só um bom marceneiro colocar uma madeira aqui, outra ali."
Por fim, no nosso apertado programa de hoje, tivemos a participação da direção e atores da Associação Teatral Arte e Fé, de São Miguel, responsáveis pela encenação da Paixão de Cristo na cidade. O espetáculo, que ocorre há mais de 13 anos, está garantido para mais esta semana santa, e irá ocorrer nos próximos dias 1 e 2 de abril - quinta e sexta feira da paixão. O diretor geral, André Vieira, afirmou que este é um dos melhores espetáculos da paixão de Cristo do Estado, e o único produzido em um só palco, gratuitamente para toda a população. Estiveram nos nossos estúdios ainda os atores Denisson Soares, que interpretará Caifás, e Apoliete Rejane, intérprete de Maria, mãe de Jesus.
Por hoje, este foi o nosso dia. Não percam o programa de amanhã, onde teremos entrevista com a superintendente do INSS em São Miguel, além do quadro Mãos que Ajudam. Imperdível. Grande abraço aqueles que nos ligaram e mandaram suas mensagens no dia de hoje: A Elisete, do Canto da Saudade; à Cícera, que tentou opinar sobre a questão do menor, mas por conta do nosso tempo, não foi possível; ao nosso parceiro, conselheiro Ivanildo Marques; e a todos que nos ligaram para homenagear seus parentes nos aniversariantes do dia. A postagem está logo acima.
Grande abraço a todos, e até amanhã!
*créditos da fotos: JC São Miguel Web e O Jornal, edição online





Nenhum comentário:
Postar um comentário