sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Dia do Patrimônio Histórico


Notícias do dia
Motorista bêbado mata quatro da mesma família

Quatro pessoas da mesma família, sendo duas crianças, morreram em um acidente de trânsito, ontem à noite, na BR-316, na “ladeira do Lindoya”, em Satuba. Um ônibus, que seguia no sentido Maceió - Campo Alegre, invadiu a contramão e atingiu dois veículos de passeio. O motorista do ônibus, que estava embriagado, tentou fugir, mas foi interceptado por policiais do Batalhão Ambiental, e encaminhado à Central de Polícia, em Maceió. As vítimas fatais estavam no veículo Idea, de cor prata e placa NMN-3256, de Maribondo. Uma quinta pessoa também estava no veículo e foi socorrida ao Hospital Geral do Estado. O acidente deixou o trânsito bastante congestionado durante várias horas.
Prefeito entrega cargo e denuncia irregularidades

Diante de inúmeras suspeitas de irregularidade, o prefeito interino do município da Barra de São Miguel, George Raposo Maia Neto (PRB), renunciou ontem. Ele, eleito vice-prefeito em 2008, foi empossado como titular na última quinta-feira, dia 9, para substituir Reginaldo Andrade (PTB), afastado do cargo pela Justiça na véspera, acusado de improbidade administrativa. Lelo Maia, como é conhecido, lamenta a própria decisão e sugere que só uma intervenção do Estado poderá salvar o balneário turístico. Ele calcula que o rombo nas contas municipais se aproxima de R$ 2,5 milhões. Após uma semana de gestão, Lelo Maia não viu outra saída. Ele exonerou todos os secretários que havia nomeado e, ontem pela manhã, com documentos suspeitos de fraudes e uma carta onde detalha a inviabilidade financeira da Barra, percorreu instituições como o Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para comunicar a renúncia e cobrar providências.
Jornal Nacional mostra contrastes na Educação

Atraída até Alagoas pelo fato de o ensino público do Estado ter registrado o pior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do País em 2011, a equipe de jornalistas do quadro  JN no Ar, do Jornal Nacional, esteve ontem em Alagoas e apresentou a todo o Brasil o esforço e as dificuldades de estudantes, pais e educadores das escolas que obtiveram o pior e o melhor desempenho nos quatro últimos anos do Ensino  Fundamental. Durante a exibição da matéria elaborada com o apoio da TV Gazeta, na edição de ontem do JN, a jornalista Cláudia Bomtempo destacou os contrastes entre a falta de estímulo e a vontade de aprender dos alunos. Além disso, exaltou o exemplo da boa ação, vocação e profissionalismo dos professores. O primeiro município a ser visitado pela equipe foi Murici, onde foi registrada a realidade da Escola Estadual Artur Lopes Ferreira, detentora do mais baixo Ideb dos últimos anos do Ensino Fundamental da rede estadual, que ainda avançou dos 3,1 registrados em 2007, para 3,2 em 2009. Mas que “amarga o resultado de 1,3” no ano passado, como relatou a jornalista. Na Prova Brasil, a nota de Português foi três, numa escala até nove, e se repetiu em Matemática, na escala até 12.
Legistas paralisam as atividades

Os médicos legistas suspenderam todo o serviço de necropsia e exames de corpo de delito em Maceió e Arapiraca, ontem, protestando contra o não cumprimento de um acordo firmado com o governo, em junho passado. Pela manhã, nenhum dos profissionais foi ao Hospital Sanatório, onde realizam exames de corpo de delito, e nem à tarde foram ao Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), no bairro do Trapiche, onde são feitas necropsias. De Brasília, onde estava ontem, o presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL), Wellington Galvão, disse, no fim da manhã, que “os legistas não estão indo mais” aos locais onde o governo improvisou os serviços de perícia legal. Ao confirmar a greve, o dirigente da categoria médica revelou que, além de cruzarem os braços até uma solução, cerca de 10 deles entrarão com pedido de aposentadoria. Mais uma crise atinge o setor de Perícia Oficial de Alagoas, com a suspensão dos serviços realizados pelos médicos legistas. No mesmo dia em que toma posse o novo diretor do órgão, odontolegista João Alfredo Tenório Lins, os médicos cruzam os braços em mais um protesto. O odontolegista assume em substituição ao coronel da reserva da Polícia Militar, Roberto Liberato, que entregou o cargo. Depois da posse, ontem, João Alfredo se reuniu com o secretário de Defesa Social, Dário Cesar Cavalcante, encontro que teve ainda a participação do diretor do Instituto Médico Legal de Maceió, Luiz Mansur.
Greve da PF atrasa voos e gera tumulto

Uma fila gigantesca se formou, na tarde de ontem, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Eram passageiros que aguardavam o check-in. Apenas um policial federal foi mobilizado para a revista de bagagens. A operação padrão foi a estratégia que os servidores encontraram para protestar pela reestruturação da carreira e melhoria de gestão. No aeroporto, policiais também conscientizam a população sobre o trabalho da Polícia Federal, distribuindo panfletos. Enquanto isso, os passageiros se revoltaram e reclamaram da grande fila para a sala de embarque, o que acabou provocando atraso de voos.
Campanha de vacinação tem início neste sábado

Começa amanhã a Campanha Nacional de Multivacinação, destinada a crianças menores de cinco anos, que busca aumentar a cobertura vacinal nos municípios alagoanos. A vacinação se estende até do dia 24 deste mês e uma das metas é avaliar e atualizar o cartão de imunização dos menores. “A finalidade é garantir o resultado positivo dessa ação, que é a atualização de cadastro vacinal”, explicou a gerente estadual do Programa de Imunizações, Denise Castro, enfatizando a importância do comprometimento dos pais e dos profissionais envolvidos. A gerente estadual informou ainda que a operacionalização da campanha vai contar com profissionais de triagem, vacinação e registro. 
Participação dos ouvintes
TELEFONE
  • José da Silva – José Torres Filho – Reclamou do som alto de carro de candidato depois das 23 horas. Eles estão sem limites de altura do som. 

  • Maria de oliveira – Hélio I – Reclamou que teve uma gincana no Colégio Mário Soares Palmeira, 2 meses atrás e prometeram que quem ganhasse a gincana seria premiado com uma. A turma dela ganhou e até agora nada. 

  • Não identificado – Terreno – Falou que estão colocando chumbinho para matar gatos na região do terreno. Já apareceram 5 gatos mortos. 

BLOG
  • Alvinho – Acha que quem deve escolher a Garota Terrenense são os populares e as fundadoras das terrenetes Helba, Lico, Carminha e Maddlayne. Mas, acho importante abrir espaço para debates.

  • Félix – Fez um apelo para que a Petrobrás fiscalize a empresa proem de Alagoas. A empresa atrasa o pagamento do plano de saúde todos os meses e os mesmos passam por constrangimento quando precisam usá-lo. 

  • Diretoria Terrenense – Informa a todos que infelizmente por conta do pequeno número de participantes e outros eventos políticos que irão acontecer no bairro, o concurso Garota Terrenense será adiado e a nova data será divulgada em breve.

MSG
  • Ivanilto – Parabenizou a Guarda Municipal pelas rondas nos loteamentos Hélio I, II e III. Gostaria que fosse sempre assim.

ENTREVISTA TRIBUNA LIVRE

Hoje estiveram em nossos Estúdios o Capitão Galvão da Assessoria de Comunicação da Polícia Militar e a Secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Betinha de Paula que vieram nos informar sobre o Projeto “Vem ver a banda tocar”. O projeto já existe a mais de 10 anos aos domingos na praia da Ponta Verde das 10:30 às 12:30 e é um sucesso de público e estarão lançando em São Miguel dos Campos, neste sábado, o mesmo projeto porém se apresentando em várias cidades. A apresentação será amanhã na Praça da Matriz, à partir das 17:00 horas.
 


UTILIDADE PÚBLICA
Célia mora no terreno e é cozinheira. Quem tiver precisando entrar em contato com ela no telefone 9376-8438.
ESPORTE (Heleno Alves)
Boxe
Agora e tarde!
Árbitro principal da final olímpica dos pesos-médios entre o brasileiro Esquiva Falcão e o japonês Ryota Murata, o polonês Mariusz Gorny reconheceu participação direta na derrota do pugilista capixaba. Após a luta, o juiz admitiu ao oficial Jones Kennedy, primeiro brasileiro a arbitrar no boxe em Olimpíadas, que a punição por excesso de contato físico definiu o resultado do combate (ouro para Murata, prata para Esquiva). Gorny achava que o atleta do Brasil não seria tão prejudicado pela penalidade. No entanto, o japonês ganhou dois pontos, venceu a luta por uma diferença de apenas um (14 a 13) e ficou com o título em Londres.

Futebol
Deputado ¨dono¨ do Vasco

Romário venceu um round da antiga briga nos tribunais com o Vasco, que, no entanto, está longe do fim. Na última quarta-feira, a Justiça Trabalhista concedeu ao ex-jogador a penhora, em caso de uma possível negociação futura, de 5% dos direitos econômicos de quatro atletas cruz-maltinos: Dedé, Fellipe Bastos, Eder Luís e Nilton. Além disso, outras cotas do patrocinador master do clube também devem ser suspensas para pagamento ao deputado federal, que cobra uma dívida, com valores corrigidos, de cerca de R$ 58 milhões. O Vasco vai recorrer.

Polemica
O chileno Valdivia teve boa atuação no jogo contra o flamengo, mas chamou mais a atenção depois do apito final. Na saída de campo, parou para dar entrevista e vestiu uma camisa do Rubro-Negro, que havia trocado com um jogador adversário. Questionado sobre o interesse do clube carioca em contratá-lo, afirmou que um contato foi feito.

Timão não poupa nem os mortos
O Corinthians quer seu torcedor ligado ao clube mesmo após a morrer. A diretoria do clube negocia com uma empresa a construção de um cemitério exclusivo à torcida alvinegra. O local ainda não foi definido pelos dirigentes, mas o estudo tem como alvo a região do ABC paulista.

Campeonato Brasileiro Serie A
Jogos de ontem

Vasco 2x2 Coritiba
Corinthians 1x0 Internacional
Figueirense 1x3 Santos

Jogos da 18ª Rodada
Sábado

Fluminense x Sport
Náutico x Bahia
São Paulo x Ponte Preta

Domingo
Santos x Corinthians
Grêmio x Figueirense
Atlético-MG x Botafogo
Coritiba x Cruzeiro
Flamengo x Vasco
Portuguesa x Internacional
Atlético-GO x Palmeiras

Clubes Alagoanos
O técnico Roberto Fonseca encerrou na manhã desta quinta-feira os treinamentos do CRB para o duelo de hoje, às 21h, contra o Guarani, no Estádio Brinco de Ouro. O Galo tem 21 pontos na tabela e espera conquistar a primeira vitória fora de casa.

ASA
O ASA vai completar neste sábado (18), contra o Paraná, a partida de número 50 na temporada. O confronto acontece no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, às 21h. Em casa são 16 vitórias, cinco empates e três derrotas. Já nos jogos distantes de Arapiraca, o alvinegro venceu cinco vezes, empatou sete e perdeu 13.
CSA
À tarde desta quinta-feira (16) estava programada para treinos no Mutange. Porém, os trabalhos não aconteceram. O motivo foi por uma reunião entre os jogadores e comissão técnica sobre salários atrasados. Só que não houve mais tempo para treinar.
Esporte Amador

Campeonato Miguelense de Futsal 2012
Abertura dia 17/08 as 19:00h.
Inscrições dos atletas ate o dia 17/08, das 08:00h às 14:00h na Secretaria de Esportes.

Campeonato Alagoano de Futebol Feminino.
Amanhã (18/08) às 15:00h em Maceió.
Coiteense x 08 de março

Madllayne disse que so deveriam disputar o concurso de ¨Musa do Terrenense¨ as garotas do bairro, pois essas sim, amam o time e a comunidade.

AGRADECIMENTOS

Irmã Neném, Vivian Lauany, marcos Vinicius, Maiara, Willams Santos, Jade, Quitéria, Sheila Lima, Manoel – Coité, Rafaela, Gabriela, vanessa, jalles, galera do comando Vermelho, Antônio – Morro da cocada, Terrenetes, Helba, camila, Mayra, Carminha, Madllayne, Gleycia, Mirian, Nailza, Galera do Sopa Lanches, Bruna, Aline e todos que ficam ligados no Programa Tribuna Livre.
                                                         
ANIVERSARIANTES

Luciene – Coité
Paula Maria Medeiros – Recife
Gracinha Araújo – São Miguel
Eulalia Rocha – São Miguel
Anne Caroline – Maceió
Jordana Damásia – Campo Alegre
Marcos Antônio – Campo Alegre
Almir Fortunato – Campo Alegre
Deda – Bar do Deda
Juliente

Nenhum comentário: