sexta-feira, 6 de julho de 2012

Notícias do dia 05/07

Notícias do dia


Casos de dengue crescem 140% em Alagoas

Mesmo com as medidas de combate adotadas pelas autoridades de saúde, a dengue continua avançando em Alagoas. Segundo o último boletim informativo que atualiza os números da doença, até o último dia 2, foram notificados em Alagoas exatamente 18.415 casos suspeitos de dengue, dos quais 8.715 já estão confirmados. Nesse mesmo período no ano passado, os 102 municípios alagoanos notificaram 7.751. Os números mostram que nos seis primeiros meses de 2012 houve um crescimento de quase 140% nos números de casos suspeitos de dengue.Os dados também trazem a constatação do aumento do número de mortes causado pela doença. Até a última segunda-feira, já haviam sido notificados 23 mortes causadas pela dengue. Desses, até agora, apenas três tiveram a comprovação, por meio de exames. Os demais casos ainda estão sendo investigados e os números de mortes confirmadas por dengue deve crescer. No ano passado, nesse mesmo período, foram registrados 12 óbitos, dos quais 10 foram confirmados. Os novos dados apontam um aumento de 91% no números de mortes, no primeiro semestre de 2102, comparados os dados do mesmo período do ano passado.
Professores da Ufal seguem em greve

Uma nova assembleia deliberativa reuniu docentes  da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), na manhã de ontem. Em greve desde o dia 17 de maio, os professores ainda aguardam negociação entre professores e governo. A paralisação é nacional, assim como a pauta de reivindicações apresentada. No entanto, durante a reunião, foram feitas novas solicitações, por causa da realidade vivida pelos profissionais alagoanos. Algumas delas permanecerão, como o reajuste salarial, a atualização do plano de carreiras e a implantação de uma política nacional de qualificação dos docentes. “A qualificação tem que ser fornecida pelas próprias universidades, que disponibilizariam esses aperfeiçoamentos sem que os professores precisassem sair procurando os cursos”, afirmou Antônio Passos, presidente da Associação dos Docentes da Ufal (Adufal). Na pauta local estão também a conclusão das obras iniciadas no interior do Estado. Segundo a Adufal, diversas instalações permanecem sem conclusão, interferindo no desenvolvimento das atividades pedagógicas. “Em Arapiraca, por exemplo, as dependências destinadas aos alunos  de Educação Física não foram terminadas pela construtora”, explicou Antônio Passos.
Comissão mista aprova parecer da MP da Seca

A Comissão mista do Congresso responsável por discutir a Medida Provisória da Seca (MP 562/2012) aprovou, na noite de ontem, parecer do líder do PT no Senado e relator da matéria, Walter Pinheiro (BA). A principal mudança de Pinheiro, que apresentou seu relatório à tarde, foi propor uma renegociação de dívidas de produtores agrícolas com saldo atual de até R$ 200 mil, assegurando-lhes direito à suspensão imediata da cobrança. O pagamento desse saldo devedor pode ser feito em até dez anos. A proposta foi aprovada por unanimidade dos deputados e senadores da comissão e agora segue para o plenário da Câmara para apreciação. Para terdireito às condições favoráveis de renegociação, o agricultor precisa aderir ao programa de repactuação de dívidas até dezembro de 2012. Ele tem de ir ao banco para formalizar o fim da execução. Por meio do programa, a intenção é centralizar débitos que estavam dispersos em várias instituições numa única dívida. Pela proposta, somente podem aderir os produtores que tiverem contratos firmados até 30 de dezembro de 2006, no valor original de até R$ 100 mil, e que ainda estavam inadimplentes até 30 de junho deste ano. Estimativas do Ministério da Fazenda indicam que a proposta pode beneficiarcerca de 500 mil produtores. 

Registro de candidaturas termina hoje e preocupa a Justiça Eleitoral

Os candidatos a prefeito e vereador nas próximas eleições só têm até hoje para efetuar o registro das candidaturas na Justiça Eleitoral. O procedimento promete ser caótico tanto na capital como no interior, já que os servidores federais iniciaram ontem uma paralisação de 48 horas, realizando apenas atendimentos essenciais – o que, segundo a categoria, não contempla o registro de candidaturas. Em Maceió, o registro dos candidatos deve ser feito no Fórum Eleitoral, na Gruta. Ontem, servidores da Justiça Eleitoral colocaram faixas no prédio e fizeram uma pequena manifestação no local. O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE), Marcondes Grace Silva, retornou de Brasília ontem, onde representou o presidente do órgão, desembargador Orlando Manso, numa reunião com a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. O encontro serviu para discutir providências em relação à greve dos servidores, que deve afetar o calendário eleitoral. O diretor jurídico do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal e MPU em Alagoas, Paulo Falcão, informou que a mobilização hoje em frente ao Fórum Eleitoral está mantida e deve permanecer até o horário de encerramento do expediente no órgão, para evitar o registro de candidaturas.
TJ deve divulgar salário na internet até amanhã

Um dia depois da decisão unânime do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que obrigou os tribunais do País a publicar detalhes sobre remuneração de magistrados e servidores do Poder Judiciário, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Sebastião Costa Filho, determinou ontem a formação da comissão para dar cumprimento à determinação do colegiado, em regulamentação da Lei de Acesso à Informação. Costa Filho adiantou ainda que o TJ de Alagoas já teria se preparado previamente para dar transparência aos salários de seus servidores, conforme já fez o Supremo Tribunal Federal (STF) em maio. Por isso, os dados sobre as remunerações de juízes, desembargadores e servidores do Judiciário alagoano deverão ser publicados no site oficial do TJ entre hoje e amanhã, antes do prazo estabelecido, que é até o dia 20. “A desembargadora Nelma Padilha está presidindo a comissão exigida pelo CNJ. Mas eu já havia determinado ao nosso setor competente que providenciasse a divulgação, no site, dos salários de todos os funcionários de nossa folha, inclusive dos desembargadores. A publicação será mensal, de acordo com a lei. O pessoal já está preparando as informações, que deverão estar sendo publicadas até amanhã [hoje] ou depois [sexta-feira]”, disse o presidente do TJ à Gazeta, por telefone, na noite de ontem.
Participação dos ouvintes
TELEFONE

  • Maciel Pedro – Reclama de um poste sem luz próximo à padaria José Luiz na quadra Y2, vizinho à casa n°61.

  • Cícero – Hélio III , Quadra E– Reclama que a prefeitura fez limpeza do mato e deixou nas laterais da Rua já faz dois meses. Começaram a limpar novamente e estão fazendo a mesma coisa.

  • Moacir – José Calazans – Reclama dos buracos da ladeira do José Calazans.

  • Deyse – Hélio I – Parabenizou os corinthianos pela vitória de ontem. Até que enfim desencalharam. Ela é são paulina e torceu pelo Corinthians. Antes o Corinthians do que os argentinos.

  • Arleane – Bairro de Fátima – Reclama de uma árvore que todo ano é podada, mas esse ano ainda não foi. Ela causa interferência nas redes de internet. Pede para a prefeitura resolver. Essa árvore fica atrás do Ferreirão, em frente ao Igor salão, em direção à praça da Bíblia.

  • Antônio – Wellington Torres – Perguntou para os mototaxistas por que não rodam às 5:00 da manhã e após às 21 horas. São horários em que a população mais precisa.

  • Roberto - Edgar Palmeira – Perguntou sobre a questão de dois mototaxistas que respondem processos
  • Paulo – Hélio – Quer saber sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida, quando vão começar à chamar?

  • Paulo Ricardo – Hélio II – Quer informações sobre os terrenos. Ele é cadastrado e quer saber como vai ficar.

  • Márcia – Humberto Alves – Reclamou de um terreno Baldio na Rua Antônio Gonçalves Pereira, próximo à oficina do veio. O terreno está fechado com muito entulho e uma caixa d’água destampada. Muito perigoso por conta dessa proliferação do mosquito da dengue.

  • Fátima – Humberto Alves – Reclamou que na última Rua do Terreno (Rua Projetada) não está passando o caminhão de lixo nem o carro fumacê.
MSG

  • Altemir – Coité de baixo – Disse que tem um cano quebrado na Rua da Priquita há mais de 5 dias. Pede providência do SAAE.

  • Claudeana – Hélio III – Reclamou que a máquina passou na principal e ficou um grande lamaceiro. Estão tendo dificuldades para sair de casa.

  • Vanessa – Ela é mãe de uma aluna do Colégio Desembargador e disse que por causa de alunos baderneiros as aulas seriam suspensas na próxima semana.
A Secretaria de Educação nos informaram que a mensagem não procede.

BLOG

  • Amigo – Parabeniza o amigo Pinho que foi ganhador do Segundo prêmio do Alagoas da sorte desse domingo. Pediu para mandar um alô para ele e diz para avisar que os amigos querem que pague uma gelada.

UTILIDADE PÚBLICA

José Wellington de Souza perdeu a habilitação. Quem encontrar favor entregar nas dependências da rádio.

ANTÔNIO HONORATO

À pedidos, mais um final de semana de festas no Palhoção do Antônio Honorato.

SEXTA – Nosso Xote
                  DJ Jacaré
                  Trio de Forró      

SÁBADO – FOGO DA PAIXÃO (Campo Alegre)
                     DJ ALEX MIX (Maceió)
                     Trio de Forró

UNIDADE MÓVEL (Marcell Wagner)

 A unidade móvel desta quinta-feira (05) começou sua primeira participação ao vivo do Centro da cidade de São Miguel dos Campos com o repórter Marcell Wagner. Neste primeiro momento foi divulgada a previsão do tempo na cidade e região. O repórter Marcell Wagner trouxe os números do boletim informativo da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, numero de atendimentos 216, internamentos 79, nenhuma transferência para o HGE em Maceió e foi registrado um óbito por questões clinicas nas ultimas 24h.

M.W comunicou que os diretores da Associação dos Mototaxista Autônomos de São Miguel dos Campos (AMAS) se reuniram ontem com o secretario da SMTT José Honório para pedir providencias sobre os crimes praticados pelos mototaxista piratas em nosso município.

O repórter Marcell Wagner informou também que o SAEE começou os trabalhos na quadra B, do Bairro Bela Vista II, onde existia um buraco que estava tirando o sono e o sossego dos moradores.

Na segunda participação da unidade móvel o repórter Marcell Wagner fez um levantamento dos números das ultimas 24h na delegacia Regional de São Miguel dos Campos, onde foi apenas registrado o caso da W.S na manhã de ontem.

O repórter Marcell Wagner encerrou sua participação por hoje divulgando que o delegado Dr. Nilson da Costa de Alcântara de Oliveira deve assumir nos próximos dias o comando da 6°DRP de SM. A mudança foi publicada no diário oficial (D.O), ontem (04), ele vai assumir a titularidade das delegacias de Roteiro, São Miguel dos Campos, alem da Regional.

Dr. Nilson Alcântara vai assumir o lugar do atual delegado Dr. Ailton Cavalcante, que retorna a titularidade da delegacia de Boca da Mata.

ESPORTE (com Heleno Alves)
Volei
A Seleção masculina de vôlei manteve a irregularidade da primeira fase da Liga Mundial na abertura da etapa final da competição. Nesta quarta, os comandados de Bernardinho erraram muito e foram atropelados para a equilibrada seleção de Cuba por 3 sets a 0. A seleção cubana dominou completamente a primeira parcial. Aproveitando-se dos seguidos erros brasileiros, principalmente no saque, os cubanos mandaram no placar desde o início do set, estando à frente nas duas paradas técnicas. Comandada pelo jovem Leon, de apenas 18 anos, os cubanos não tiveram trabalho para chegar á vitória.

Homenagem
Aos 41 anos e aposentada oficialmente das quadras, Fernanda Venturini virou boneca. A ex-levantadora recebeu a homenagem na terça-feira, com o lançamento de sua Barbie. A boneca será doada ao Instituto Compartilhar, idealizado por Bernardinho, marido de Fernanda e técnico da seleção masculina de vôlei.

Tenis
Final antecipada
O suíço Roger Federer segue firme na briga pelo heptacampeonato do torneio de Wimbledon, título que o devolveria a liderança do ranking mundial da ATP. Nesta quarta, o atual número três do mundo atropelou o russo Mikhail Youzhny. Federer encara agora o sérvio Novak Djokovic, que nesta quarta venceu o alemão Florian Mayer. O duelo, programado para esta sexta, vale vaga na final do Grand Slam londrino.

Há 30 anos, última seleção que deu espetáculo fazia o Brasil chorar.
Um espetáculo com um final trágico. A trama desta história poderia facilmente se encaixar em qualquer peça teatral. O tema em questão gira em torno da Seleção Brasileira de 1982, apontada como uma das equipes mais emblemáticas de toda a história. Há 30 anos, o time que encantou até mesmo os seus adversários era derrotado por 3 a 2 pela Itália, no estádio do Sarriá, em Barcelona, e deixava milhões de brasileiros órfãos de um time que representasse o seu País à altura.

Libertadores 2012
Vai, Corinthians! Vai para as ruas, vai para o abraço do torcedor que te ama, vai para o pódio, vai levantar a taça que você tanto sonhou... Vai atravessar o mundo. Vai para o Japão!
A América passou a ter um novo dono neste dia 4 de julho de 2012. Com dois gols marcados por Emerson Sheik, o Corinthians se livrou da sina de nunca ter conquistado o título da Libertadores e derrotou o Boca Juniors por 2 a 0, no Pacaembu. Com o triunfo desta quarta-feira, o Timão ainda mostra que superou de forma definitiva o trauma de ter caído para a Série B em 2007 e consolida a sua hegemonia no País sob o comando do técnico Tite.

Boca Juniors
Adiós Hermanos
A derrota diante do Corinthians na final da Copa Libertadores foi o último jogo de Juan Román Riquelme com a camisa do Boca Juniors. O meia declarou amor ao clube, do qual é um dos principais ídolos da história, mas anunciou sua despedida logo depois deixar o vestiário do Pacaembu, já na madrugada desta quinta-feira. “Fui sincero com meus companheiros, com a comissão técnica e com os dirigentes. Eu sou torcedor desse clube, amo esse clube e não posso jogar pela metade. Sou bostero e vou morrer bostero. Gosto muito de todos os torcedores do Boca Juniors”, declarou o jogador.
Copa do Brasil
Hoje ás 21:50h – Arena Barueri

Bastidores
Os bastidores do Palmeiras esquentaram nesta quarta-feira, em função de uma confusão envolvendo o presidente do clube, Arnaldo Tirone, e o conselheiro da oposição Gilto Avalone, que alega ter sido agredido pelo mandatário. “Ele tentou me agredir e chegou a me dar um pontapé”, afirmou Avalone, em contato por telefone, sem entrar em detalhes sobre o assunto. O diretor jurídico do clube, Piraci Oliveira, que faz parte da base política do atual presidente, confirmou o atrito por meio de seu perfil no Twitter.

Clubes Alagoanos
ASA
Pelo fato de que sua equipe vai para o chamado jogo de “seis pontos” – e fora de casa -, além do que está com desfalque na zaga e no ataque, o treinador Heriberto da Cunha decidiu que pelo menos até o último treino em Arapiraca (AL) não se posicionará sobre a provável escalação do ASA para o jogo contra o Avaí, às 21h de sexta-feira, no Estádio Ressacada, em Florianópolis. O ASA ocupa a 12ª colocação, com 10 pontos, enquanto que o Avaí é o 10º, com um ponto a mais.

CRB
Sob forte chuva, o CRB treinou na tarde desta quarta-feira (4) no CT da Pajuçara. Os atletas correram ao redor do campo e depois o técnico Roberto Fonseca aplicou uma movimentação tática. A baixa do treinamento foi o zagueiro Ednei. O atleta sentiu o adutor da coxa direita e está vetado para o duelo deste sábado, ás 16h20, no Estádio Rei Pelé contra o América-RN.

Feita uma pesquisa nos 10 jogos da 9ª rodada da Série B e o CRB cobra o ingresso mais barato do Brasil. Confira cada jogo e os valores.

AGRADECIMENTOS

Niltinho, Luzinete, Nilda, Nadja, Dona Marli, Dona Cícera, Maria Eduarda, Nete, Gil, Pedro Henrique e todos que ficam ligados no Programa Tribuna Livre.

ANIVERSARIANTES

Thácia Simone – Maceió
Sheilla Lima – São Miguel dos Campos
Alexsandra Maria – Campo Alegre
Anthonny Raphael – São Miguel dos Campos
Josiane Bernardo – Campo Alegre
Estefane Eliane – Campo Alegre
Talvanes Tavares – Campo Alegre
Maria Karolany – Hélio I
Aluísio Alves - Jequiá

Nenhum comentário: