quarta-feira, 11 de julho de 2012

Dia da População

Notícias do dia 

Sistema não divulga candidatos em Alagoas

Mais da metade dos municípios alagoanos ainda não podiam conhecer as informações oficiais detalhadas sobre seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, até as 21h de ontem. Os dados relativos às chapas inscritas em 67 dos 102 municípios alagoanos, registrados na Justiça Eleitoral desde a última quinta-feira (30), ainda não apareciam no sistema oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o “DivulgaCand 2012”. A ausência de divulgação de dados pessoais de candidatos e detalhes sobre seu patrimônio, previsão de gastos com a campanha, plano de governo e certidões negativas do Judiciário também atingiu Maceió, que ao lado de Florianópolis (SC) eram as únicas capitais a não ter os registros de nenhuma das candidaturas expostos no site do TSE. Além de Belém (PA), que ainda não tinha os dados sobre os candidatos a prefeito e vice exibidos, somente sendo mostrados detalhes sobre os postulantes ao Legislativo da capital do Pará. Se comparado ao volume de dados sobre candidaturas de municípios de outros Estados do Brasil que já foram expostos no DivulgaCand, a diferença das informações sobre Alagoas era grande. Todos os 75 municípios de Sergipe, por exemplo, já expõem detalhes de seus candidatos. No fim da tarde de ontem, a Gazeta conversou com alguns dos responsáveis pelo processamento das informações em três esferas da Justiça Eleitoral. E a conclusão de todos eles foi de que não há problema no trabalho de registro das informações nem no sistema.
Protesto exige estaleiro em AL

Aos metalúrgicos de Alagoas, só restou o grito. Ontem, durante todo o dia, eles se concentraram em frente ao Ibama, na Avenida Fernandes Lima, no bairro da Gruta, para protestar contra a negativa do órgão, que barrou a instalação do Estaleiro Eisa no local escolhido pelo grupo empresarial  Sinergy, na cidade de Coruripe. O ato foi organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Alagoas (Sindmetal) e contou com o apoio de outras categorias, além de políticos que passaram pelo local para apoiar a manifestação. Presidente do Sindmetal, José Jobson Ferreira afirmou que o objetivo é reverter em Brasília a decisão do Ibama e manter no mesmo local a construção do estaleiro. “Este ato representa um grito de socorro dos trabalhadores para toda a bancada federal de Alagoas. Queremos que os deputados e senadores pressionem o Ministério do Meio Ambiente para que o Ibama licencie o estaleiro. A gente repudia esta sabotagem a Alagoas”, reagiu o sindicalista, enquanto era cumprimentado por integrantes do Sindicato dos Agentes de Saúde de Maceió e do Sindicato dos Rodoviários de Alagoas.
 
ANS suspende vendas de 268 planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) proibiu a comercialização de 268 planos de saúde, administrados por 37 operadoras. A medida foi tomada porque as empresas não conseguiram cumprir os prazos máximos de marcação de consultas e exames (confira tabela). Cerca de 3,5 milhões de pessoas são beneficiárias desses planos e não serão afetadas – as empresas vão manter o atendimento. Em Maceió, foram atingidas pela medida a Unimed e a Excelsior. “A ANS está proibindo que esses planos sejam vendidos enquanto a operadora não prestar atendimento adequado àqueles que já os possuem. Não prejudica o beneficiário, pelo contrário, protege essas pessoas. A operadora impedida de vender os planos para novos consumidores organizará sua rede de atendimento e suporte de diagnóstico”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Os planos são avaliados a cada três meses, de acordo com o cumprimento dos prazos de atendimento. Essa avaliação é feita a partir das queixas dos consumidores. A agência recebeu 1,9 mil no primeiro monitoramento e 4,6 mil no segundo. De acordo com o diretor-presidente, Mauricio Ceschin, houve atenção maior aos planos que pioraram o seu atendimento. “São empresas que tiveram práticas reiteradas de negativa de atendimento dentro dos prazos estabelecidos”, afirmou.
Ayslan afirma ter sido torturado

Torcedor do América de Natal, o desempregado Al Unser Ayslan Silva do Nascimento, 21 anos, informou a seu advogado, Hugo Trauzola, na manhã de ontem, que confessou ter atirado e matado o regatiano Jônatas Daniel dos Santos, 24 anos, depois de ter sido torturado. A tortura teria ocorrido na tarde de domingo, um dia após o crime, na Delegacia de Homicídios, no Centro de Maceió. De acordo com o advogado, em nenhum momento enquanto ele acompanhou o depoimento, Ayslan teria confessado o crime. “Ele negou a todo o momento. Foi esse o depoimento que eu assinei, mas, mesmo diante de meu pedido, atropelaram minha prerrogativa e não me entregaram uma cópia”, contou Hugo. Ainda segundo a defesa, ao visitá-lo na Casa de Detenção, o jovem apresentava claros sinais de espancamento.  “O Ayslan contou que foi torturado na delegacia com sacos plásticos colocados em sua cabeça, com um método que não deixa vestígios. Em seguida, quando chegou à Casa de Detenção, também apanhou de agentes penitenciários. Tenho foto de tudo isso que comprovam as agressões”, revelou Hugo. Ontem, no início da tarde, ele se reuniu com o juiz da 16ª Vara, José Braga Neto, e apresentou as provas que teria colhido. “A família dele (Ayslan) está querendo respostas da Justiça”, completou o advogado. Ele revelou, ainda, que encaminhou detalhes do caso para a Procuradoria Geral de Justiça, à Corregedoria Geral de Justiça, ao Ministério da Justiça e também ao Conselho Nacional de Justiça. A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas também foi comunicada dos fatos.
Senado vota hoje a cassação de Demóstenes

Considerado até março pelos colegas como um dos principais quadros do Congresso Nacional e que chegou a cogitar se lançar candidato a presidente da República em 2014, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) deverá entrar para a história dos 186 anos do Senado como o segundo parlamentar a ter o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar, na votação secreta marcada para hoje. Colegas de Senado calculam que Demóstenes terá o mesmo destino do inexpressivo senador Luiz Estevão (PMDB-DF), que, há 12 anos, deixou a Casa por mentir aos colegas sobre o seu envolvimento no desvio de verbas federais na construção do Fórum do Trabalhista de São Paulo. Demóstenes deverá voltar ao cargo de procurador de Justiça de Goiás, do qual se licenciou em 2001 para se eleger a primeira vez senador. No retorno, está na iminência de ser investigado pelos colegas de Ministério Público, suspeitas que podem levá-lo a perder o direito à aposentadoria vitalícia, se for condenado. O senador goiano tenta provar que, assim como Estevão, não mentiu aos pares a respeito de seu envolvimento com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Àquela altura, a Polícia Federal descobriu que os dois tinham trocado 300 telefonemas.
Candidatura de Nivaldo Jatobá deve ser impugnada

O candidato à Prefeitura de São Miguel dos Campos pela coligação “Essa é a São Miguel que Queremos”, Nivaldo Jatobá (PMDB), deve ter sua candidatura impugnada, de acordo com o advogado Marcelo Brabo. A notícia saiu na segunda-feira, 9, no jornal Extra de Alagoas após uma declaração do defensor. O usineiro, Nivaldo Jatobá, já foi prefeito por duas vezes no município (1997 - 2000 e 2001 – 2004), passando o cargo para sua mulher com quem mantém união estável e tem um filho, Roseane Santos, que ficou no poder de 2005 a outubro de 2011. O caso foi levado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo atual prefeito de São Miguel dos Campos, George Clemente (PSB), através do advogado Marcelo Brabo. Em outubro de 2011, Roseane foi cassada acusada de perpetuação de Jatobá no executivo municipal, assumindo em seu lugar o segundo colocado das eleições de 2008, George Clemente. Para Marcelo Brabo, em entrevista ao jornal Extra Alagoas, Nivaldo Jatobá está inelegível por dois aspectos. “o primeiro são os mandatos consecutivos dele e da mulher com quem mantém união estável como já demonstramos no TSE. O segundo ponto que pesa contra Jatobá é uma questão da Ficha Limpa, já que ele simulou não ter uma relação matrimonial para se beneficiar politicamente”, afirmou.

Trabalho escravo

Em maio, Nivaldo Jatobá foi indiciado pela Polícia Federal por trabalho escravo, com base no Código Penal, Art. 149 e Art. 203, que corresponde à prática dos crimes de redução da pessoa à condição análoga ao trabalho escravo e a frustração de direitos trabalhistas. A acusação se deve ao fato do Ministério do Trabalho ter encontrado 50 trabalhadores que estavam realizando a colheita do coco, em situação de trabalho escravo, na Fazenda Gunga, localizada em Roteiro, de propriedade do usineiro.
Participação dos ouvintes
TELEFONE
  • Maria José – Rua José César Teixeira – Disse que subindo o portão da fábrica, o terceiro porte está sem iluminação.
  • Girleide – Pede para o órgão competente limpar o mato nas proximidades da Vara do Trabalho, na praça de Eventos.
  • Gorete – Hélio II – Reclama de muito buraco a rua depois do mercado Barateiro, próximo ao posto em construção no Hélio III.
  • Maria – Bairro de Lourdes – Quer notícias sobre o caso do motoqueiro.
  • Mariana – Hélio II – Reclama de uma senhora que toma cachaça e depois bate em um senhor que vende frutas. Isso na quadra Y 2.
  • Lindnalva – Hélio II – Pede uma loteria no Bairro de Fátima para facilitar os pagamentos do pessoal da região.
MSG
  • Anny – Hélio II – Perguntou se o Cigano pode sair candidato a vereador.
  • Rosimeire Ribeiro – Canto da Saudade – Precisa de uma cadeira de rodas.
  • Ouvinte – Pergunta sobre os exercícios do Maria Rosa.
  • Alycia – Hélio II – Quer saber se ainda pode tirar o título de eleitor esse ano.
  • Ouvinte – Gostaria de saber se o Posto de Saúde do Hélio III é para atender o pessoal do Hélio I e II.
  • Cláudio – Hélio II – Reclama que na quadra T2 tem uns terrenos com muito mato. Pede alguma solução.
  • Maria Barbosa – Edgar Palmeira – disse que tem dois postes com as lâmpadas queimadas na quadra Q, n° 12.
BLOG
  • População – Disse que querem ver as fotos da Operação São Miguel em Paz 2. Até agora só viram fotos de 3 dos presos e querem ver de todos, principalmente do vereador.
  • Cláudia – Disse que foi na Lan House do governo citada ontem e a moça falou para voltar outra hora. Isso já aconteceu 2 vezes.
  • Tomilly – Agradece por ter sido dado ontem o recado sobre a iluminação do Hélio III que está precária. 
  • Alunos do Telecentro – Disseram que ficaram indignados com a reclamação da Lala, pois acham que ela está equivocada. Estão fazendo o curso à 3 meses e souberam que ao término serão abertas novas inscrições.
  • Telecentro – Avisaram que estão à disposição de  Lala para prestar quaisquer esclarecimento em relação a reclamação feita ontem no TL. Eles têm cursos pela manhã e pela noite e de tarde funcionam como Lan House.
EMAIL
  • Agradeceu à toda a equipe do TL pelas homenagens feitas em seu aniversário. Disse que a função “agregada” é um barato. Disse que faz parte do Tribuna Lisos. 
UTILIDADE PÚBLICA

Edvaldo perdeu a chave do carro, um Fiesta 2002, no domingo, no palhoção do Tonho Honorato. Quem encontrar favor entregar nos estúdios da rádio ou ligar para 3271-6055.

José Gomes da Silva perdeu a identidade. Quem encontrar favor entregar na rádio ou ligar para 9113-1220.

UNIDADE MÓVEL (Marcell Wagner)

A unidade móvel desta quarta-feira (10) começou sua primeira participação ao vivo do Centro da cidade de São Miguel dos Campos com o repórter Marcell Wagner informando as noticias das ultimas 24h no município e a previsão do tempo para a cidade de São Miguel dos Campos e região.
Neste primeiro momento o repórter Marcell Wagner começou informando que a Equipe de jiu-...jítsu Carlos Oliveira de São Miguel dos Campos, mais uma vez trouxe excelentes resultados após competição de nível Estadual. Após as três etapas do circuito de jiu-jítsu, a equipe miguelense conquistou o 2° lugar por equipes em todo Estado. Agora a equipe está trabalhando para a etapa da Copa Sandro Melo, que vai ser realizada aqui em São Miguel dos Campos no próximo mês (Agosto). Parabéns aos 16 atletas que conquistaram medalhas pela Equipe do Carlos Oliveira.
M.W ainda alertou o poder publico municipal a situação precária da Rua Bernardo Lopes, que fica no centro da cidade de São Miguel dos Campos. E impossível de transitar no local, pois existi inúmeros buracos do começo até o final da rua, moradores todos os dias colocam restos de areia de construção para que os carros possam passar com tranqüilidade mais o problema só faz aumentar, por que com isso a poeira sobe e varias pessoas ficam sem respirar direito. Nesta rua encontram-se as maiores lojas do centro da cidade e vários caminhões utilizam a região para carregar e descarregar mercadorias. Atenção poder publico municipal! O repórter Marcell Wagner também informou que há vários meses o relógio digital da unidade Gustavo Adolpho Leite do SENAI, em São Miguel dos Campos está sem manutenção há vários meses. O repórter destacou que há muito tempo o relógio não informar à hora, a data e muito menos a previsão do tempo. M.W encerrou perguntando de quem seria a responsabilidade pela manutenção do relógio, a Prefeitura Municipal ou o SENAI?
M.W ainda trouxe os números oficias do Boletim Oficial da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, onde foram atendidos 185 pacientes, internamentos foram 87, não houve nenhum registro de óbito e de nenhuma transferência nas ultimas 24h.
Na segunda participação da unidade móvel M.W também fez um relatório das ocorrências da Delegacia Regional de São Miguel dos Campos nas ultimas 24h.
Não houve nenhum registro de ocorrência grave na ultimas 24h na região.
M.W ainda informou que procurou o gerente do SENAI local, mais ele não se encontra e ninguém poderia falar sobre o assunto e nem passar o telefone do mesmo. Nossa equipe continuará a procurar os responsáveis pela manutenção do relógio digital que fica no centro da cidade.
O repórter Marcell Wagner encerrou sua participação por hoje divulgando os preços promocionais da Farmácia do Trabalhador Alagoano. O repórter Marcell Wagner estará viajando nos próximos dias e retornará o trabalho na segunda-feira (16), quem irá substituir o repórter será o comentarista esportivo Heleno Alves.

ESPORTE (Heleno Alves)
Volei
Mari enfrentou lesões e se perdeu em quadra. Atravessou uma fase ruim e, na tentativa de não ficar sem espaço na seleção, voltou a jogar como oposto, a pedido de José Roberto Guimarães. Não adiantou. Nesta terça-feira, o técnico anunciou a dispensa da jogadora do grupo que se prepara para os Jogos de Londres por motivos técnicos. Com isso, o treinador fica a dois cortes da lista final para a competição.
Tênis
Porta-bandeira
A tenista Maria Sharapova será a porta-bandeira da delegação russa nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. A própria atleta já havia falado sobre o assunto em seu site oficial, mas a confirmação do Comitê Olímpico Russo (COR) veio apenas nesta terça-feira.
De novo não!
De volta ao topo do ranking mundial da ATP, o suíço Roger Federer rejeitou o convite para ser o porta-bandeiras de seu país na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, no dia 27 de julho. Segundo o tenista, que já ocupou o posto em duas oportunidades, em Atenas-2004 e Pequim-2008, o Comitê Olímpico Suíço deve olhar também para outros destaques do país no esporte mundial.
Futebol de Areia
Em comunicado assinado por Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, a entidade oficializou datas e vagas por continentes para a Copa do Mundo de futebol de areia de 2013, que vai ser realizada no Taiti, na Polinésia Francesa. No documento, consta a aprovação por parte do comitê executivo da divisão de vagas na competição por continentes, definida da seguinte maneira: quatro seleções da Europa, três da Conmebol, três da Ásia, duas da Concacaf, duas da África, uma da Oceania e o anfitrião Taiti, num total de 16 países.
Dom Diego
Durou apenas cerca de um ano a aventura de Diego Maradona nos Emirados Árabes. O Al Wasl, de Dubai, anunciou nesta terça-feira em seu Twitter oficial que o argentino e sua comissão técnica foram demitidos da equipe depois de uma reunião da diretoria.
Oficial
Agora é oficial. O meia Juan Román Riquelme não é mais jogador do Boca Juniors. O jogador se negou a voltar atrás em sua decisão e não cedeu aos apelos da diretoria nesta terça-feira. A equipe tentou sua última investida ao promover uma reunião com o empresário do atleta, mas divulgou um comunicado horas depois confirmando a despedida do ídolo argentino.
Copa do Brasil
A história do Coritiba é de superação após o rebaixamento e o quebra-quebra do Couto Pereira, em dezembro de 2009, que rendeu a maior suspensão do futebol brasileiro e um exílio de seu estádio. De um passado sombrio, o Coxa pula para o momento importante, como protagonista, ao disputar dois títulos seguidos da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira, às 21h50m (de Brasília) o auge da recuperação poderá ser com a conquista de um título nacional inédito, contra o Palmeiras.
Verdão
O Palmeiras desembarcou em Curitiba por volta das 19h30m desta terça-feira, com muita festa de cerca de 100 torcedores que foram até o Aeroporto Afonso Pena, na vizinha São José dos Pinhais. Com todos os jogadores do elenco e uma série de dirigentes do clube, o elenco não passou pelo saguão e entrou em um ônibus que estava na pista do aeroporto, impedindo assim o contato com os palmeirenses.
Clubes Alagoanos
ASA
Sem querer ficar próximo da zona de rebaixamento até o fim da 10ª rodada da Série B, o ASA foi derrotado por 2 x 1 para o Guaratinguetá, na noite desta terça-feira (10), no Estádio Dário Leite, no interior paulista. Com o resultado de 2 x 1, o ASA caiu para a 13ª colocação, com 10 pontos, o Guaratinguetá é o 18º, com 8 pontos conquistados. A novidade no ASA é o interesse pelo o atacante Jóbson.
CRB
O CRB segue se preparando para enfrentar o Avaí, no próximo sábado (7), às 16h20, no Estádio Rei Pelé, em confronto da 10ª rodada da Série B. Nesta terça-feira, o elenco realizou um treino tático na Pajuçara. Durante a tarde o grupo tem descanso recuperativo. Para a partida contra o Leão, o Galo não vai ter o zagueiro Rodrigão, suspenso. Além dele, o goleiro Anderson, o zagueiro Ednei e os atacantes Preto e Luiz Paulo também não devem entrar em campo devido à lesão.
O atacante Rodrigo Dantas solicitou sua dispensa à direção do CRB na manhã desta terça-feira. O atleta foi prontamente atendido e encerrou seu contrato com o Galo de maneira amigável e positiva.
CSA
O meia Ronaldo tem se destacado desde sua primeira partida pelo CSA, no amistoso contra o Santa Cruz, em Recife. Ao marcar seu primeiro gol e garantir a vitória do Azulão em pleno Arruda, Ronaldo deu o primeiro passo para um caminho de sucesso e caiu nas graças da torcida azulina. Agora, o meia que tem nome de craque já está na vice-artilharia da Série D, com três gols em dois jogos, atrás apenas de Neto Alagoano do Ypiranga/PE, com quatro gols em três jogos. Aos 19 anos, Ronaldo tem um futuro promissor no futebol e com certeza contribuirá bastante com o CSA na luta pelo acesso à Série C.
AGRADECIMENTOS

Nadja, Brunna – Hélio II, Galera do 9° ano B da Escola Mário Soares, Mad – Humberto Alves, Rosélia, Neutro, Thyago, Nathália, Jandinho, Zan, Turma do Taboca Arriada, Peu, Naldinho, Valdemir, Henrique, Val, Fabiano, Carol, Anny, Dona Marli, Dona Katarina e todos que ficam ligados no Programa Tribuna Livre.

ANIVERSARIANTES

Noaldo Dantas – Maceió
Juliana Correia – São Miguel
Gustavo Lira – Campo Alegre
Luana Géssany – Campo Alegre
Laylla Barreto – Campo Alegre
Andressa Mickaelly – Campo Alegre
Fabrício Braz – Campo Alegre
Alan Paulo – Estuda no Cenesista
Bárbara Rejane – Hélio II
Matheus – Hélio II
Evandro Mototaxista – Esther

Nenhum comentário: