segunda-feira, 25 de junho de 2012

São Miguel acorda de ressaca...


Notícias do final de semana

Presidente paraguaio é afastado

O Senado do Paraguai destituiu ontem o presidente Fernando Lugo do posto, após considerá-lo culpado nas acusações de ter tido “mau desempenho das funções”. Por 39 votos contra 4, os senadores saíram vitoriosos de um “julgamento político” que durou cerca de 30 horas. Ontem mesmo, apenas uma hora e meia depois de sacramentado o impeachment, o vice Federico Franco, rompido com Lugo, foi empossado novo presidente do país. Em discurso logo após a decisão, Lugo disse que a democracia paraguaia foi “profundamente ferida”, mas que se submeteria à decisão. “Foram transgredidos todos os princípios da defesa, de maneira covarde, e espero que [os responsáveis] tenham a percepção da gravidade de seus feitos”, disse. Tão logo o impeachment foi formalizado, manifestantes entraram em confronto diante do Congresso Nacional com a polícia, que avançou a cavalo sobre a multidão.
TJ elege novos desembargadores

Os juízes de Direito Kléver Rêgo Loureiro, da 8ª Vara Criminal da Capital, e Paulo Barros da Silva Lima, da 12ª Vara Criminal, também da comarca da capital, foram promovidos a desembargadores, em sessão extraordinária, ontem, realizada pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas, a mais alta instância do Judiciário local. O primeiro foi beneficiado pelo critério de merecimento; o segundo, pelo de antiguidade. E ocuparão, nessa ordem, as vagas abertas com a aposentadoria por invalidez da desembargadora Catarina Ramalho, e por idade, do desembargador Estácio Luiz Gama de Lima, que completou 70 anos. Kléver Loureiro tinha figurado por duas vezes na lista tríplice elaborada para escolha de dois outros desembargadores. Ao constar pela terceira vez consecutiva, adquiriu o direito de acesso automático. A lista produzida na sessão extraordinária do TJ dessa sexta-feira, que se reuniu especificamente para a escolha de novos integrantes do Pleno – as sessões ordinárias ocorrem às terças-feiras –, continha os nomes dos juízes Fernando Tourinho e Fábio Bittencourt.
Lojas do Centro fecham na segunda-feira

O comércio da capital vai fechar as portas na próxima segunda-feira, dia 25. Depois de um acordo com a categoria, o feriado alusivo ao Dia do Comerciário, comemorado em 29 de junho, foi antecipado. O anúncio oficial da medida foi divulgado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio). Por conta da antecipação, além das lojas da região central, os principais supermercados da cidade – Extra, GBarbosa, Unicompra e Bompreço – também estarão fechados na segunda-feira. As lojas do Palato abrirão normalmente. A unidade Farol funcionará das 7h à meia-noite, enquanto a loja do Parque Gonçalves Lêdo, das 7h até às 22h. Já o Palato Ponta Verde ficará aberto 24h. A decisão da Fecomércio se restringiu, apenas, à capital. No interior, suas unidades filiadas – Sindicato do Comércio Varejista de Penedo e o Sindilojas de Palmeira dos Índios – optaram por manter o funcionamento normal do setor comercial. Com isso, o fechamento ocorrerá no próprio dia 29. Já o Sindilojas de Arapiraca não alterará o funcionamento do setor. Isso porque, por meio de acordo prévio, normalmente, as comemorações referentes ao Dia do Comerciário ocorrem amanhã.
Gasolina fica 7,83% mais cara na segunda

Depois de quatro dias de especulações, a Petrobras anunciou ontem reajuste de 7,83% para a gasolina e de 3,94% para o diesel vendidos nas refinarias da companhia a partir de segunda-feira. O aumento será absorvido pela redução das alíquotas da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que serão zeradas, e não chegará aos consumidores. Os reajustes são insuficientes para compensar a defasagem de preços entre o que a Petrobras compra no exterior e os produtos que vende no mercado interno. No entanto, o aumento encampado pelo governo, que abre mão de R$ 420 milhões mensais de arrecadação, atende parcialmente a um pleito da presidente da companhia, Graça Foster, que reivindica a correção de preços desde que assumiu o cargo, em fevereiro. O mercado também aguardava com ansiedade o anúncio, já que a companhia opera com uma defasagem de 17% no preço da gasolina e de 21% no do diesel. Para atender à demanda crescente no mercado interno, a Petrobras vem importando gasolina a preços mais altos no mercado internacional.

Lugar mais violento do país, Alagoas tenta mudar

Entre 2002 e 2011, mais de 15 mil pessoas foram assassinadas em Alagoas. O número é maior do que a população de várias cidades. A última década representa o período de maior matança na história do Estado. De 2006 para cá, o território alagoano é o pedaço mais violento do Brasil. Enquanto a taxa em São Paulo é de 13,9 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes, em Alagoas esse índice é de 66,9. De moradores de rua a policiais e médicos, as vítimas estão em todas as faixas sociais. Para enfrentar esse quadro dramático, os governos estadual e federal laçam na próxima quarta-feira, em Maceió, o Plano Nacional de Segurança.
TSE fixa regras para guia eleitoral

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram a resolução que regulamenta a veiculação da propaganda eleitoral nas Eleições 2012. O documento trata da utilização e geração do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão reservado aos partidos políticos e coligações nas eleições municipais deste ano. A resolução teve como relator o ministro Arnaldo Versiani. O horário eleitoral gratuito começa, no rádio e na televisão, no dia 21 de agosto, 45 dias antes do primeiro turno das eleições, e vai até o dia 4 de outubro, três dias antes do primeiro turno. Nos municípios onde houver segundo turno, a data limite para o início do período de propaganda eleitoral gratuita é 13 de outubro, 15 dias antes da eleição. O último dia previsto no calendário eleitoral deste ano para esse tipo de propaganda é 26 de outubro, dois dias antes do segundo turno.
Participação dos ouvintes

TELEFONE
  • Karlla – Rua do Cemitério – Reclamou dos paredões da Rua do Cemitério. Disse que não respeitam nada. 
  • Paulo – Rua do Cemitério – Pediu para os responsáveis darem uma olhada na situação do posto do canto da Saudade. Quando ele vai trabalhar vê as pessoas na chuva esperando o posto abrir.
  • Paulo – Rua do Cemitério – Reclama dos jovens que colocam os paredões de som na porta do Cemitério, O som muito alto incomoda a vizinhança e atrapalha até velórios. 
  • Maria – Hélio III – Pede para a Prefeitura dar uma olhada na iluminação pública do Hélio III. Muitos postes sem luz o que está fazendo aumentar a violência. 

  • Magno Adilson – São Miguel – Quer saber se terá concurso Público em Campo Alegre.

  • Maria Cícera – Bela Vista – Adorou o Show do Viola – A explosão da Vaquejada que ela assistiu em outro município. Pediu par ao Prefeito ver a possibilidade de ser ele a surpresa do último dia de São João. 

MSG 
  • Val – Reclamou que o pessoal foi proibido de vender ICE de garrafa nos isopores, mas os barraqueiros vendem whisky em garrafa de vidro. 

BLOG
  • Mauricio – Reclama da guerra de buscapé que está acontecendo no Terreno. O pessoal que está fazendo isso não respeita ninguém que passa na rua. Os moradores nem tem saído de casa.

  • Márcia – Disse que as pessoas do Humberto Alves reclamam tanto das bueiras entupidas, mas não se conscientizam em relação a não jogar lixo nas ruas fora do dia de coleta. Além de não educarem os filhos para não jogar lixo na rua.


UNIDADE MÓVEL (Marcell Wagner)

A unidade móvel desta segunda-feira (25) começou sua primeira participação ao vivo do Centro da cidade de São Miguel dos Campos com o repórter Marcell Wagner. Neste primeiro momento foi divulgada a previsão do tempo na cidade e região. O repórter Marcell Wagner trouxe os números do boletim informativo da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, numero de atendimentos 120, internamentos 66, uma transferência para o HGE em Maceió e nenhum óbito nas ultimas 24h.
M.W encerrou sua primeira participação fazendo um resumo do final de semana na cidade e no evento São João é São Miguel.
Na segunda participação da unidade móvel o repórter Marcell Wagner informou as noticias das ultimas 24h na Delegacia Regional de São Miguel dos Campos.
Não foi registrada nenhuma ocorrência grave no final de semana.
M.W comentou com o apresentador do programa tribuna Livre Álvaro Guimarães sobre o incidente de dois jovens que soltaram bombas juninas no meio da praça de eventos durante a apresentação das bandas musicais e da maratona do forró, muitas pessoas ficaram assustadas e acionaram a guarda municipal que identificou os culpados e os detiveram.
O repórter Marcell Wagner encerrou sua participação parabenizando a todos os organizadores da Trilha dos Caetés pelo belíssimo evento na manhã do domingo.

ESPORTE (com Heleno Alves)
UFC – 147
O TUF encerrou sua primeira temporada no Brasil com chave de ouro. Em uma luta emocionante, Cezar Mutante derrotou Serginho Moraes por decisão unânime dos jurados e conquistou o título do reality show no peso-médio, neste sábado, em Belo Horizonte. No UFC 147, os jurados marcaram 29 a 28, 30 a 27 e 30 a 27 a favor do paulista radicado em Belo Horizonte. Empolgado, o presidente do UFC, Dana White, elegeu esta a melhor luta da noite, mesmo antes de Rich Franklin e Wanderlei Silva entrarem no octógono.
Por outro lado, quem viu o choro de Rony Jason a caminho do octógono do UFC 147 imaginou que ele estivesse emocionado por estar prestes a lutar em um evento daquele porte. No entanto, o campeão peso-pena do TUF Brasil, que conquistou o título e o contrato com o Ultimate ao derrotar Godofredo Pepey por decisão unânime dos jurados, na noite deste sábado, em Belo Horizonte, explicou após o combate que as lágrimas foram de decepção: a organização não permitiu que ele colocasse a máscara do Jason, sua marca registrada, provavelmente por causa dos direitos autorais do personagem de filmes de terror. Já o cachorro louco (Vanderlei Silva) perdeu para Rich Franklin.

Campeonato Argentino
O hall de campeões argentinos tem um novo membro a partir deste domingo. Com uma vitória sobre o Belgrano, em casa, por 1 a 0, o Arsenal de Sarandí conquistou o Clausura 2012, o primeiro título nacional de sua história. Para conseguir a taça de forma direta, o clube do presidente da Associação Argentina de Futebol, Julio Grondona, contou com o tropeço do Tigre, que só empatou com o Independiente em 2 a 2.

Campeonato Brasileiro Série A
Resultados da 6ª rodada
Vasco 1x3 Cruzeiro
Portuguesa 1x0 São Paulo
Atlético-MG 5x1 Náutico
Corinthians 2x1 Palmeiras
Grêmio 2x0 Flamengo
Figueirense 1x1 Bahia
Botafogo 1x2 Ponte Preta
Santos 2x2 Coritiba
Sport 0x2 Internacional
Atlético 1x4 Fluminense

G-4
1º - Cruzeiro                          14
2º - Atlético-MG                    13
3º - Vasco                             13
4º Grêmio                             13

Zona da Morte
17º - Corinthians                  04
18º - Santos                         04
19º - Palmeiras                   02
20º - Atlético-GO                 02

O campeão dos pesos-penas do UFC, José Aldo, parece ter perdido a paciência com seu time de coração, o Flamengo. O lutador de MMA não engoliu a derrota por 2 a 0 para o Grêmio, no Olímpico, e pediu a saída do treinador Joel Santana, do comando da equipe. Zinho, o que você está esperando para contratar um bom treinador? Faz um tempo que ele (Joel Santana) está no comando e nada muda. Isto não é Carioca, é Brasileirão - desabafou o lutador, em sua página no microblog. 

Clubes Alagoanos
Cinco jogos fecharam a 7ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro neste sábado (23). Os resultados não foram tão ruins para o futebol de Alagoas, mas ASA e CRB perderam uma posição na tábua de classificação.

ASA
De folga no final de semana pela Série B do Brasileiro, o ASA realizou um amistoso na tarde deste domingo (24), no Estádio Municipal, para movimentar os reservas contra o Confiança-SE. Apesar de ter enviado os suplentes, o alvinegro não deu mole para o adversário e venceu por 2 x 0.  A bola balançou a rede no segundo tempo. O atacante Roberto Jacaré abriu o placar aos 28” e Danilo Cruz, aos 32”, ampliou, decretando o marcador. Mas antes, o zagueiro Edson Veneno, do ASA, e o atacante Wallace, do Confiança, se estranharam e foram expulsos, logo aos 17 minutos de jogo. No final da partida, Everlan, do alvinegro, também foi mais cedo para
o chuveiro.

MUSAS
A Série B do Brasileirão está pegando fogo dentro e fora de campo. Enquanto os representantes alagoanos, CRB e ASA, disputam no gramado por uma boa campanha na competição, fora dos estádios o Galo e o Fantasma estão sendo representados por duas musas. O concurso Garota Série B 2012 foi lançado nesta semana, e reúne 20 musas dos times da Série B. As representantes não são da casa, e foram escolhidas pelos organizadores do evento com aval dos clubes. No CRB, Juliana Bruna é a musa, e no ASA a gata é Renata. A musa da competição será escolhida por voto popular. Os torcedores poderão começar a escolher a sua gata a partir de julho, através do site oficial garotaserieb.com.br/2012. Em outubro, haverá eliminatória entre as 20 musas. As cinco primeiras irão para a disputa final também por voto popular. Um júri especializado irá ainda escolher mais cinco entre as eliminadas, assim, fazendo uma final com 10 candidatas.

CSA
O CSA estreou com o pé direito na Série D do Campeonato Brasileiro. Jogando diante de seu torcedor, na tarde deste domingo (24), no Estádio Rei Pelé, em Maceió, o time do técnico Lorival Santos conquistou merecida vitória diante do Vitória da Conquista-BA e já lidera o grupo A-4, com três pontos, já que Feirense-BA e Souza-PB empataram em 1x1, também neste domingo, no interior baiano. Apesar do bom resultado, o CSA já tem desfalques para o próximo jogo. O Azulão vai folgar na segunda rodada, voltando a campo apenas na terceira, quando vai encarar longa viagem com destino à cidade de Feira de Santana, onde o adversário será o Feirense. Para este compromisso, Lorival Santos – que questionou a atuação da arbitragem comandada pelo pernambucano Gilberto Rodrigues Castro – não terá o atacante Paulinho Macaíba, que marcou o terceiro gol azulino, mas acabou expulso aos 27 minutos do segundo tempo. Para piorar a situação, quem também vai cumprir suspensão automática é o volante Jucemar Gaúcho, que foi para o chuveiro mais cedo aos 36 minutos, por reclamação. O treinador azulino, agora com 15 dias de folga, terá tempo suficiente para trabalhar a melhor formação visando à partida contra o Feirense.

AGRADECIMENTOS

Maciel – Azulino, Corália, Paulo – Rua do Cemitério e todos que ficam ligados no Programa Tribuna Livre.

ANIVERSARIANTES

Corália – Praça do Cais
Diego Fidelis – Maceió
Thiago Alves – Campo Alegre
Natjalia Pamela – Limoeiro de Anadia
Allan Lima – Maceió
Tia Lu – Campo Alegre
Franklin – Coité
Dona Luizinha – Coité 

Nenhum comentário: