quinta-feira, 10 de maio de 2012

Entrevista com Josse Leah, diretora da Casa de Cultura

Notícias do dia
O Fórum Eleitoral fechou as portas no início da tarde de ontem e mais de mil eleitores ficaram sem cadastrar seus títulos ou fazer segunda via. A decisão provocou revolta em vários eleitores – que não poderão votar neste ano – ensaiaram uma manifestação com interdição da Av. Fernandes Lima, que foi contida pela polícia.
Em apenas 1 mês, o número de municípios alagoanos quem enfrentam epidemia de dengue subiu de 14 para 28, Maceió que está incluída entre as cidades com alto risco de epidemia, pode chegar a ela em alguns dias se o ritmo de novos casos se mantiver.Alagoas já contabiliza, neste ano, mais de 8.500 pessoas com a doença – 60% a mais que igual período do ano passado. Há grande preocupação com o vírus do tipo 4.
A estudante Nadja Kelly de Farias, de 18 anos, precisou de atendimento médico na Unidade de Emergência do Agreste após ser vítima de uma sessão de espancamento promovida por quatro estudantes. Ela estuda na Escola João Paulo II, que fica no bairro Bela Vista, em Arapiraca, e, na terça-feira à noite, teve uma discussão com uma colega de sala. Na saída da unidade, foi cercada, teve os olhos vendados e foi espancada. A estudante disse que não tem condições de identificar os responsáveis pela agressão.
Pesquisa divulgada, ontem, pelo Ministério da Saúde revela que 5,6% dos brasileiros são diabéticos. Segundo a Vigitel 2011, a incidência de doenças tem aumentado entre os homens.
Assalto a uma casa lotérica no Centro da cidade de Ibateguara, a 111 quilômetros de Maceió, terminou em tiroteio entre bandidos e uma guarnição da Polícia Militar (PM) na tarde de ontem. Um assaltante e um morador que passava pelo local foram feridos a bala. Dois ladrões conseguiram escapar com o dinheiro subtraído dos caixas, mas o que foi atingido acabou sendo linchado pela população e preso em seguida. Por volta das 16h30, três bandidos, sem usar disfarce, entraram na casa lotérica e anunciaram o assalto. No interior, estavam três funcionárias e um cliente, o comerciante André Olímpio da Silva Filho. “Foi rápido demais. Já me pegaram logo na entrada, me jogaram num canto, quebraram o vidro e entraram com tudo. Na saída, meteram bala”, recordou Olímpio. A Polícia Civil acredita que um quarto elemento dava cobertura ao trio em um veículo, que não foi localizado.

 Sob o silêncio do presidente da Assembleia Legislativa (ALE), Fernando Toledo (PSDB), e da maioria de deputados presentes à sessão de ontem, três parlamentares de oposição fizeram ecoar no plenário da Casa de Tavares Bastos duras críticas e acusações contra os gestores do Poder Legislativo, que apontam para o cometimento de ilegalidades por deputados da atual Mesa Diretora. Chamados de “grupinho” e de “essa gente”, os parlamentares foram acusados de transformar em “feudo” a gestão dos recursos da ALE, para beneficiar interesses particulares em detrimento da atividade legislativa. O tom mais áspero que o utilizado em outras ocasiões, ontem, revelou detalhes mais graves e constrangedores que a recorrente falta de papel higiênico nos banheiros da ALE. A Mesa Diretora foi acusada de não repassar contribuições previdenciárias de servidores públicos, de não prestar contas da movimentação financeira dos recursos do custeio da Casa e de contribuir para a deterioração da estrutura física da sede do Legislativo.
 Participação dos ouvintes
TELEFONE

  • Nadja – José Calazans – Diz que na última rua do José Calazans, além dos maloqueiros quebrarem as lâmpadas das casas, os postes estão com as lâmpadas queimadas. A rua está muito perigosa.
  • Elizabete – Edgar Palmeira – Disse que fez um raio-x, mas até agora nada. Tem mais de 4 meses. A secretaria de Saúde não dá uma resposta.
  • Cícera – Wellington Torres – Reclamou que foi fazer a carteira de trabalho no Ministério do Trabalho e lá a desorganização é muita. Fazem fila e quando vão distribuir a senha o povo faz tumulto e quem tava na fila muitas vezes não consegue ser atendido.
  • Lúcio – Hélio I – Pergunta se os velhos funcionários da Prefeitura também serão passados para a OSIP.
  • Lima – José Calazans – Reclama das obras paradas no José Calazans. Quando voltará?
  • Maria – Canto da Saudade – Reclama que esses dias no Fórum para fazer o título tinha muita fila, mas as pessoas não respeitaram. Quando era alguém conhecido do pessoal do Fórum eles deixavam furar a fila.
BLOG

  • Peta - Falou que Cris Ribeiro deu valor ao futebol Miguelense pede para o prefeito não deixar esse trabalho se acabar. Valorizar o esporte é valorizar sonhos. O campeonato Miguelense está sendo tido como um dos melhores da região.
  • Joca – Assim como Paulo perguntou por que o realinhamento da Educação só beneficiou alguns funcionários além dos professores? A presidente do Sindicato deu uma explicação que ninguém entendeu.
MENSAGEM CELULAR

  • Mário – pede para que a prefeitura resolva os problemas dos bueiros da praça do cais.
  • Bia – Hélio II – Reclama que na quadra J-2 está cheia de entulhos e restos de material de construção.
  • Ana – José Calazans – Disse que o pai da filha dela foi assassinado há mais de 1 ano e a mãe dele está se negando a repassar os documentos do mesmo para que ela possa se aposentar. Ela perguntou o que fazer?
  • Ana – Reclama que na Rua do Cemitério tem 3 buracos.
  • Luiza – Rua projetada do Bairro Humberto Alves – Reclama que nessa Rua os fios dos postes estão muito baixos.

UTILIDADE PÚBLICA

Festival de Música São Miguel Canta Paz terá sua final no Sábado às 18h00min na Praça de relógio. Além das 11 apresentações dos candidatos teremos Elieser Seton  e a Banda Nosso Xote. A Premiação será para os 1º, 2º e 3º colocados. Toda população está convidada.

Cícero, guarda Municipal, sofreu um acidente na semana passada e havia esquecido o relógio no carro no carro do rapaz que o socorreu. Divulgamos na rádio e Manoel que havia socorrido Cícero entrou em contato com a produção do Programa e acertou com o Cícero a devolução do relógio.

ENTREVISTA
Josse Leah de Oliveira Silva, diretora da Casa de Cultura esteve nas dependências da rádio na manhã de hoje para dar entrevista sobre a 10ª Semana de museus. Será do sai 14 a 20 maio de 2012 no Museu Histórico e Cultural Fernando Lopes – Casa de Cultura.

Dia 14/05 – 09h às 10h – Abertura
De 14/05 a 20/05 – 08h às 18h – Exposição
De 14/05 a 20/05 – 08h às 21h – Exposição
Dia 15/05 – 09h – Palestra
Dia 15/05 – 09h às 11h – Visita Guiada
Dia 15/05 – 19h às 21h – Ação Educativa
Dia 16/05 – 15h às 17h – Exibição de Filme
Dia 18/05 – 19h às 22h – Show Musical

UNIDADE MÓVEL (Marcell Wagner)

A unidade móvel desta quinta-feira (10) começou sua participação com o repórter Marcell Wagner divulgando o boletim informativo da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos e região. Foram realizados 657 atendimentos, 64 internamentos, dois pacientes vítimas de acidentes de motos que já foram liberados, um óbito por causas clínicas e nenhuma transferência.

M.W relatou que o Banco Schahim, denunciado por duas pessoas na segunda-feira (07) já foi condenado no ano passado por empréstimos fraudulentos (Veja a matéria do dia 30/09/11 no site alagoasultimahora.com.br).

Marcell lembrou que a prefeitura municipal de São Miguel dos Campos realiza na manhã de hoje o leilão de treze veículos. O valor será revertido para investimentos em obras de infraestruturas.

A Unidade Móvel encerrou sua primeira participação falando dos problemas que se encontram no Bairro Canto da Saudade. Segundo os moradores locais, os problemas são: falta de iluminação pública, lixo acumulado em locais não adequados,  mato alto em um terreno onde seria construída uma praça e aumento da criminalidade no bairro.
Marcell Wagner lembrou também que hoje é comemorado o Dia do Guia Turístico e da Cozinheira.

Na segunda participação da unidade móvel de hoje M.W divulgou as últimas informações da Delegacia Regional de São Miguel dos Campos, onde não foi registrada nenhuma ocorrência nas últimas 24h.

M.W. encerrou comunicando que alguns servidores municipais pagos pela empresa Alcipes, não receberam seus salários referentes ao mês de abril. 

GIRO DA NOTÍCIA
Campo Alegre (Neilton Ferreira)
Ontem durante a 12º Sessão na câmara, o vereador Jura, agradeceu ao convite do Senhor Rogério para participar da final do campeonato amador de futebol e convidou a população para a festa das mães, domingo, no clube arcal, realizado pelo Instituto Céu Aberto.
As escolas da rede estadual, João Fernandes Vieira e Dom Constantino, estão com as obras paradas há uma semana. Informações dão conta de que o Estado fará uma mudança de empresa. Sabe-se que não há nenhum prazo para a retomada dos trabalhos e isso deixa alunos e pais de alunos mais preocupados.

NOTÍCIAS DO ESPORTE (Heleno Alves)
Copa do Brasil
Palmeiras 4 x 0 Paraná
Cruzeiro 1 x 2 Atlético
Grêmio 2 x 0 Fortaleza
Botafogo 1 x 2 Vitória
Hoje
Bahia x Portuguesa
São Paulo x Ponte Preta
Alagoano
1º Jogo da Final
CRB 2 x 1 ASA
CRB quebrou tabu de 5 anos sem vencer o ASA e abriu vantagem na decisão.
2º Jogo da Final será Sábado às 16h00min em Arapiraca.
Libertadores
Unión Española 2 x 3 Boca Juniors
Corinthians 3 x 0 Emelec
Lanús 2 x 1 Vasco (Pênaltis Lanús 4 x 5 Vasco)
Hoje
Fluminense x Internacional
Santos x Bolivar
Lei geral da Copa foi aprovada ontem no senado, bebidas alcoólicas foram liberadas.
UEFA EUROPA LEAGUE
Atlético de Madrid venceu o Atletic Bolbao ontem por 3 x 0 e tornou-se bi-campeão da UEFA Europa League. O ex-santista Diego foi um dos destaques do Atlético Madrid.
AGRADECIMENTOS

Fabiano da equipe só bebe nóis, Cyel e todos que escutam o Programa Tribuna Livre.

ANIVERSARIANTES

Adelania Martins – Campo Alegre
Adelson Silverio dos Campos – Maceió
Bia Cavalcante – Maceió
Jean Rocha – Arapiraca
Professora Letícia Rodrigues – Campo Alegre
Gardenia Santos – São Paulo
José Martins –Hélio II
Juliana Beatriz – José Calazans
Moacir Cícero – Hélio I 

Nenhum comentário: