quinta-feira, 31 de maio de 2012

Nosso querido Álvaro Guimarães voltou ao Comando do Tribuna Livre


Notícias do dia

Mutirão retira lixo de lagoa
Toneladas de lixo foram retiradas das margens da Lagoa Mundaú por pescadores que participaram, ontem, de uma gincana promovida pelo Instituto do Meio Ambiente  (IMA/Alagoas), no trecho entre o Pontal da Barra e o Flexal de Baixo, em Bebedouro. Com apoio da Federação dos Pescadores de Alagoas, o evento mobilizou pescadores das colônias Z-2, Z-4, Z-5 e Z-16 em três pontos da cidade de Maceió. A montanha de lixo – principalmente garrafas pet, sacos plásticos e uma quantidade assustadora de pneus – retirada pela comunidade mostrou a gravidade dos níveis de poluição naquele complexo.
O volume de lixo retirado pelos pescadores usando apenas as mãos revela que um trabalho planejado e com uso de equipamentos adequados de coleta é necessário e urgente. “Precisamos que seja feita limpeza, desassoreamento e um trabalho de conscientização. Isso é lixo doméstico jogado pela comunidade”, reclamou a presidente da Colônia Z-4, Eliane Moraes.
Alagoas terá ‘plano conjunto’ com o governo federal
O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e secretários, entre os quais o de Defesa Social, Dário Cesar Cavalcante, encerraram ontem a visita a Brasília (DF). Segundo material de divulgação distribuído pelo governo do Estado, a viagem “garantiu apoio incondicional do governo federal” para as ações de combate ao crime em Alagoas. A viagem ocorreu três dias depois da morte do médico José Alfredo Vasco Tenório, que desencadeou mobilização nas redes sociais e culminou na que está sendo considerada a maior manifestação popular de Maceió. O secretário Dário Cesar garante que a viagem se tratava da continuidade do projeto que começou a ser elaborado há um ano, em seminário que trouxe o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para Maceió.
PF indicia Nivaldo Jatobá por trabalho escravo
O usineiro Nivaldo Jatobá, dono de grandes proporções de terras em Alagoas, foi indiciado pela Polícia Federal (PF) por suspeitas de trabalho escravo na Fazenda Gunga, no Litoral Sul do Estado. De acordo com a PF, cerca de 50 trabalhadores estavam em situação complicada durante a colheita do coco. A comprovação veio em 2011, quando os auditores fiscais do Ministério da Fazenda constataram a irregularidade. O inquérito trabalhado pela Polícia Federal tem aproximadamente 500 páginas, formando dois volumes de denúncias contra o usineiro. Segundo a PF, foram indiciados Nivaldo Jatobá, proprietário da fazenda, e o responsável pela colheita do coco, José Pedro Ferreira, indicado como o aliciador dos trabalhadores. O inquérito será encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF) para que lá seja formalizada ou não a denúncia contra o empresário.
Instalada há 3 meses CPI não saiu do papel
Após três meses, a Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os crimes de pistolagem e assuntos correlatos à violência praticamente não saiu do papel. Mesmo instaurada, não houve um dia de trabalho por parte dos deputados. Tudo isso tem um motivo óbvio: a CPI ganhou a repulsa da maioria dos deputados. O propositor da Comissão, João Henrique Caldas (PTN), lembra que a presidência da Assembleia Legislativa precisa indicar os suplentes da CPI  para que eles assumam os cargos de titulares após a desistência de Marcelo Victor (PTB) e Luiz Dantas (PMDB).
Segunda causa de mortes no mundo

No Dia Mundial sem Tabaco, lembrado nesta quinta-feira (31), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o uso de produtos derivados do fumo é a segunda causa de mortalidade no mundo, respondendo por um em cada dez óbitos registrados entre adultos. O fumo só perde, em número de mortes, para a hipertensão. O tema deste ano é Interferência da Indústria do Tabaco. O objetivo é expor e combater tentativas consideradas pela OMS como “descaradas e cada vez mais agressivas” de minar os esforços no controle da substância.
Senador fala sobre tema no Congresso
Em discursos proferidos no Senado, Benedito de Lira (PP) falou sobre a situação da seca no Nordeste. Ele defendeu medidas para diminuir o sofrimento dos nordestinos.
Participação dos ouvintes
MENSAGEM DE CEULAR
  • Betânia – Bela Vista – Gostaria que a Banda Marreta You Planeta tocasse no São João de São Miguel.
BLOG
  • Peta – Gostaria de saber se os alunos do Programa Pronatec tem direito à transporte e Lanche. Se tem, quais são esses valores? Fiquei sabendo que era R$ 4,00 para as suas coisas. 
STUDIO
  • Márcia – Hélio III – Reclamou que a mãe, Maria Adelaide Valério dos Santos está internada na Santa Casa, na enfermaria e não estão deixando ela ficar com nenhum acompanhante. Se ela precisa de banho ou outra coisa só podem fazer no horário de visita, pois as enfermeiras não tem feito. 
TELEFONE
  • Benedita – Wellington Torres – Reclama que os mototaxistas param as motos na calçada o Posto Eliseu Marques, ficam sentado ali com as pernas esticadas, impedindo a passagem dos pedestres. 
  • Sônia – Centro – Reclamou que ontem as crianças da orquestra de flautas se apresentaram no Fórum e depois de passar a manhã na apresentação não receberam nenhum lanche. Isso nunca aconteceu. Pede para a coordenadora do PETI ficar ligada nisso. 
  • Roberval – Bairro de Fátima – Quer saber sobre a feira de Gestante. 
  • Kátia – Esther Soares – Queria saber se terá aula hoje no Colégio Rui Palmeira, pois ontem não teve por causa da morte de um aluno. 
  • Antônio – Teotônio – Diz que vai fazer 2 meses que os funcionários da Usina Guaxuma estão sem receber os salários. 
MENSAGEM CELULAR
  • Mary – Hélio II – Queria saber se a programação que saiu é a oficial. 
  • Gleyciane – Hélio II – Gostaria de conhecer o Álvaro pessoalmente.

UTILIDADE PÚBLICA

Show com a Banda Time Machine amanhã às 22h00min no Clube Canavieiros. Terá também a banda Let’s Dance. Contatos com Iolanda: 9193-8825.

Mônica do José Calazans está precisando de gás para cozinhar. Está sem dinheiro e os filhos estão passando fome. Pede ajuda.

AGRADECEMOS

As pessoas que doaram as fraldas para a Maria Ivonete Soares de Lima, irmã de Cosme Ferreira.

Maria do Carmo – 2 pacotes
Mércia – 1 pacote
Miraldo (DN Estofados) – 3 pacotes
Deda (Bar do DEDA) –1 pacote
Ana – Humberto Alves – que avisou sobre o cadastro na Assistência Social.

UNIDADE MÓVEL (Marcell Wagner)

A unidade móvel desta quinta-feira (31) começou sua primeira participação do Supermercado Unicompra II, na cidade de São Miguel dos Campos com o repórter Marcell Wagner informando as notícias das últimas 24h no município e a previsão do tempo para a cidade de São Miguel dos Campos e região.

Neste primeiro momento o repórter Marcell Wagner falou que o hoje é o dia Nacional do Combate ao Fumo e juntamente com o apresentador do programa Álvaro Guimarães comentaram os problemas de saúde para o ser humano causados pelo uso excessivo de nicotina e o prejuízo financeiro que este vicio causa.

O repórter ainda informou que o Instituto Federal de Alagoas (IFAL) esta realizando até amanhã (30) o primeiro Encontro Regional de Saúde e Segurança no Trabalho, o repórter M.W lembrou também que hoje encerra o prazo para o alistamento militar.

M.W ainda adiantou que o representante dos moradores dos Loteamentos Helio Jatobá I, II e II se comprometeu em um prazo de quinze dias haverá uma solução para os feirantes que utilizam indevidamente a calçada da Escola estrela de Alagoas.

Em seguida o repórter divulgou os números do boletim informativo da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, onde foram realizados 209 atendimentos, teve 69 pacientes internados, nenhum óbito e foram realizadas duas transferências.

Na segunda participação da unidade móvel o repórter Marcell Wagner falou da Delegacia Regional de São Miguel dos Campos trazendo as informações das últimas 24h. Não houve nenhuma ocorrência nas ultimas 24h na cidade de São Miguel dos Campos.


GIRO DA NOTÍCIA (Campo Alegre – Neilton Ferreira)

Neilton Ferreira falou que o vereador por Campo Alegre, Jura, parabenizou a gestão pelo belíssimo evento realizado pela Secretaria de Saúde no último sábado, que cuidava da saúde bucal, mas fez duras críticas a Secretaria de Saúde, pela falta de comprometimento a população, por não oferecer ao povo campoalegrense atendimento odontológico, deixando assim a população sem condições de cuidar da saúde bucal.

A Policia Civil sob o comando do delegado Itamar Uchôa e o agente Anízio, prendeu três jovens na noite desta terça-feira, 30, no Povoado Chã da Imbira, portando um revólver calibre 38, da marca Taurus.
Segundo informações uma denuncia feita por populares do Povoado Chã da Imbira, levou a polícia no encalço dos meliantes, que tentaram fugir do local, mas não obteve êxito.

Entre os acusados está Jivaldo Soares da Silva e 2 menores, sendo um dos menores que estava com a arma em punho, em via pública intimidando a população.

NOTÍCIAS DO ESPORTE (Heleno Alves)
Volei
Nesta quarta-feira, a impressa turca anunciou que a jogadora de vôlei Giulia Albini, do Matia Omavasso, clube da Itália, se suicidou. A levantadora italiana viajou até Istambul (TUR) e se jogou da ponte Fatih Sultan Mehmet, localizada sobre o Estreito de Bósforo. Segundo os jornais turcos, Albini, chegou a Istambul no último sábado e cometeu o suicídio na madrugada de segunda-feira, estacionando seu carro e pulando de uma altura de cerca de 20 metros. Um pescador da região encontrou o corpo da atleta de 30 anos de idade em Beykoz, próximo ao local do incidente. Ainda não se sabe o motivo que levou Giulia Albini a tirar sua própria vida.

Copa das Confederações
Em cerimônia na manhã desta quarta-feira na cidade do Rio de Janeiro, que contou com a presença do secretário geral da Fifa, Jérôme Valcke, sos membros do Comitê Organizador Local (COL), Bebeto e Ronaldo, e do ministro dos esportes, Aldo Rebelo, a Fifa anunciou o calendário dos jogos da Copa das Confederações 2013 e confirmou as seis cidades brasileiras que sediarão o evento: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).
Os estádios programados para receber os eventos são: Maracanã, no Rio de Janeiro; Estádio Nacional, em Brasília; Castelão, em Fortaleza; Arena Pernambuco, em Recife; Fonte Nova, em Salvador e Mineirão, em Belo Horizonte. Todos encontram-se atualmente em obras.

Amistoso da Seleção Brasileira
Os Estados Unidos parecem inspirar Neymar e o técnico Mano Menezes. Nesta quarta-feira, com gols do atacante do Santos, Thiago Silva, Marcelo e Alexandre Pato, o Brasil goleou os donos da casa por 4 a 1, na FedEx Field, em Washington, e mostrou que está ganhando corpo para os Jogos de Londres. Foi a maior vitória da Seleção sobre os americanos, mas se o ataque foi eficiente, a defesa mostrou que ainda precisa de alguns ajustes para sonhar com a inédita conquista. Torres descontou para os donos da casa.

Clubes Alagoanos:
CRB
O elenco do CRB se reapresentou na nesta quarta-feira (30) após a vitória de 3 x 1 em cima do Guaratinguetá. O grupo de trabalho foi dividido em dois. Os atletas que jogaram fizeram musculação e um regenerativo na piscina de uma academia na capital, sob o comando do preparador Cláudio Creato. Os outros jogadores treinaram finalizações e posicionamento. O técnico Roberto Fonseca observou os trabalhos e já começou o planejamento para o duelo da próxima sexta-feira (1), às 21h, contra o Goiás, no Estádio Serra Dourada. O confronto é válido pela 4ª rodada da Série B. No time, há a expectativa das estreias do lateral-esquerdo Gleidson, do lateral-direito Luiz Felipe e do atacante Edson, que foram regularizados.

ASA
Depois de sofrer sua primeira derrota na Série B -1 x 0 para o Ipatinga-MG -, o ASA volta a focar em outro time mineiro: o Boa Esporte. A partida acontece no próximo sábado (2), às 18h20, no Estádio Municipal, em Arapiraca, e é válida pela 4ª rodada. Os treinos serão iniciados nesta quinta-feira (31), já que a delegação alvinegra só desembarcou em Alagoas no final da tarde desta quarta. Contra o Boa, o técnico Heriberto da Cunha não poderá escalar o artilheiro Lúcio Maranhão e o seu substituto imediato: Alexsandro. Ambos foram expulsos contra o Ipatinga.

CSA
Um dos principais nomes do Azulão durante o Campeonato Alagoano 2012 acertou, em definitivo, sua permanência para o Campeonato Brasileiro da Série D. Washington acertou todos os detalhes de sua renovação com o CSA nesta terça-feira (29) com o presidente azulino Jorge VI, e está garantido até o final do calendário deste ano. “Tivemos a ajuda imprescindível do presidente licenciado do Conselho Deliberativo, Rafael Tenório. O acertado é que o CSA ficará responsável pelo pagamento dos salários, enquanto que o Rafael pagará as luvas”, informou o presidente.
O CSA aguarda a liberação do STJD para poder estrear na Série D. A precisão é de que o campeonato seja liberado para o próximo dia 9. O primeiro jogo do CSA pode acontecer no dia seguinte, contra o Vitória da Conquista-BA, no Estádio Rei Pelé.

·    Kelvison (Representante da Comissão de Arbitragem de São Miguel) – Participou ao vivo para falar sobre a questão levantada no programa sobre os árbitros andarem armados no Campeonato Miguelense de Futebol.

AGRADECIMENTOS

Anny – Hélio II, Lucas Teles e Jardiel – Delícias da Goma e todos que ficam ligados no Programa Tribuna Livre.

ANIVERSARIANTES

Altaís Correia – São Paulo
Renata Gomes – Campo Alegre
Álvaro Neto – Campo Alegre
André Lima – Pará de Minas – MG
Bely Cavalcanti – Maceió
Maria Maira – Geraldo Sampaio
Everton Mateus – Campo Alegre
Marcondes – Povoado Mineiro / Campo Alegre

Nenhum comentário: