terça-feira, 22 de maio de 2012

Dia do Agricultor e Dia Internacional da Biodiversidade


Notícias do dia 

O prefeito de Rio Largo, Toninho Lins, desapropriou, sob o argumento de tratar-se de utilidade pública, um terreno da Usina Utinga Leão. O imóvel, com extensão de 2,5 milhões de metros quadrados e em área privilegiada, foi “maliciosamente subavaliado”. Em vez do valor real (R$ 21,4 milhões), o terreno foi avaliado em apenas R$ 700 mil – valor pelo qual foi desapropriado e, posteriormente, negociado com a empresa MSL Empreendimentos Imobiliários. Além da avaliação irregular, por motivo que não corresponderia, a negociação do imóvel depois que já fazia parte do patrimônio público só poderia se dar por meio de licitação.
Uma reunião foi realizada, na sede do Ministério Público Federal (MPF), na tarde de ontem, na tentativa de solucionar os impasses gerados durante a retirada das famílias da Favela de Jaraguá para a Vila dos Pescadores, no Trapiche da Barra. Participaram do encontro líderes comunitários, o superintendente municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Galvaci de Assis, o procurador da República Rodrigo Tenório e representantes da Defensoria Pública do Estado. De acordo com moradores da Favela de Jaraguá, conforme o que foi acordado entre a comunidade, a Secretaria de Habitação e o MPF, só iriam ser transferidas famílias que aceitassem fazer a mudança.  No entanto, Associação de Moradores alega que, ontem, durante a transferência, moradores que querem permanecer no local foram ameaçados de terem suas casas demolidas. Para Rodrigo Tenório, “as famílias recém-chegadas na Favela de Jaraguá não têm os mesmos direitos que as famílias que moram lá há muitos anos”.
Ontem, no primeiro dia útil das mudanças no trânsito no Poço, os motoristas não tiveram dificuldades com os novos destinos. Agentes de trânsito vão permanecer no local por 15 dias para orientar os motoristas. Não Houve registro de incidentes ou de confusão no trânsito. O projeto principal é transformar a Avenida Comendador Leão em mão única.
O Governo anunciou, ontem, pacote de estímulo à venda de automóveis no País. O IPI foi reduzido. O governo estima que o valor do carro 1.0 ficará 10% mais barato. Os importados também estão sendo beneficiados. As mudanças valem até agosto.
Uma suposta ‘saidinha de banco’ vitimou fatalmente o sargento reformado, identificado como Ary Dias dos Santos, 65 anos, no Centro de Marechal Deodoro. A vítima foi abordada por dois elementos em uma motocicleta Twister de cor preta, com placa adulterada. A placa verdadeira é NLV 5320/AL, mas os acusados alteraram a identificação com fita adesiva para NUV 5828/AL.De acordo com informações apuradas no local, a vítima – que fazia a segurança de um supermercado localizado no centro da cidade, a cerca de 50 metros da agência do Banco do Brasil – teria realizado um saque (cujo valor não foi divulgado) e na saída da agência foi abordado por dois elementos que efetuaram vários disparos.O sargento Ary foi ferido na cabeça a tiros de pistola. A vítima foi encaminhada em estado grave para o Hospital Geral do Estado (HGE). Por volta das 14h30 de ontem, a assessoria de comunicação do hospital, divulgou nota informando que a vítima não resisitiu aos ferimentos e faleceu. Após o assalto, várias guarnições da 5ª Cia. Independente deram início a uma perseguição aos bandidos. Os dois elementos abandonaram a motocicleta e entraram em um veículo Corsa Classic e cor prata, cuja placa não foi divulgada. A polícia acredita que a dupla criminosa tenha fugido em direção ao município de Pilar. Não há informações sobre quanto foi roubado da vítima.

Participação dos ouvintes
TELEFONE

  • Laécio – Centro – Reclama que tem mais de um mês que levou o exame do pai para a Secretaria de Saúde, para marcar um exame, mas até agora nada. Reclamou também da enfermeira Clara do posto de Saúde do Bairro de Lourdes. Disse que ela foi muito grossa ao atendê-lo.

  • Maria José – Bairro de Fátima – Disse que está muito perigoso passar próximo ao Unicompras novo. Tem muito assalto e o transporte não passa por ali.

  • Wellington – Hélio II – Reclama da falta de lâmpadas nos postes do Poeirão.

  • Marcos – Canto da Saudade – Disse que São Miguel não precisa de São João, precisa de outras coisas.

  • Maria – Hélio II – Reclama que na BR, onde se pega os ônibus complementares, não tem ponto para o pessoal ficar. Reclama também que não tem faixa de pedestres nessa área e também não tem no Hélio, próximo ao ponto de mototáxi.

  • Paulo – Coité – Reclama que falta transporte para o pessoal que mora no Coité e faz faculdade à noite. Eles vão à pé do Banco do Brasil para o Coité, o que é muito perigoso.

  • Ronaldo – Hélio II – Reclamou que colocaram Barro na Ladeira da Morte e está mito perigoso. Escorregando muito para quem passa de carro ou moto.

  • Ricardo – Centro – Reclama de muito acidente da Ladeira da Morte. Falou que os acidentes estão acontecendo por causa de uma areia que colocaram na rua.

  • Marileide – Rua da Vaquejada – Quer saber se já está na época de emprego de campanha política. Se já está, onde ela vai e com quem ela fala para conseguir um.

  • Paulo – Hélio II – Quer saber por que os carros de lixo não fazem a coleta no Centro da cidade pelo horário da noite, pois pelo dia atrapalha muito o trânsito.

  • Carlos Alberto – Rui Palmeira – Na rua que dá acesso ao comando da PM, tem 3 vazamentos enormes do SAAE na área. Está jorrando muita água para o meio da rua.

E-MAIL

  • Anderson – Gostaria de saber a programação oficial do São João de São Miguel.

MENSAGEM DE CELULAR

  • Mário – Luziápolis – Reclama do lixo acumulado na Rua Santa Luzia, próximo do antigo Areião.

  • Gilda – Avisa que por trás do Posto Agnaldo tem entulhos, disse que os mosquitos estão fazendo festa.

  • Maria – Bairro da Rodoviária – Parabenizou Rayanne que participou do festival.

  • Antônmio – Hélio II – Disse que os ônibus de São Miguel estão muito velhos. 

UNIDADE MÓVEL (Marcell Wagner)

A unidade móvel desta terça-feira, 22, trouxe as reivindicações dos moradores de casas residências da Rua Dr. Costa Barros. Eles reclamam que todos os dias é um verdadeiro transtorno nas portas de suas residências com grande quantidade de pessoas que precisam dos serviços do Ministério do Trabalho e Emprego, pois, segundo os moradores, o barulho é muito grande na parte da manhã, sem falar que muitos passam várias horas de baixo de sol e chuva esperando ser atendidos. Marcell Wagner alertou aos órgãos responsáveis pela limpeza pública que o contêiner de lixo, colocado em local indevido na ladeira da Rua da Bica, continua no mesmo local causando risco para os motoristas que trafegam naquele local. O repórter ainda informou que a placa da escola do antigo SESI está danificada há alguns dias e pede que a Secretaria Municipal de Educação resolva o problema o mais rápido possível, pois a mesma esta causando alguns transtornos na entrada e saída de alunos.  Em seguida o repórter divulgou os números do boletim informativo da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, onde atenderam 208 pessoas, tiveram 74 pacientes internados, foram registrados dois óbitos, sendo uma vitima de arma de fogo e outra por causas clínica e a instituição ainda realizou uma transferência.
Hoje é comemorado o dia do Agricultor e dia Internacional da Biodiversidade.
Na segunda participação da unidade móvel o repórter Marcell Wagner falou do centro da cidade, de onde trouxe as notícias da Delegacia Regional de São Miguel dos Campos e região, onde informou que na noite de ontem foi morto por vários tiros de arma de fogo José Thiago Lopes da Silva. Segundo relatos de testemunhas, José Thiago, estava caminhando em uma Avenida próxima a antiga sede da guarda municipal no Loteamento Helio Jatobá, quando dois homens dispararam contra ele, levando a vitima a óbito ainda no local. O crime esta sendo investigado pela Delegacia Regional de São Miguel dos Campos.
M.W. encerrou sua participação de hoje parabenizando toda a equipe do Programa Tribuna Livre em nome dos moradores da Rua José de Sá Teixeira, segundo os moradores o problema de iluminação pública foi solucionado depois da reclamação feita aqui no programa.

GIRO DA NOTÍCIA (Neilton Ferreira – Campo Alegre)
Mais uma vez a população procurou nosso repórter para fazer suas reclamações. Mais uma vez foi sobre as redes de esgoto que estão a céu aberto, causando grandes transtornos.
A Rua Abraão de Moura está com acúmulo de água e também causa indignação.
Os moradores do Novo Mundo (Parte Periférica da Cidade), mais uma vez veio cobrar do órgão competentes melhorias na iluminação pública, já que as ruas se encontram as escuras há bastante tempo.
Outra coisa que vem sendo alvo de críticas, é uma cratera que foi aberta próximo a sorveteria Frutilla que mais uma vez deixa a população transtornada com o acúmulo de entulhos no local. Neilton tentou por várias vezes entrar em contato com o Secretário de Urbanismo,  Júnior Braz, mas infelizmente não obteve êxito.
NOTÍCIAS DO ESPORTE (Heleno Alves)
Basquete
Há uma semana a mão direita parou de doer. Aceitou de novo arremessar bolas, depois de algumas tentativas frustradas ainda no USA.Anderson Varejão bem que tentou voltar à quadra nos últimos cinco jogos da temporada regular, mas a fratura ainda incomodava. Restava então se dedicar ao condicionamento físico para chegar tinindo aos treinamentos da seleção.

Futebol
Inter estuda pedir adiamento de jogos
Com três jogadores convocados por suas seleções nacionais, o Internacional deve sofrer com desfalques na entrada do mês de junho. O clube estuda pedir à CBF o adiamento de partidas para não atuar com um time descaracterizado nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, pela Rádio Gaúcha. Leandro Damião e Oscar, convocados pelo técnico Mano Menezes para uma série de quatro amistosos com a Seleção Brasileira, não devem atuar nas próximas três rodadas, quando a equipe enfrenta Flamengo (no próximo sábado), São Paulo (6 de junho) e Fluminense (dia 10). Já o volante Guiñazu, chamado para reforçar a Argentina nos amistosos contra Brasil e Equador, até pode jogar contra o Rubro-negro, mas perderia os jogos com São Paulo e Flu.
Futebol Alagoano
CRB
Após a derrota “convincente” para o Bragantino por 2x0, na última sexta-feira (18), os jogadores do CRB voltaram aos trabalhos visando à segunda rodada da Série B. O Galo encara o América-MG, que começou a competição vencendo o Ceará fora de casa por 2x1. O duelo acontece no próximo sábado (26), às 16h20, no Estádio Independência, em Belo Horizonte-MG.

ASA
A delegação alvinegra voltou de São Paulo neste domingo. Segundo o setorista da Rádio Pajuçara FM, Nasário Silva, três jogadores perderam o voo na volta para Alagoas. O lateral-esquerdo Marcinho, o volante Cal e o meia Gabriel se distraíram e perderam a hora do embarque no aeroporto. Para sorte dos atletas, a companhia aérea os encaixou uma hora depois em um voo com destino à capital alagoana.

CSA
A jornada azulina rumo à Série C está próxima de ter início, mas as vendas dos ingressos já estão sendo realizadas. A partir desta quarta (16), os torcedores do CSA já podem garantir a entrada para a estreia no Campeonato Brasileiro, no dia 27 de maio, no Estádio Rei Pelé.
Conforme divulgado pelo presidente Jorge VI, foi fixado o valor promocional antecipado de R$ 15 para as arquibancadas baixas e altas, e de R$40 para as cadeiras especiais. “É uma experiência que estamos fazendo. Caso tenhamos uma boa presença daremos continuidade”, afirmou Jorge.
Os pontos de vendas continuam os mesmos: lojas Tchuk Jhones (Farol, Gruta, Pátio e Centro), Base Azul, sede da Federação Alagoana de Futebol, lanchonete Superbit’s e restaurante Pimenta de Cheiro. No Mutange, as vendas só começarão no sábado (19).

Futebol Amador
Campeonato de Futebol Feminino do SESI
Coiteense 2x2 América
Regulamente diz: A equipe que tenha se classificado em 2º lugar, em seu grupo, poderá jogar pelo empate, desde que tenha o maior número de pontos que a sua adversária. Professor Artur do Ana Lins.  Manoel pediu para agradecermos ao colaboradores do Coiteense: Vereador Elson e Supermercado Bem Barato.

CAMPEONATO MIGUELENSE DE FUTEBOL 2012 VER. “ARA”
JOGOS DA 12º RODADA
Domingo 20/05/2012
JOGOS DA MANHÃ
Estádio Ferreirão
Nacional 0X2 Flamenguinho(1º quadro)
Nacional 0X7 Flamenguinho(2º quadro)
Coité
Penharol 2X1 Reforma (1º quadro)
Penharol 1X3 Reforma (2º quadro)
Poeirão
Vila 3X3 Bandeirante (1º quadro)
Vila 2x4 Bandeirante (2º quadro)
Vera cruz
B.A. 0X2 Barreirense (1º quadro)
B.A. 1X1  Barreirense (2º quadro)
Praça de Eventos
Sete de setembro 0x2 Cecília (1º quadro)
Sete de setembro 0X6Cecília (2º quadro)
JOGOS DA TARDE
Estádio Ferreirão
Fênix 1X0 Helio Jatobá (1º quadro)
Fênix 4X2 Helio Jatobá (2º quadro)
Coité
Novo esporte 1X4 Terrenense (1º quadro)
Novo esporte 1X1 Terrenense (2º quadro)
Poeirão
Deportivo 2X0 Conceição (1º quadro)
Deportivo 4X0 Conceição (2º quadro)
Vera cruz
Coiteense 0X1 Roçadinho (1º quadro)
Coiteense 2X1 Roçadinho (2º quadro)
Praça de eventos
Campinense 2X1 Caixa d’água (1º quadro)
Campinense 2X0 Caixa d’água (2º quadro)

AGRADECIMENTOS

Lidiane, Anderson, José Miranda, Dona Bia, Kayllane e todos que ficam ligados no Programa Tribuna Livre.


ANIVERSARIANTES
Alisson Fábio – Campo Alegre
Francielly Melo – Arapiraca
Joziele Silva – Campo Alegre
Anderson – Campo Alegre
Grancy – Arapiraca
Quiterio – Roteiro
Edna – Esther II
Nem – Roteiro
Adonis – Gabinete do Prefeito
Ana Sofia - Rodoviária

Nenhum comentário: