sexta-feira, 9 de março de 2012

Participação enorme de ouvintes nesta sexta-feira

Equipe Interna do Programa Tribuna Livre

As notícias dos jornais de maiores circulação do Estado passadas por Álvaro Guimarães.

Uma decisão do Supremo Tribunal Federal provoca reviravolta no processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O ministro Cezar Peluso, presidente do STF, derrubou liminar que garantia o cargo a um procurador do Ministério Público junto ao TC. Com isso, devolve o direito ao posto a um nome indicado pela Assembléia Legislativa. O principal beneficiado é o deputado Fernando Toledo, presidente da Assembléia. Numa sessão especial, o Tribunal já havia escolhido o nome do procurador Gustavo Henrique Santos e encaminhando ao governador, a quem cabe fazer a nomeação. Para a Assembléia, uma nova eleição deve ser realizada - só que pelos deputados. O MP de Contas vai recorrer.

Famílias de manifestantes sem-terra ocuparam o Ibama e a Eletrobras, ontem, em Maceió, e trouxeram uma lista extensa de reivindicações, que foram discutidas durante reuniões com representantes dos dois órgãos. Hoje, os invasores seguem em marcha pela Avenida Fernandes Lima até o centro da capital.
Uma menina de apenas cinco anos de idade foi estuprada e morta em Cajueiro. A vítima estava na porta de casa quando foi atraída pelo acusado do assassinato, que é amigo da família. O crime chocou a população, que revoltada, tentou linchar o suspeito. Ele confessou ter matado a garota e deve ser transferido hoje para a Casa de Custódia em Maceió.

O conjunto Residencial José Tenório, no Bairro da Serraria, tornou-se uma espécie de refúgio para bandidos - principalmente ligados ao tráfico de drogas. é que seus prédios de apartamentos ficam na área estratégica de acesso, segundo o delegado Ronilson Medeiros, para ações criminosas do Benedito Bentes, Tabuleiro dos Martins, nos presídios e até na orla marítima. Na última semana, a polícia prendeu uma quadrilha com sete quilos de pasta base de cocaína que havia alugado um imóvel no condomínio. "Estamos investigando e vamos prender mais traficantes nessa área" disse ele.

Em Maceió, entre 1.600 a 2.000 pessoas são vítimas de picadas de escorpiões por ano. Esse alto índice tem contribuído para a superlotação do Hospital Hélvio Auto e preocupado os médicos. O infectologista Celso Tavares afirma que esses casos podem ser evitados para para que o hospital possa priorizar o atendimento, de doenças mais graves, como a meningite. "Escorpião precisa de barata e inseto para se alimentar, o que não ocorre se a cidade estiver limpa", disse ele.

Participações dos ouvintes no programa de hoje.

  • Joel da Fazenda Barro Branco de Jequiá da Praia, reclamou das fossas que estão cheias e não tem carro suficiente para limpar nem pagando.

  • Carlos da Rua da Bica quer saber sobre os alvarás de construção dos terrenos da fábrica.

  • Moradores ligaram reclamando que um poste que fica perto do campo do Coité, está com a lâmpada queimada já faz uma semana.

  • Valdete ligou pra pedir que o conselho tutelar fique de olho em crianças que ficam trabalhando até tarde na praça da matriz.

  • Patrícia do Hélio Jatobá I, ligou para saber onde vai ficar a extensão dos alunos do 1° ano do Colégio Tarcísio.

  • Dona Katarina do Centro, gostaria que a feira da ponte voltasse a ser na praça de eventos.

  • Márcia do Hélio Jatobá III, pede que a prefeitura olhe os terrenos do Hélio III que estão cheios de mato.

  • Sandro da rua do Cemitério, pede para que a prefeitura faça uma limpeza dentro do cemitério, pois está cheio de baratas, ratos e escorpião que estão invadindo as casas da região. 

  • Kettlen mandou uma mensagem por celular pedindo que os responsáveis pela limpeza pública façam a retirada da areia das ruas a cada 15 dias, dessa forma evita o entupimento dos bueiros.

  • Cristóvão  da Usina Roçadinho, alertou que as faixas de pedestres no semáforo da rua principal do casarão estão apagados, dessa maneira os pedestres correm riscos de serem atropelados.

  • Silvana que ligou ontem para falar sobre as casas que estão rachadas, avisou hoje o endereço correto. Ficam na Rua João Correia da Silva ao lado da lavanderia pública da Rua da Bica. São as casas que foram doadas pela prefeitura.


SOBRE AS RECLAMAÇÕES AGUARDAMOS SOLUÇÕES E RESPOSTAS DAS PESSOAS OU ÓRGÃO COMPETENTES

Jaqueline do Humberto Alves ligou para saber quando iria começar as aulas da Creche Maria Conceição, Alexsandra, Secretária Adjuntada de Educação, informou que o engenheiro pediu uma prazo de 4 meses para fazer a reforma da creche. Enquanto isso o município alugou um espaço para funcionar provisoriamente a creche. As aulas irão começar nesta segunda e ela pede para os pais procurarem a cheche para se informarem do local exato deste espaço.

UTILIDADE PÚBLICA

Manoel do Coité, lembra as jogadoras de Futebol Feminino de Campo de São Miguel dos Campos, equipe do Coité, sobre o amistoso na Barra de São Miguel contra o time do Barreirinha. Será sábado à 9hs no Estádio da Barra.

UNIDADE MÓVEL

A unidade móvel, com o repórter Marcell Wagner, começou sua participação de hoje em frente ao Bem Barato, no Loteamento Helio Jatobá, informando a todos os ouvintes sobre o tempo na cidade e divulgando o boletim da Santa Casa que teve 169 atendimentos de urgência, 29 internamentos e uma transferência para o HGE em Maceió. 

M.W. em sua segunda participação, relatou o boletim da delegacia regional da cidade de São Miguel dos Campos, onde não houve nenhuma ocorrência e informou que todos os presos da operação São Miguel em Paz, foram transferidos para Maceió ainda ontem, segundo informações do chefe da delegacia regional, João Alves. O repórter parabenizou os funcionários da prefeitura local da Secretaria de Infraestrutura, pela recuperação da rua do Bem Barato, fechando os buracos que existiam naquele local. Confirmou também a denúncia feita por um ouvinte, que ligou para o programa reclamando que as faixas de pedestres na parte alta da cidade estavam apagadas. Notificou os ouvintes que o superintendente do SAAE, Alfredo Ferro comunicou que à partir da próxima sexta-feira (16), os cavaletes de sinalização da obra na ladeira do cemitério serão retirados, pois, os mesmo só poderão ser retirados após quinze dias, para que a obra fique em perfeitas condições de uso.

Terminou sua participação avisando que hoje é ultimo dia para o recadastramento biométrico do titulo de eleitor e falou sobre o sério problema que os moradores da parte alta da cidade têm para usar o transporte intermunicipal, nas margens da BR-101. Não há nenhum ponto de ônibus para que a população possa ficar aguardando os seus transportes para outra cidade.

GIRO DA NOTÍCIA

Gilson Neves, nosso correspondente de Boca da Mata, nos passou a movimentação do hospital municipal nas ultimas 24 horas. Foram 134 atendimentos, sendo 15 observações nos horários matutino e vespertino. Neste período a médica plantonista foi a Drª Lourena. Já período noturno foram registradas 10 internações. O médico plantonista do horário noturno e que permanecia no plantão até o balanço dessa reportagem, foi o Drº Farley.  Dos 134 atendimentos, 03 pacientes foram encaminhados ao HGE, dois casos clínicos e uma gestante. Em geral a movimentação foi considerada normal para dia e horários.

No âmbito policial, continuam as fiscalizações, inclusive com a realização de blitz para o fiel cumprimento das normas de segurança no trânsito. Durante o dia aconteceram diversas apreensões de veículos e motos, a principal causa era a falta do uso de equipamentos. Essa medida visa o cumprimento de portaria do poder judiciário do Código de Trânsito Brasileiro. Chegou uma denúncia de um veículo de marca gol que estava utilizando som alto às 22:30 e seus ocupantes estavam bebendo. A PM fez diligências e apreendeu o carro. O mesmo foi levado a delegacia local e hoje será lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência “TCO”. 
A Guarnição plantonista de ontem era composta pelo Sargento Edilson e pelo cabo Lima Pinto. Hoje assumem os trabalhos o Sargento Raimundo, o Cabo Tenório e o Cabo Magalhães.

Na noite de quarta-feira, dia 07, o atual prefeito de Boca da Mata, fez um pronunciamento no tocante a eleição de outubro. Há alguns dias, o grupo político representado pelo prefeito Zé Tenório e usina Triunfo, haviam comunicado a desistência de se fazer um sucessor para a majoritária municipal. A desistência gerou uma série de manifestações de apoio popular e de diversas lideranças da região. Sendo assim, em entrevista a rádio Boca da Mata FM na noite de quarta-feira, o prefeito reconsiderou a sua decisão e anunciou sua permanência, no sentido de apresentar um nome nas convenções que apontarão os candidatos para a eleição municipal.

Nosso Correspondente de Campo Alegre, Neilton Ferreira, avisou que a Câmara Municipal de vereadores de Campo Alegre, realizou ontem, quinta-feira 08 de março a sessão onde foram entregues dez títulos de cidadania campoalegrense a imponentes mulheres que marcaram seus nomes na história da cidade.

Avisou que a equipe do Tribuna Livre e do portal Alagoas Última Hora foram informados, por volta das 09 horas da manhã de ontem, a existência de dois corpos nas proximidades da Fazenda Ribeira, que fica localizada entre os municípios de Campo Alegre e Junqueiro. Nossa reportagem foi até o local, e constatou que trata-se de dois homens não identificados aparentando idades entre 20 e 25 anos. Os cadáveres encontravam-se amarrados pelas mãos, com marcas de tiros nas cabeças. No local, agentes da Polícia Civil da Delegacia de Junqueiro, acionaram o Instituto de Criminalística para realização de perícia no local e o IML para fazer a remoção dos corpos.

AGRADECIMENTOS

Breno Arruda, Edson do Ester II, Dona Terezinha do Ester II, João Henrique, Jeane da Chã da Imbira, todos os trabalhadores da Usina Caeté, Patrícia que dá aulas de aeróbica no Maria Rosa, Maciel torcedor do CSA, Valdomiro do Edgar Palmeira, Fê da rádio FM, Erivânia, Tahina e todos os ouvintes do Programa TRIBUNA LIVRE.

ANIVERSARIANTES DO DIA 09/03. PARABÉNS! 

Paulo Henrique - Campo Alegre
Nadja Rolim - Campo Alegre
Ana Kátia - Av. Vera Cruz
Maria Lindinalva - André Bastos / Centro
Ana Kátia - Avenida Vera Cruz
Wellington Barros Rocha e Silva - Fazenda Coité
Ana Maria Santana dos Santos - Usina Sinimbú
José Carlos Santana dos Santos - Hélio Jatobá I
Jorge - Motorista da Usina Roçadinho

Nenhum comentário: