quarta-feira, 21 de março de 2012

Muitas participações no programa de hoje

 As notícias do dia:


A empresa que venceu a licitação para operar a parceria público-privada (PPP) com a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) foi alvo de questionamentos judiciais em outros Estados. A Companhia de Águas do Brasil (CAB Ambiental) venceu outras duas firmas numa licitação e assumiu a ampliação, recuperação, operação e gestão do sistema de abastecimento do Agreste, que vai atender Arapiraca e mais nove municípios. De acordo com a empresa, o contrato, que tem duração de 30 anos, prevê investimentos de R$ 175 milhões, sendo R$ 150 milhões nos dois primeiros anos, em que deve ser construída uma nova estação de tratamento de água (ETA) em Arapiraca. Mas, conforme reportagem do site Midianews, em julho do ano passado, a 1ª Vara Cível de Paranaguá (PR) determinou que o contrato entre a prefeitura da cidade e a CAB Águas de Paranaguá (empresa do mesmo grupo) fosse rescindido e que o poder público no município reassumisse, num prazo de oito meses, a operação de seu sistema de abastecimento de água e o serviço de esgoto. De acordo com o Ministério Público paranaense, o serviço prestado pela empresa era de má qualidade – o que acarretava prejuízo aos cofres públicos. Um dos questionamentos da instituição é de que o contrato previa que a empresa construísse reservatórios com capacidade de 17.100 metros cúbicos, mas entregou com capacidade inferior: 1.000 metros cúbicos.

Apesar da forte divulgação das belas praias do Litoral Norte de Alagoas, nem toda a faixa de areia da região da Costa dos Corais pode ser desfrutada com tranquilidade por banhistas. Pelo menos é esse o caso de três trechos do município de Paripueira, a 35 km de Maceió. Comprometidos pela força da natureza (ventos, maré e migração constante do Rio Sauhaçuy), que vem engolindo as praias e destruindo calçadões, ruas e imóveis que há poucos anos estavam a 200 metros do mar, os trechos foram interditados, por meio de portaria, devido aos riscos de acidente que podem ser provocados pelas tralhas das construções demolidas pelas ondas. “Esta é a única ação preventiva e imediata para evitar acidentes. O mar vem avançando, demolindo o calçamento, construções e espalhando pelo pouco de areia que fica tijolos, vergalhões e metralhas, um risco para qualquer banhista. Assim, a medida mais sensata foi interditar os trechos mais comprometidos”, explica o secretário de Turismo e Meio Ambiente de Paripureira, Juan Maurer, também coordenador da Defesa Civil Municipal.
O taxista José Pedro dos Santos Filho, 52 anos, sempre garantiu que podia até morrer, mas não entregava o táxi que comprou com tanto esforço para um assaltante. A palavra foi mantida. E o corpo, encontrado na Rua Carlos Buarque, próximo ao supermercado Líder, no Conjunto Cleto Marques Luz, no Tabuleiro do Martins, na madrugada de ontem. Moradores da área contam que ouviram um homem gritando “entregue a chave, entregue a chave”, antes dos tiros de revólver ecoarem na vizinhança. “Ele sempre disse que morria herói, mas não entregava para vagabundo nenhum o que precisou de muito trabalho e esforço para conquistar”, lamentava a viúva do taxista, Maria de Fátima Ferreira, ontem pela manhã, na sede do Instituto Médico Legal (IML). Pedro foi morto com cinco tiros que perfuraram várias regiões do corpo (costas, perna, braço, peito e nuca), o que leva a crer que ele tentou fugir dos agressores.
Assim que foi avisada, pouco antes da 1 hora da manhã, Fátima foi ao local e conversou com pessoas que escutaram e viram a cena (pelas frestas de suas casas). “Eu soube por terceiros que houve uma confusão. O cara deu um tiro no meu marido e ele desceu do carro pedindo socorro”, narra a viúva.

Os professores da Universidade de Ciências da Saúde (Uncisal) decidiram, em assembleia geral na manhã desta terça-feira (20), paralisar as atividades por tempo indeterminado a partir de quinta-feira. Eles lutam por questões salariais, defasadas, segundo os educadores, há sete anos, além de melhores condições de ensino e realização urgente de concurso público para substituir os duzentos professores, o que equivaleria a 80% do quadro. Nesta quarta-feira (21), a partir das 9h, a categoria planeja uma mobilização em frente à universidade, seguindo um calendário preparado entre os professores no sentido de fazer pressão ao governo do Estado. Caso não haja um acordo com o Poder Executivo até o dia 02 de abril, os servidores do quadro administrativo já anunciaram que vão parar da mesma forma.
A loira que estava no veículo Voyage bege, de placa NME-3037/AL, o qual participou da tentativa de assalto à casa loteria Zebrinha, no bairro da Santa Lúcia, em Maceió, no último dia 12, pode ter sido Damaris Josiele Santos, a jovem encontrada morta em Marechal Deodoro, em uma cova rasa, na sexta-feira (16). O que deve esclarecer tudo é o depoimento de Jackson Antônio Monteiro, que foi um dos assaltantes baleados em troca de tiros com a polícia no dia da ação. Ele recebeu alta médica nesta terça-feira (20), de onde se recuperava no Hospital Geral do Estado (HGE).

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Fernando Toledo (PSD), anunciou nesta terça-feira (20), após a sessão ordinária da Casa, que a Comissão Parlamentar de inquérito (CPI) que investigaria supostos crimes e ameaças envolvendo deputados estaduais, a chamada “CPI da Pistolagem”, deverá ser arquivada. O motivo, segundo Toledo, seria a falta de interesse dos partidos que integram o parlamento em indicar os membros da comissão. O prazo para a indicação dos membros terminou na última quinta-feira (15), mas apenas o PTN e o PMDB apresentaram seus nomes.
UNIDADE MÓVEL

No programa de hoje, a unidade móvel começou a participação divulgando a previsão do tempo e o balanço das últimas 24h da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos. Deram entrada na unidade de emergência 54 pacientes e houve uma transferência para o HGE em Maceió. O repórter Marcell Wagner falou sobre o Evento de Danças Urbanas do Nordeste. A cidade sediará durante três dias o Festival Alagoano de Danças Urbanas.  O evento terá uma programação recheada com palestras, workshops/aulas gratuitos de vários estilos de danças urbanas (locking, popping e breaking), concurso de coreografias de grupos de street dance e batalhas individuais de breaking. “O vencedor desta batalha irá competir em São Paulo no maior evento de breaking da America Latina (Master Crews)”, explicou o organizador. Ainda de acordo com a organização, o evento já conta com grupos e pessoas inscritas dos estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O evento acontece dos dias 23 a 25 de março, na Escola Municipal Mário Soares Palmeira, antigo Cenecista, no centro da cidade. O júri será formado por pessoas da área de dança vindas dos estados de São Paulo e Pernambuco.  O repórter ainda nos lembrou que hoje é o dia da floresta, da poesia, da infância e o dia internacional contra a discriminação racial.

Na segunda participação da unidade móvel, o repórter Marcell Wagner, divulgou as noticiais policias do município de São Miguel dos Campos. A ousadia de um menor surpreendeu a população miguelense na tarde desta terça-feira (20). Aparentando 12 anos, a ‘criança’, armou a chamada ‘cocó’ para assaltar um motoqueiro no Povoado Coité, zona rural da cidade de São Miguel dos Campos. O motoqueiro contou que retornava de um frete naquela localidade quando a ‘criança’ solicitou seus serviços. “Nunca poderia imaginar que seria um assaltante”. Sem presumir qualquer maldade, o motoqueiro seguiu com o ‘passageiro’ com destino ao centro da cidade e nas imediações da localidade conhecida como estrada da Usina Caeté foi solicitado que parasse. Neste instante um homem saiu de dentro do mato e efetuou o assalto.  O motoqueiro teve sua moto e os seus pertences levados pelos bandidos.

Na manhã de hoje foram detidas 6 pessoas por tráfico de drogas, roubo e entorpecentes, entre os detidos cinco são de menores. Com eles foram encontrados 11 papelotes de crack, uma TV e um aparelho de som, uma carteira e uma quantia em dinheiro.

Participação dos ouvintes no programa de hoje.
  • Marilucia ligou para reclamar novamente sobre os canais de TV.

  • Benedita do Wellington Torres disse que só está pegando a Globo e ainda assim muito mal.
  • Sandra do Hélio II disse que depois que entrou o canal da Igreja Universal ficaram sem SBT e Record.

  • Magnu gostaria de saber se o Rotary Club de São Miguel dos Campos irá promover esse ano a corrida no mês de maio em comemoração ao aniversário do Club.

  • Assis, Representante dos mototaxistas alternativos, agradeceu o programa por sempre abrir espaço para reinvidicações e disse que o prefeito os recebeu ontem e ficou de dar uma resposta sobre as questões colocadas em pauta até a sexta-feira.

  • O pessoal do Trombeta Miguelense perguntou se havia a possibilidade do Senhor José Honório ser entrevistado no programa para a população tirar dúvidas sobre o trânsito. E já deixou uma pergunta para José Honório, ele gostaria de saber por que a fiscalização dos agentes da SMTT é só durante o horário comercial.

  • Solange do Hélio I reclamou da falta de agente de saúde.

  • Silvana mandou uma mensagem por celular reclamando que até agora a Defesa Civil não apareceu na rua da bica. Estão com medo, pois as casas estão com risco de desabamento.

  • Marciana do Hélio III perguntou quando irão começar as aulas do Estrela do Amanhã. A prefeitura alugou para as crianças do Desembargador, mas até agora as aulas não começaram.

  • Manu nos lembrou que o presente que foi prometido para o aniversariante do sai 29/02 ainda não foi entregue.

  • Mailza mandou uma mensagem para divulgar a placa da moto do marido que foi roubada no dia 13/03. A moto é uma Honda CG 150 Titan Mix vermelha, ano 2010 e a placa é NMM 4865.

  • Neide mandou uma mensagem para o celular da produção para saber se crianças menores de 10 anos são obrigadas a pagar passagem nas vans que fazem transporte alternativo no Bairro de Fátima.

  • Lilia do Bairro de Fátima falou que ontem foi ao Hospital com sua filha de 3 anos e depois de esperar mais de 2 horas, disseram que às terças-feiras não tem pediatra trabalhando.

  • Paulo Sérgio do Hélio I ligou para reclamar que o carro do lixo fica parada às 12horas em frente à casa do motorista, na quadra Q do Hélio I, próximo ao sinal. Fica mau cheiro e muita mosca. 

  • Joselio do Hélio I ligou para saber sobre a entrevista com o prefeito de Coruripe.

  • Fernando Paulino do Bela Vista falou de um esgoto entupido a mais de um mês e que ninguém suporta o mau cheiro.

  • Ailton do terreno ligou para saber se havia alguma previsão de dragagem do rio.

  • João da ladeira do cemitério disse que reformaram o quiosque da praça de eventos para colocar guarda municipal e até agora nada. Ficam muitos delinquentes na área, o que deixa os frequentadores com medo de ir para lá. 


SOBRE AS RECLAMAÇÕES AGUARDAMOS SOLUÇÕES E RESPOSTAS DAS PESSOAS OU ÓRGÃO COMPETENTES  

GIRO DA NOTÍCIA

Neilton Ferreira, nosso correspondente de Campo Alegre começou sua participação avisando que hoje uma equipe visitará as escolas do município que estão passando por reformas e ampliações. O prefeito Maurício Tenório, a secretária Nádja Maria, representantes das empresas responsáveis e os conselheiros tutelares estarão presentes nessa visita para analisar como vai o andamento das obras. Hoje também acontecerá mais uma sessão ordinária na câmara de vereadores. Como de costume, toda semana, nosso repórter é procurado por populares para expressarem suas reclamações, desta vez foi sobre a falta de médico na unidade hospitalar. Uma senhora disse que precisou dos serviços do hospital e chegando lá não tinha médico. Infelizmente foi o que Neilton constatou, pois também precisou desse atendimento e nem recepcionista havia. No dia que nossa equipe foi ao local onde foram encontrados 2 corpos crivados de bala numa região próxima a fazenda Ribeira, nossa equipe flagrou uma ambulância da prefeitura vindo do local, ou seja, o motorista usou a ambulância de forma inadequada, e isso aconteceu também quando nossa equipe esteve na AL 220 domingo, o mesmo motorista estava lá olhando o acontecido.

Muita movimentação policial nas últimas 24 horas em Boca da Mata, principalmente no tocante ao trânsito. Inicialmente foi registrado um assalto a um veiculo de transporte alternativo que faz a linha Boca da Mata/São Miguel. O Fiat Ducato de Placa NMG6998, de propriedade de José Jailson Rocha Souza, foi assaltado por volta do meio dia. O crime aconteceu num trecho da BR 101, próximo ao cruzamento que vai para a Barra de São Miguel dos Campos. Três indivíduos bem vestidos entraram no veiculo como passageiros e pouco tempo depois anunciaram o assalto. O veículo foi desviado para um canavial, onde roubaram os pertences de todos os passageiros e alguns foram até espancados. A polícia fez diligencias no para localizar os bandidos, mas não encontraram até o momento. Para o Presidente da Associação dos Transportadores Alternativo de Boca da Mata, Careca, esse tipo de crime havia parado de acontecer e agora volta a ser uma realidade, inclusive causando muita preocupação por parte de trabalhadores do transporte alternativo e também passageiros. Muita gente perdeu tudo o que trazia segundo um passageiro que pediu para não ser identificado.

Ainda na tarde desta terça-feira, 21 de março, aconteceu um acidente de moto. Rogério de Lima Coutinho, de 56 anos e sua esposa Maria Francisca Leite Coutinho, de 48 anos, vinham de uma festa na Fazenda Tinbauba e por volta das 15h o condutor da moto perdeu o equilíbrio de sua moto, de placa não informada, caiu e acabou  batendo violentamente na pista. O casal foi levado ao Hospital para devido atendimento médico. A senhora Maria Francisca, foi encaminhada ao Hospital Geral do Estado, em virtude de ter sofrido uma forte pancada na cabeça já o senhor Rogério recebeu atendimento, foi medicado e liberado.
Foram registrados nas últimas 24 horas, 155 atendimentos, todos casos clínicos, apenas o acidente mencionado anteriormente foi caso mais graves. O médico plantonista foi o Doutor Claudio Sabino. Nosso agradecimento  a recepcionista Jossi e ao administrador Petrúcio.

AGRADECIMENTOS

Magnu, Carla (Hélio II), Léo (Hélio I), Rosangela (Hélio II), pessoal da ADEFSMIC, Cléber, Adélia, Carminha, Cícero, Adriana, Joseane, Graciela (Hélio II), Zezinho da banca de confeitos da rodoviária, pessoal do controle biológico da Usina Roçadinho e todos que acompanham o Programa Tribuna Livre.

ANIVERSARIANTES

Socorro – Vó de Aldo Neto
Cidinho Ferreira – Chã da Imbira
Jaqueline Wanderley dos Santos – Bairro da Rodoviária
Marinara Bruna Pereira – Geraldo Sampaio
José Nogueira Ramos – Hélio II

Nenhum comentário: