segunda-feira, 19 de março de 2012

Muitas Notícias no prorama de hoje.

As notícias do final de semana:

As secretarias estadual e municipal de Saúde instauraram uma investigação epidemiológica e sanitária para apurar o que causou a enteroinfecção (infecção no aparelho digestivo) que teria resultado na morte da turista argentina Liliana Elisabeth, 49 anos, ocorrida na manhã da última quinta-feira, em Maragogi, a 130 km de Maceió, no Litoral Norte de Alagoas. Técnicos da Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Estado e do município estiveram na tarde de ontem, colhendo amostras de alimentos e água nas dependências do Grand Oca Maragogi Resort, antigo Miramar, onde a turista estava hospedada. De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica de Maragogi, Rosana Rios, os técnicos também colheriam amostras de sangue de outros hóspedes que, por ventura, apresentassem sintomas semelhantes aos verificados pela turista argentina. “Vamos coletar as amostras e encaminhá-las ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas) para tentar detectar o que causou o quadro de diarreia na paciente”, afirmou Rios, sem informar o prazo para a conclusão da investigação.

 Após sofrer um atentado na última quarta-feira, o procurador da OAB/AL, Felipe Albuquerque Sarmento Barbosa, fez ontem peregrinação em busca de proteção. Ele visitou órgãos públicos para pedir segurança e cobrar celeridade na investigação do atentado e ameaças que estaria recebendo. O advogado eleitoral pede segurança ostensiva e esteve no Ministério Público Estadual, Polícia Civil, Polícia Estadual e na segunda vai ao Conselho de Segurança.

O Edifício Palmares, onde funciona a Delegacia do Ministério da Saúde em Alagoas, foi vistoriado ontem por uma comissão formada pelo Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Superintendência Municipal de Controle do Convívio Urbano (SMCCU), Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Sempla) e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).
 No início da semana, a interdição e a desocupação imediata do prédio, localizado no Centro de Maceió, foi solicitada à Justiça pelo Ministério Público Federal (MPF), com base em denúncia de servidores acerca de problemas estruturais no edifício – que foi construído há cerca de 40 anos – e sustentado em laudo da Defesa Civil que, segundo a procuradora da República, Niedja Kaspary, aponta a possibilidade de ocorrência de acidente. Na vistoria de ontem – a primeira de uma série que será realizada pela comissão em vários prédios antigos de Maceió, com objetivo de prevenir tragédias como a ocorrida no Rio de Janeiro, onde três prédios desabaram em janeiro passado –, engenheiros, fiscais e agentes de defesa civil constataram problemas diversos, como o desgaste da base de concreto, com a exposição de ferragem nas colunas e paredes externas e o péssimo estado de conservação da rede elétrica, além de infiltrações.


Dois dias depois do assassinato do policial militar Walter Sá, durante assalto a um micro-ônibus em Atalaia, a Associação de Cabos e Soldados de Alagoas (ACS/AL) publicou, ontem, um “desabafo” de seu vice-presidente, o cabo do Corpo de Bombeiros Rogers Tenório, em que critica o governo do Estado, os comandos da Polícia Militar, dos Bombeiros e da Defesa Social por “escalas de trabalho sufocantes, salários desvalorizados e investimentos insuficientes”. O representante da associação que defende os interesses da maior parte dos militares alagoanos apela ao governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) por valorização, investimentos e pelo fim da violência. E questiona o chefe do Poder Executivo do Estado sobre a sensação de insegurança que o assassinato do militar teria despertado na população. 
“Se policiais estão morrendo sem precisar estar no cumprimento do dever, como a sociedade alagoana poderá ficar em paz quando seus familiares estão se dirigindo ao seu trabalho, quando suas crianças estão indo para as escolas, quando os idosos estão a caminho de um caixa eletrônico para sacar seus míseros salários?”, pergunta o dirigente da associação militar, diretamente, ao governador. 

Alvo de um atentado a bala na noite da última quarta-feira, o advogado Felipe Sarmento passou o dia de ontem percorrendo os órgãos de segurança do Estado para cobrar empenho nas investigações. Ele não sabe a quem atribuir o crime, mas acredita que a emboscada pode ter sido motivada por sua atividade profissional. Ele é advogado do Partido da Mobilização Nacional (PMN), que desde novembro do ano passado move uma série de processos por infidelidade partidária contra vereadores do interior de Alagoas que mudaram de sigla. Felipe Sarmento contou que, no final de janeiro, recebeu duas cartas anônimas em sua residência. “Elas não foram manuscritas, foram feitas com recortes”. A primeira pedia que ele parasse de andar “por caminhos tortuosos”. Já o segundo recado era uma ameaça ao filho do advogado. “Mas eu não tenho filhos. Por causa disso, comecei a considerar que não era comigo. Não dei tanta importância”. A vítima contou também que em Alagoas, além dele, há outros dois advogados com o mesmo nome. “São três ‘Felipes Sarmentos’ em atividade no Estado. Poderia estar havendo alguma confusão”.
 Participação dos ouvintes no programa de hoje.
  • Cícera da Rua da Bica reclamou que o local onde está funcionando o PETI está em condições precárias. Pede para que a Unidade Móvel dê uma passada para constatar a denúncia.

  • André da Rua da Bica pede para colocarem quebra-molas próximo a barbearia Satuba, pois os carros passam muito rápido e não está dando para atravessar a rua.

  • Roberto do Hélio I quer saber como irão colocar quebra-mola na rua da barbearia Satuba, pois ali é uma ladeira.Josete ligou para reclamar que passaram a máquina no Hélio II, mas deixaram o lixo todo na rua.

  • Assunção pede para a SMTT fazer um padrão para os quebra-molas, pois tem alguns muito altos que arranham a parte debaixo do carro.

  • José Cícero do Hélio III disse que na quadra F6 do Hélio III, em frente ao campo, tem um terreno grande abandonado. A prefeitura já limpou duas vezes, mas por conta das chuvas o mato já está alto novamente. Pediu para que a prefeitura limpasse novamente pois estão usando drogas e assaltantes.

  • Solicitamos ao Gilvan a limpeza da rua da rádio que estava cheia de entulhos.
  








  • Milton avisou que tem um cano jorrando água depois da Usina Caeté, sentido fábrica Atol. Ele disse que estava perigoso para os motoristas.

  • Carlos do Hélio II disse que liga para a polícia resolver a questão de som alto no Hélio II e apesar de ser bem atendido ao telefone a polícia não aparece.
  • Márcio do Coité fez um apelo para que a administração pense em construir uma quadra ou um campo na parte de cima do Coité.

  • Peta mandou uma mensagem no Blog agradecendo à todos os jogadores do Barreirense e a quem prestigiou o jogo de ontem. Agradeceu também SEMEL, Cris, Carlos e Valdemir por prestigiar o esporte miguilense.

  • Geilson do Coité disse que está faltando água desde ontem no Coité de cima.

  • Josuel Cláudio de Araújo reclamou que passaram a máquina apenas nas duas ruas principais do Hélio II. Ele pede para passar nas demais.

  • Marina do Hélio I quer saber quando vai começar às aulas do Estrela do amanhã, colégio onde estavam sendo feitos os títulos. Ela passou em frente hoje e estava fechado.

  • Nilson do Hélio I quer saber se tem alguma resposta sobre a rua da quadra Q que houve reclamação semana passada por ser mais alta que o meio-fio.

  • Maria Cícera do Edgar Palmeira disse que por trás do Ferreirão tem um poste grande que não está funcionando. Pediu também mais segurança na região, pois estão assaltando em plena luz do dia.

  • Nassilde do Geraldo Sampaio reclamou do atendimento dos médicos do SUS e da Secretaria Municipal de Saúde. Disse que está péssimo.

  • Josefa do Geraldo Sampaio pediu para que colocassem um agente de saúde na quadra 3 do Geraldo Sampaio.

  • Camila do Geraldo Sampaio Reclamou que um rapaz sempre para o carro com grandes caixas de som na rua Diógenes Celestino com o som alto e fica com ele ligado depois das duas da manhã.


 
SOBRE AS RECLAMAÇÕES AGUARDAMOS SOLUÇÕES E RESPOSTAS DAS PESSOAS OU ÓRGÃO COMPETENTES

UTILIDADE PÚBLICA

Edson está à procura de emprego na área de limpeza. Quem tiver alguma vaga nessa área ligar para 9357-5023 ou entrar em contato com a rádio.

GIRO DA NOTÍCIA

Nosso correspondente de Campo Alegre, Neilton Ferreira, nos informou que um pescador conhecido por Cícero Nunes Costa, 57 foi encontrado morto com marcas de enforcamento em um açude próximo a cidade de Campo Alegre. De acordo com familiares, a vítima havia saído de casa na última quinta-feira para pescar e foi encontrado morto por populares na manhã deste domingo próximo as margens de um açude localizado na Fazenda Vista Alegre. 
A Polícia Militar, sob o comando do sargento Bom Fim, esteve no local e acionou o IML. O que deixa a Polícia assustada é o fato de uma pessoa não identificada ter deixado uma carta na porta da delegacia da Polícia Civil relatando o caso, uma espécie de mapa, que levaria a PC e PM ao local onde o corpo foi encontrado. Na carta consta também uma ameaça ao proprietário do local, o vereador Benedito Roberto. A Polícia de Campo Alegre foi informada no início da noite deste domingo, 18, de um suposto acidente na rodovia AL -220, próximo ao Povoado Pimenteira. Segundo a polícia não foi um acidente como inicialmente parecia, pois foram detectadas várias marcas de espancamento feitas com pauladas e pedradas. O autor ou os autores teriam jogado o corpo na rodovia passa uma simulação de atropelamento. 
 A vítima era apontada como o principal suspeito no assassinato do pescador Cícero Nunes Costa, encontrado morto em um açude da manhã de hoje após quatro dias desaparecido. No local uma guarnição da Polícia Militar sob o comando do sargento Bom Fim acionou o IC para realização de perícia na cena do crime, e o IML para remoção do corpo. O crime será investigado pela Delegacia de Campo Alegre, sob o comando do delegado Dr. Itamar Uchôa.

 UNIDADE MÓVEL

A unidade móvel nesta segunda-feira, dia 19 de março de 2012, começou sua participação do centro da cidade de São Miguel dos Campos, em frente à escola Estadual Ana Lins. A equipe de reportagem divulgou o a previsão do tempo no município e região e os números do boletim das últimas 24horas da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos. Deram entrada na unidade de emergência 186 pacientes, realizaram 13 internamentos, uma transferência para o HGE e um óbito por causas clínicas.

O repórter Marcell Wagner, relatou os fatos que marcam a cidade no último final de semana. Policias Militares da 5ª companhia independente, estiveram na tarde da última sexta-feira (16), no trecho que dá acesso à cidade de Marechal Deodoro (Matinha), pela BR 101, juntamente com funcionários do IML, para desenterrar o corpo de uma mulher que foi encontrado por caçadores que passavam naquele local. Na tarde do sábado (17), sites locais divulgaram que o corpo encontrado, possivelmente, seria de uma jovem que residia no loteamento Helio Jatobá, no município de São Miguel dos Campos e seria filha de um empresário que revende gás na cidade.

Na noite de sábado (17), o jovem Cristiano dos Santos (20), foi executado a tiros no centro da cidade. Testemunhas contaram que a vítima foi abordada por dois homens em uma moto de cor escura modelo e placas não identificadas. O mesmo teria entrado em luta corporal com os criminosos que acabaram atirando várias vezes no jovem. Ele havia sido preso recentemente pela operação São Miguel em Paz.

Neste sábado, houve também, uma tentativa de assalto no Bairro Paraíso que vitimou José Edilson Silva Santos (23) com dois tiros na área do abdômen. José Edilson faleceu na madrugada deste domingo (18), durante procedimentos cirúrgicos.

M.W encerrou sua primeira participação informando que aulas na rede estadual de ensino em nossa cidade começaram nesta manhã e amanhã (20) mototaxista não associados, mais conhecidos como “piratas”, realizarão uma grande caminhada, pacifica, às 8h, com concentração na Praça da Matriz e irá em direção à Prefeitura Municipal.

Na segunda participação da unidade móvel, foram divulgados os números da delegacia regional, que não relatou não ocorrência grave nas últimas horas. O repórter, Marcell Wagner, esclareu o caso do jovem Claudio Anísio de Alcântara, que foi preso no dia 09 de março e foi encaminhado para a cidade de Boca da Mata. Claudio Anísio foi preso acusado pelo homicídio de um motorista de ônibus no dia 27 de fevereiro na cidade de São Miguel dos Campos. No momento da sua prisão, Claudio Anísio estava na Santa Casa onde pretendia fazer um exame de rotina, no setor de cardiologia. O mesmo encontrava-se na companhia de mais dois jovens e foram encaminhados a delegacia. Claudio tinha um mandado de prisão expedido pelo juiz da comarca de São Miguel dos Campos pelo crime de homicídio.

ESPORTE

Márcio José deu os resultados dos jogos do final de semana.
Pelo campeonato alagoano tivemos: Corinthians(AL) 1x2 CSA, CRB 2x2 SPORT(AL), Penedense 1x1 CEO, ASA 2x0 Atalaia e CSE 1x1 Murici. 


AGRADECIMENTOS

Lindão Carreteiro e sua mulher, Ana, Noêmia e Cabral da Prefeitura, Catarina, Cida, Pelé e Bau, Gilliard e todos do conselho tutelar e todos que ficam ligados no Programa Tribuna Livre.

ANIVERSARIANTES

Aloizio Rodrigues – Campo Alegre
Marcelo Firmino – Maceió
Zoelma Lima – Maceió
Luciano Amorim – Maceió
JJ – Pão de Açúcar
Dartanhan Holanda – Maceió
Márcio Júnior – Campo Alegre
Professora Maria Nilda
Daniel – Hélio II
Alberto Sextafeira – Secretário do Trabalho

Nenhum comentário: