terça-feira, 20 de março de 2012

Muita descontração no programa de hoje...

 Notícias!

O fim de semana foi trágico para dois ciclistas. No domingo à tarde, a atriz e jornalista Márcia Daniele Rodrigues de Sousa, 31 anos, a “Shoo”, perdeu a vida ao ser atropelada por um “gaiolão”, quando pegava carona, na lateral, para subir um aclive, na AL-101 Norte, em São Luís do Quitunde, em direção a Maceió. “Foi uma fatalidade terrível. Ela estava voltando a pedalar há cerca de um mês, ainda estava sem condicionamento. Estava cansada e foi vítima dessa tragédia”, lamentou o membro fundador da Associação Alagoana de Ciclismo (AAC) e especialista em transportes, professor Antônio Facchineti. O acidente tomou conta das redes sociais. Amigos e familiares de Márcia Shoo expressaram seus sentimentos. “Só irei guardar lembranças maravilhosas. Era uma pessoa do bem”, comentou o ilustrador Pedro Lucena, amigo da jornalista. Márcia Shoo foi sepultada na tarde de ontem, em clima de comoção, no Cemitério Parque das Flores, ao som de cantos entoados pelo Maracatu Baque Alagoano, grupo folclórico do qual a jornalista integrava.
A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Cleide Moreira, revelou ontem, em entrevista à Gazeta de Alagoas, que a causa da morte da turista argentina Liliana Elisabet, 49 anos, foi gastroenterite aguda (infecção da mucosa do tubo digestivo do estômago e do intestino) e distúrbio hidroeletrolítico (desidratação). Ela teve acesso ao laudo produzido pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e à certidão de óbito da vítima. O resultado só reforça o diagnóstico clínico feito pelo médico Márcio Mota, que atendeu a paciente na Unidade Mista de Saúde de Maragogi. A Vigilância Epidemiológica, entretanto, não conseguiu identificar ainda o agente causador da infecção que acometeu Elisabet, levando-a a morte na quinta-feira, 15. Isso porque não foi colhido sangue da paciente. “Não se sabe se a doença foi provocada por vírus ou bactéria”, disse Cleide Moreira. Para tentar fazer uma associação com o caso, foi instaurada na sexta-feira da semana passada uma investigação epidemiológica e sanitária em Maragogi.

A presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas publicou ontem, no Diário da Justiça Eletrônico, edital para preenchimento da vaga de desembargador, que passou a existir com a aposentadoria da desembargadora Maria Catarina Ramalho, no último dia 7 de março, por invalidez permanente. O edital é dirigido a todos os juízes de Direito de 3ª Entrância (Maceió, Penedo e Arapiraca), que integram o quinto constitucional. “Em razão do princípio da alternância, e, considerando que a última vaga de desembargador foi preenchida pelo critério da antiguidade, o cargo vago, objeto do presente edital, deverá ser preenchido pelo critério de merecimento”, informa o presidente do TJ, desembargador Sebastião Costa Filho, na publicação do Diário Eletrônico. Os magistrados interessados na vaga devem protocolar requerimento no Tribunal de Justiça direcionado ao presidente, Sebastião Costa Filho, “solicitando sua inscrição a fim de que seja promovida a atualização dos assentamentos e dos critérios objetivos abrangendo os últimos 24 meses de exercício”, segundo o edital. O prazo de inscrição é de dez dias.

Assim como acontece com a maioria dos jovens com quem convive, provavelmente Indiana Jones dos Santos, 19, acabaria seguindo a vida de pescador – como seu pai. Mas, da mesma maneira que o personagem do filme que seu nome homenageia, o jovem gosta de enfrentar desafios. Mesmo vivendo em um Estado que tem um dos piores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), vindo de uma família pobre, que mora numa casa doada pela prefeitura no povoado de Poxim, município de Coruripe, e ainda ter passado quatro anos fora da escola, ele é um dos vencedores da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas de 2011 – uma competição nacional. Indiana ganhou medalha de ouro no nível 2, para estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, e agora aguarda ansioso pela viagem ao Rio de Janeiro, ainda sem data prevista, quando receberá a medalha e uma bolsa de estudos, no valor de R$ 100 mensais, pelo período de um ano. O prêmio, entretanto, não foi surpresa para o estudante. Ele participa da Olimpíada de Matemática desde 2007 e ganhou, em anos anteriores, menção honrosa e duas medalhas de bronze, em 2009 e 2010.
Revendedor de gás de cozinha, o comerciante José Nilton dos Santos, 44, não sabe a quem atribuir o brutal assassinato da filha, a estudante Damaris Josiele Santos, de 19 anos, cujo corpo foi encontrado por caçadores na tarde da última sexta-feira, 16, parcialmente enterrado numa cova rasa, na “Matinha”, em Marechal Deodoro. Segundo as primeiras informações, Damaris foi morta com um tiro na nuca e outro no abdômen. Chocado, o pai, que viu pelos sites de notícias a imagem da filha e do local, reconheceu o corpo no Instituto Médico Legal Estácio de Lima (IML). Apesar do adiantado estado de decomposição, as diversas tatuagens que ela fizera ajudaram José Nilton a confirmar que se tratava de Damaris Josiele. Com medo, ele não permitiu ser fotografado, e disse que se prepara para deixar Alagoas. Natural de Sergipe, José Nilton vive há seis anos em São Miguel dos Campos, onde Damaris residiu até a semana anterior à sua morte. A jovem saíra de casa na segunda-feira, 5, dizendo que iria viver com um rapaz em Maceió, e não mais voltou. O pai revela que sequer sabe o nome desse suposto marido de Damaris, muito menos o bairro onde o casal estaria vivendo na capital. A família reside no Conjunto Hélio Jatobá 2, na periferia de São Miguel. “Não tenho interesse em descobrir o que aconteceu. Isso não trará minha filha de volta, só mais riscos para a minha família. Tenho medo”, disse. Para ele, Damaris pode ter morrido “por causas das amizades ruins que tinha”.
Em patrulhamento de rotina realizado na tarde desta segunda-feira (19), na Grota do Cigano, no bairro do Jacintinho, policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) prenderam em flagrante quatro mulheres  – três delas irmãs – sob a acusação de tráfico de drogas. Com elas, foram encontrados 58 gramas de maconha, 48 gramas de crack, 28 gramas de cocaína, cerca de R$ 300 em dinheiro e um revólver calibre 38.
Segundo o Bope, a guarnição chegou à residência onde as mulheres estavam após receber a indicação de outra pessoa, que, por atitude suspeita, foi abordada nas proximidades do local. Depois de revistar a casa e apreender o material encontrado, os policias deram voz de prisão a Mônica Cordeiro da Silva, de 20 anos, e as irmãs Rosilene da Silva Ramires, de 37 anos, Luciana da Silva Ramires, de 28 anos, e Lucilene da Silva Ramires, de 27 anos.
De acordo com informações colhidas pelos agentes, as Rosilene, Luciana e Lucilene são conhecidas na região como “Irmãs Metralha”. E, junto com Mônica, teriam a fama de torturar os usuários que contraíam dívidas com elas e não pagavam.
  Participação dos ouvintes no programa de hoje.
  • Wellington do Hélio Jatobá II, reclamou que no campo onde estão havendo os jogos do campeonato estão havendo muitos assaltos. Pediu mais iluminação.
  • Cícero do Hélio III reclamou que a máquina passou no Hélio III, mas deixou muito entulho. Na quadra H6, próximo ao colégio que está em construção.
  • Cícero da Rua do Cemitério reclamou de baratas, ratos e escorpiões que estão saindo do cemitério por causa da sujeira.
  • João do José Torres Filho reclamou que tem muitos mosquitos, de noite ninguém consegue dormir, principalmente as crianças. Pede que passe o carro fumacê urgente.
  • Benielle do Hélio II reclamou dos canais de TV que não estão funcionando, principalmente SBT.
  • Silvana da rua da bica solicitou que a defesa civil faça uma visita na rua para analisar as casas que estão com rachaduras, pois o inverno se aproxima e os maradores estão assustados, com medo que alguma casa venha desabar. Ela pediu urgência, pois dessa forma pode se evitar uma tragédia.
  • Rose mandou mensagem pelo celular perguntando por que não tem concurso público em São Miguel.
  • Patrícia do Hélio Jatobá I reclamou que à tarde no Colégio Luzinete não pode entrar de bermuda. Ela tem dois irmãos e a mãe não tem condições de comprar as calças dos três. Ela já perdeu aula por estar sem bermuda.
  • Fernando do Bela Vista I reclamou que na quadra M tem um esgoto aberto e entupido já faz 2 meses e o mau cheiro está grande.

SOBRE AS RECLAMAÇÕES AGUARDAMOS SOLUÇÕES E RESPOSTAS DAS PESSOAS OU ÓRGÃO COMPETENTES

Rosi do Edgar Palmeira parabenizou o programa Tribuna Livre, pois precisou fazer uma ligação 0800 ontem e todos os telefones públicos estavam em perfeito estado.

Nadja do Hélio II agradeceu porque o problema do carro do lixo foi resolvido. “A equipe é nota 10.”

Gilvan ligou sobre a reclamação do Cícero do Hélio III e explicou que tem uma equipe limpando toda a área e que irão pegar os entulhos amanhã ou quinta. Tem muita coisa para limpar, mas limparão tudo.

Álvaro explicou hoje um pouco sobre o programa MINHA CASA, MINHA VIDA e respondeu a algumas perguntas.

UNIDADE MÓVEL

A unidade móvel desta terça-feira (20) começou informando a população local sobre o clima para o dia de hoje e o boletim das últimas 24h da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, onde deram entrada 198 pessoas na unidade de emergência e realizaram 17 internamentos. O repórter Marcell Wagner, deixou nos informou sobre tudo o que aconteceu na cidade na noite de ontem e no começo da manhã de hoje. Segundo ele, de ontem para hoje houve três assaltos na cidade, o de uma casa lotérica no centro da cidade, por volta das 8h, outro na associação dos motoristas autônomos do Bairro de Fátima, por volta das 14h, e o último, a um ônibus da empresa Real Alagoas, às 21h.

Ainda durante a primeira participação da unidade móvel, o repórter M.W lembrou que a cidade de São Miguel dos Campos foi habilitada na seleção do programa Usinas Culturais. São Miguel é um dos municípios habilitados pelo Ministério da Cultura para o programa Usinas Culturais. O resultado da seleção foi divulgado no ultimo dia 09, cumprindo uma determinação da portaria número 128. As propostas escolhidas irão trabalhar os eixos de “Valorização da juventude Negra”, “Autonomia das Mulheres” e “Valor Ambiental – Educação e Reciclagem”. O Assessor Cultural em São Miguel, Fernandes Palmeira, foi o autor do projeto e esteve em Brasília nos dias 14 e 15 de março para uma reunião com a equipe do Ministério da Cultura. Palmeira captou recurso de R$250 mil, que deverá ser utilizado em reformar do espaço, aquisição de equipamentos, mobilização social e ações de usinagem.

Na segunda participação da unidade móvel, foram divulgados os números da delegacia regional, aonde não houve nenhuma ocorrência grave até o momento. Marcell Wagner, ainda esclareceu as duvidas de uma ouvinte sobre a estrutura do prédio aonde funciona o PETI, segundo ele o prédio está em perfeitas condições de trabalho. O repórter encerrou sua participação de hoje, falando ao vivo do centro da cidade aonde centenas de mototaxista não associados realizavam uma caminhada em direção à prefeitura local, para exigir dos representantes municipais melhorias e regularização dos mesmos. 
NOTA DE FALECIMENTO

Comunicamos com pesar o falecimento de Dona Lindaura, esposa do falecido Miguel Luzia. O velório está acontecendo na fazenda Sininbú por trás da Usina Caeté. O sepultamento será às 11 horas no cemitério de São Miguel.

ESPORTES

Márcio José nos deus os resultados da 3ª Rodada do I Campeonato Miguelense de Futebol 2012 “VEREADOR ARA”.

1º QUADRO
Novo Esporte 0x0 Vila
Nacional 0x1 Barreirense
Desportivo 3x0 Caixa D’água
Cecília 7x0 Fênix
Penharol 0x0 Roçadinho

2º QUADRO
Novo Esporte 3x0 Vila
Nacional 2x2 Barreirense
Desportivo 3x2 Caixa D’água
Cecília 3x0 Fênix
Penharol 0x0 Roçadinho

AGRADECIMENTOS

Ana, Sônia do Bairro da Rodoviária, trabalhadores rurais da Usina Roçadinho, Nilda, Pessoal do bandejão, Maciel (torcedor do CSA), Reginaldo, Fabiano, Regivaldo do Hélio II, Katarina, Solange do Hélio Jatobá I,

ANIVERSARIANTES 20/03. PARABÉNS!

Douglas Loureiro – Centro
Jackson – Campo Alegre
Kelly Cris – Campo Alegre
Nilda Balbina – Campo Alegre
Evelyn Lavínia – Sítio Chápeu do Sol / Junqueiro
Eveline – Trabalha na loja Diana

Nenhum comentário: