quinta-feira, 15 de março de 2012

Com um compromisso fora da cidade Álvaro passou o bastão de apresentador para nosso amigo Márcio José na manhã de hoje

 Notícias da Gazeta de Alagoas e da Tribuna Independente.



A situação é muito grave nos hospitais e maternidades de Maceió. Esta é a avaliação unânime do secretário municipal de Saúde, Adeilson Loureiro, do diretor médico da Santa Casa de Misericórdia, Artur Gomes Neto, e da diretoria da Maternidade Escola Santa Mônica diante da greve dos anestesiologistas, que desde ontem deixaram de realizar procedimentos eletivos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A greve afetou as maternidades, fato apontado como o maior agravante. “Os procedimentos de parto não podem ser considerados eletivos. O atendimento à gestante e ao neonato não pode ser adiado. É urgência e emergência e tem de ser garantido, senão pode ser considerado omissão de socorro”, alerta o secretário Adeilson. “A situação é muito grave, principalmente por causa da paralisação do atendimento nas maternidades. É um risco muito grande contra a vida”, destaca o cirurgião Artur Gomes Neto, diretor médico da Santa Casa. Ele disse que todos os procedimentos eletivos que estavam previstos foram suspensos, por causa da decisão dos anestesiologistas, e que já informou sobre a situação ao Conselho Regional de Medicina, Ministério Público Estadual e Federal e secretarias Estadual e Municipal de Saúde.
O secretário de Saúde adjunto de Maceió, André Born, pediu exoneração do cargo. O serviço de oftalmologia do qual é sócio, o IOFAL (Instituto Oftalmológico de Alagoas), figura na relação de unidades que foram alvo de auditoria do Ministério da Saúde, que informou ter identificado que “mais de R$ 30 milhões foram registrados indevidamente pelos estabelecimentos de saúde”. A investigação foi feita pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), que encaminhou sete relatórios para o Ministério Público Federal (MPF). De acordo com o MPF, essas informações, por sua vez, foram repassadas à Polícia Federal, para aprofundar as apurações.

Internado na Santa Casa de Misericórdia de Maceió desde o último dia 1º de fevereiro com problemas cardíacos, o ex-prefeito de Marechal Deodoro, José Danilo Dâmaso de Almeida, voltou a ser preso ontem, por volta das 10h. O mandado de prisão foi expedido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região e cumprido por policiais federais, que permanecem na unidade hospitalar, fazendo a custódia do ex-prefeito, até que ele receba alta médica e seja encaminhado para o sistema prisional de Alagoas.
 Foi assassinado a golpes de faca no pescoço um morador de rua conhecido apenas como "pequeno". É o segundo sem-teto morto este ano na capital. Na manhã de ontem, ambulantes do Centro o encontraram sangrando e a polícia foi acionada, mas ele já estava em óbito. Ainda não há pista do autor do crime. No ano passado, Alagoas registrou 31 assassinatos de moradores de rua. Já em 2012, em Alagoas, foram indentificados quatro casos, sendo dois em Arapiraca.

Em companhia de técnicos da engenharia da Secretaria Estadual de Educação, o secretário Adriano Soares vistoriou ontem obras da reforma emergencial de escolas do CEPA. Segundo ele, o andamento das obras não prejudicará o ano letivo de 2012, que se inicia segunda-feira (19).
 Adultos e crianças lotaram ontem o Ambulatório Rodrigo Ramalho, em Maceió, para passar por uma triagem e seleção dos casos mais graves dentre 160 cadastrados na Operação Sorriso. Eles serão submetidosa cirurgias para correção de lábio leporino, por apresentarem fissura lábio-palatal. 

Participação dos ouvintes no programa de hoje.

  • Quitéria ligou para ter informações de como fazer para conseguir "chão " para vender na feira de ponte.
  • Vanuzia Féliz quer saber porque falta energia quase todo sábado no Hélio Jatobá I e geralmente é da principal do Luizinho até a caixa d'água do Hélio. Se é para facilitar os roubos é trabalho perdido, pois roubam até pelo dia.
  • Carla quer saber quando irão começar as aulas do Imaculada. Falaram que seria após a pintura do colégio, mas isso já faz 2 meses.
  • Juliana do Hélio II quer saber como serão distribuídas as barracas de venda de fogos de artifício no São João.
  • Rose do Edgar Palmeira ligou para perguntar se os correios estão em greve pois as correspondências deste mês ainda não chegaram.
  • Fernanda do Humberto Alves gostaria de saber quando irá começar as aulas do Colégio Tarcício.
SOBRE AS RECLAMAÇÕES AGUARDAMOS SOLUÇÕES E RESPOSTAS DAS PESSOAS OU ÓRGÃO COMPETENTES

UNIDADE MÓVEL

A unidade móvel começou sua participação de hoje, divulgando a previsão do tempo da cidade e boletim das últimas 24h da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, onde deram entrada 37 pessoas na emergência e havendo um óbito por arma de fogo.

O repórter Marcell Wagner, informou que os professores da rede municipal aderiram a greve nacional da educação. Eles querem o reajuste salarial e mais recursos para educação. O SINTEAL, realizou na tarde de ontem uma reunião, mais a maioria dos professores não compareceram, deixando alguns membros da classe revoltados. O SINTEAL irá realizar na próxima terça-feira (20), uma nova reunião.

O repórter alertou os motoristas que trafegam pela principal Avenida do Bairro de Fátima, que o SAAE está realizando uma obra na região. Finalizou a sua primeira participação, falando que o São João de São Miguel ganhará um novo conceito este ano. A prefeitura iniciou os trabalhos para promover o maior são João coberto do mundo. Engenheiros, arquitetos, promotores culturais e secretários já mostraram suas idéias e caíram em campo.

Na segunda participação, M.W informou os dados da polícia regional de São Miguel dos Campos. O chefe da Regional João Alves, confirmou um assalto na parte alta da cidade, deixando uma pessoa morta.

Marcell terminou sua participação parabenizando o trabalho da equipe de iluminação pública que vem solucionando os problemas divulgados no programa. 

GIRO DA NOTÍCIA

Nosso correspondente de Campo Alegre, Neilton Ferreira, começou sua participação nos avisando que a câmara de vereadores de Campo Alegre realizou na manhã de ontem a 5ª sessão ordinária. Esteve conversando com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Campo Alegre Carlito Tenório que falou sobre o serviço de terraplanagem em algumas ruas da cidade onde ainda não teve a realização de pavimentação.

Falou sobre a coleta de lixo, e também da realização do trabalho dos garis. Eles passam recolhendo lixo em um local e jogando em outro formando um amontoado de lixo que fica por vários dias, deixando assim a população inconformada com esse tipo de trabalho. Nosso repórter falou ontem com a professora e coordenadora pedagógica Rosimeire da Silva Vieira sobre o início do ano letivo de 2012 nas escolas que estão passando por reformas e ampliações, na oportunidade ela disse que ainda estão traçando uma data para o início das aulas, mais se sabe que em algumas escolas o início acontecerá em abril e maio. Nosso correspontende falou com a secretária de Educação Nádja Azevedo, que avisou que na próxima semana participará ao vivo aqui no programa Tribuna Livre e explicará aos ouvintes sobre esse processo.

ESPORTE

Márcio José nos deixou informados dos resultados dos jogos de ontem.

Pela libertadores: Fluminense 1x0 Zamora, Arsenal de Sarandí 1x2 Boca Juniors, Libertad 1x1 Vasco, Cruz Azul 0x0 Corinthians e Chivas Guadalajara 1x0 Defensor.

E pela Copa do Brasil tivemos: Coruripe 0x1 Palmeiras, America-RN 2x0 Horizonte-CE, Paraná 2x0 Luverdense, São Mateus 2x1 Chapecoense, Madureira 0x2 Criciúma, São Paulo 4x0 Independente-PA, Bahia de Feira 2x0 Aquidaunense, Sapucaiense 0x0 Ponte Preta, CENE 1x3 Atlético-MG, Santa Cruz 2x3 Penarol-AM, América-MG 2x1 Boa Vista, Nacional-AM 0x0 Coritiba, Santa Quitéria 2x3 ASA, 4 de Julho 0x2 Sport, Treze 1x1 Botagofo, Guarani 3x0 Brasiliense e Vitória 2x0 São Domingos





AGRADECIMENTOS

Esther, Daniela, Daniel, Gabi, Rafa, , Itambel, Bela, Kely e Sônia do Bela Vista I, Maria Eduarda do Hélio III, Regivaldo  do Hélio Jatobá II e todos que todos os dias escutam o programa Tribuna Livre.

ANIVERSARIANTES DO DIA 15.03. PARABÉNS!

Cleiber Meireles - Campo Alegre
Tatah Carvalho - São Miguel
Silvania Santos - Campo Alegre
Kessia - Hélio II
Josuel Júnior - Campo Alegre
Marcia Cavalcante - São Miguel
Taís Carvalho - Bairro da Rodoviária
Maria - Bom parto - Maceió
Daniel - Filho da Esther
Kessia - Hélio II

Nenhum comentário: