Caros amigos,
Após um belo fim de semana, onde todos gozam dos confortos de seus respectivos lares, aqui estamos nós, para mais uma semana de labuta, com muita informação e prestação de serviço, nossa nobre missão à frente desta jornada nas ondas da São Miguel FM 99,5. Vamos às nossas rapidinhas de fim de semana.
GREVE
Continua o impasse em relação à greve dos servidores da saúde e educação de São Miguel. A prefeitura, segundo a presidente do SINTEAL núcleo São Miguel, Micheline Maria, ainda não chamou uma única vez os representantes sindicais para uma conversa, o que está gerando um grande mal-estar entre os professores e a prefeitura. A contra-proposta do poder público, segundo a dirigente sindical, ainda é de 0%.
SAÚDE
Situação parecida vive o pessoal da área de saúde do município, também de braços cruzados desde a última quinta-feira. Se levarmos em consideração o que está acontecendo com a educação, acho bom a população miguelense evitar ficar doente, porque esta negociação pode levar um longo tempo.
NEGOCIAÇÃO
É somente o que querem os sindicalistas. Do outro lado, nos gabinetes do prédio da prefeitura, silêncio sepulcral. A educação pede 20% de reajuste, além do cumprimento da lei que resultou no PCCS (Plano de Cargos e Carreira dos Servidores). Já a saúde pede 50% de aumento. Nenhuma resposta - nem que sim, nem que não - foi dada até agora.
E O POVO?
Segundo as ligações que recebemos no programa, a população até concorda, em parte, com a greve da educação, embora peça o retorno dos grevistas, para não prejudicar o ano letivo dos alunos. Já a greve da saúde... tem sido unânime - até agora - a opinião da população, de que é péssimo o atendimento nos postos de saúde, e agora com a greve tudo está parado.
POR TELEFONE
Segundo os ouvintes, nem os 30% de funcionamento mínimo, previstos em lei, estão sendo postos em prática. Será só má-vontade dos servidores em atender bem, ou os postos não estão reunindo condições para trabalho? Enquanto a diretoria do sindicato prestava esclarecimentos no TL de hoje, as ligações não paravam.
PAULÃO
Voltando ao nosso ritmo de entrevistas, o nosso convidado de hoje nos estúdios do programa foi o deputado estadual, ex-presidente da CUT/AL e do Sindicato dos Urbanitários, Paulo Fernando dos Santos, o Paulão do PT. O deputado não poupou elogios ao governo do presidente Lula, e aos avanços no estado após o início da sua gestão.
ASSEMBLEIA
Paulão também explicou porque, após 3 mandatos na assembleia legislativa, está sendo pré-candidato a deputado federal: "são apenas 3 estados onde o PT não tem representação na câmara federal, Alagoas é um deles; então existe essa necessidade", afirmou. Ainda segundo o petista, "depois de quase 12 anos na assembleia legislativa, estou um pouco cansado de tudo o que acontece na casa".
INSPIRADO
Sobrou crítica até para os amigos da Eletrobras Alagoas (antiga Ceal). Segundo ele, depois que o atual presidente do PT, Joaquim Brito, deixou o comando da companhia, os programas do governo Lula, como o Luz para Todos, não tiveram o mesmo ritmo de implantação. Outra crítica do deputado, que é eletrotécnico concursado do órgão, é que os investimentos não estão sendo feitos da forma mais correta, acarretando as já conhecidas e famigeradas "quedas" de energia, cada vez mais constantes.
EM TEMPO
Atualizando a situação da greve da saúde e educação: O SINTEAL pediu que os servidores voltem ao trabalho, seguindo este ritmo de trabalho: segundas, quartas e sextas, aulas normais; terças e quintas, mobilização. Já o pessoal da saúde, em nota divulgada há poucos minutos, resolveu encerrar a paralisação, voltando ao trabalho a partir de amanhã (18). Mais informações no Trbuna Livre desta terça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário