segunda-feira, 17 de maio de 2010

Deputado Paulão e as notícias do fim de semana no TL desta segunda

Caros amigos,

Após um belo fim de semana, onde todos gozam dos confortos de seus respectivos lares, aqui estamos nós, para mais uma semana de labuta, com muita informação e prestação de serviço, nossa nobre missão à frente desta jornada nas ondas da São Miguel FM 99,5. Vamos às nossas rapidinhas de fim de semana.


GREVE
Continua o impasse em relação à greve dos servidores da saúde e educação de São Miguel. A prefeitura, segundo a presidente do SINTEAL núcleo São Miguel, Micheline Maria, ainda não chamou uma única vez os representantes sindicais para uma conversa, o que está gerando um grande mal-estar entre os professores e a prefeitura. A contra-proposta do poder público, segundo a dirigente sindical, ainda é de 0%.

SAÚDE
Situação parecida vive o pessoal da área de saúde do município, também de braços cruzados desde a última quinta-feira. Se levarmos em consideração o que está acontecendo com a educação, acho bom a população miguelense evitar ficar doente, porque esta negociação pode levar um longo tempo.

NEGOCIAÇÃO
É somente o que querem os sindicalistas. Do outro lado, nos gabinetes do prédio da prefeitura, silêncio sepulcral. A educação pede 20% de reajuste, além do cumprimento da lei que resultou no PCCS (Plano de Cargos e Carreira dos Servidores). Já a saúde pede 50% de aumento. Nenhuma resposta - nem que sim, nem que não - foi dada até agora.

E O POVO?
Segundo as ligações que recebemos no programa, a população até concorda, em parte, com a greve da educação, embora peça o retorno dos grevistas, para não prejudicar o ano letivo dos alunos. Já a greve da saúde... tem sido unânime  - até agora - a opinião da população, de que é péssimo o atendimento nos postos de saúde, e agora com a greve tudo está parado.

POR TELEFONE
Segundo os ouvintes, nem os 30% de funcionamento mínimo, previstos em lei, estão sendo postos em prática. Será só má-vontade dos servidores em atender bem, ou os postos não estão reunindo condições para trabalho? Enquanto a diretoria do sindicato prestava esclarecimentos no TL de hoje, as ligações não paravam.

PAULÃO

Voltando ao nosso ritmo de entrevistas, o nosso convidado de hoje nos estúdios do programa foi o deputado estadual, ex-presidente da CUT/AL e do Sindicato dos Urbanitários, Paulo Fernando dos Santos, o Paulão do PT. O deputado não poupou elogios ao governo do presidente Lula, e aos avanços no estado após o início da sua gestão.

ASSEMBLEIA
Paulão também explicou porque, após 3 mandatos na assembleia legislativa, está sendo pré-candidato a deputado federal: "são apenas 3 estados onde o PT não tem representação na câmara federal, Alagoas é um deles; então existe essa necessidade", afirmou. Ainda segundo o petista, "depois de quase 12 anos na assembleia legislativa, estou um pouco cansado de tudo o que acontece na casa".

INSPIRADO
Sobrou crítica até para os amigos da Eletrobras Alagoas (antiga Ceal). Segundo ele, depois que o atual presidente do PT, Joaquim Brito, deixou o comando da companhia, os programas do governo Lula, como o Luz para Todos, não tiveram o mesmo ritmo de implantação. Outra crítica do deputado, que é eletrotécnico concursado do órgão, é que os investimentos não estão sendo feitos da forma mais correta, acarretando as já conhecidas e famigeradas "quedas" de energia, cada vez mais constantes.

EM TEMPO
Atualizando a situação da greve da saúde e educação: O SINTEAL pediu que os servidores voltem ao trabalho, seguindo este ritmo de trabalho: segundas, quartas e sextas, aulas normais; terças e quintas, mobilização. Já o pessoal da saúde, em nota divulgada há poucos minutos, resolveu encerrar a paralisação, voltando ao trabalho a partir de amanhã (18). Mais informações no Trbuna Livre desta terça.

Informações a qualquer momento no Alagoas Última Hora e no São Miguel Web.

Nenhum comentário: