terça-feira, 30 de março de 2010

Mais uma vez, a CEAL...


O programa Tribuna Livre tem tentado, nesses últimos tempos, procurar o caminho da imparcialidade. Ao longo desses dias à frente dos microfones, buscamos sempre o contraditório, a palavra das duas partes. Buscamos ao máximo o jornalismo investigativo e informativo sério, com atenção à pessoa humana e a ética profissional.

Alguns agentes, nesse processo, nos ajudam; outros, ao contrário, nos atrapalham bastante. Não é fácil fazer um programa de duas horas - e a partir de abril, com uma hora a mais - com gente atrapalhando a sua vida a todo momento. Um exemplo daquele que ajuda é o povo de São Miguel dos Campos, sempre solidário e à disposição. O grande exemplo de trapalhadas sucessivas, sem dúvida nenhuma, é a Companhia de Energia Elétrica de Alagoas - antiga CEAL, agora graças ao jogo de marketing, alçada à condição de Eletrobras Distribuição Alagoas. Mudam os nomes, mudam os atores, mas a velha prática da mau prestação de serviço permanece.

Hoje, mais uma vez, estamos impossibilitados de transmitir a você, querido ouvinte, mais um programa Tribuna Livre, por conta unicamente de mais uma queda de energia na parte alta de São Miguel dos Campos, que atingiu também as cidades de Jequiá da Praia e Roteiro. Já aconteceu na quarta-feira (24), nas cidades de Teotonio Vilela e Campo Alegre, deixando mais de 80 mil alagoanos às escuras por mais de 16 horas; aconteceu na quinta-feira passada (25), durante a exibição do programa; aconteceu na sexta-feira (26), deixando o programa completamente fora do ar.

Portanto, é a quarta vez, num intervalo de seis dias, que perdemos a possibilidade de informar a você, caro ouvinte, tudo o que acontece na nossa cidade, no estado, no país, no mundo. Vale ressaltar que somos profissionais no que fazemos; assim, todo programa tem um custo, que calculamos em aproximadamente R$ 500 diários; em três programas prejudicados por conta da Eletrobras Alagoas, nosso prejuízo chega a R$ 1.500. Além do prejuízo financeiro, deixamos de chegar aos lares de milhares de miguelenses, campoalegrenses, vilelenses, jequiaenses e roteirenses, entre outros. Quem arca com o prejuízo financeiro? quem arca com o prejuízo profissional?

Após duas ligações e mais de 20 minutos com o telefone ao pé do ouvido, vem a resposta: as atendentes Lourdes e Rose, através dos protocolos de atendimento 1740019 e 1640066, nos informaram que o operador local está realizando manutenção programada no alimentador 5, que cobre estas cidades; e que a manutenção durará até amanhã, 31 de março. Oras bolas, se a manutenção estava prevista, por que não gastar um pouquinho da milionária verba em publicidade da empresa, para avisar a população e ao empresariado em geral? porque não comprar 30 segundos em uma rádio, ou um horário em carro de som, para informar?

Gostaríamos de informar, com bastante clareza, a culpa pelos acontecimentos: ELETROBRÁS DISTRIBUIÇÃO ALAGOAS, antiga CEAL. Cortou a energia da população de forma planejada, mas o planejamento não foi o mesmo na hora de informar a população. Estamos estudando as melhores medidas para cuidar do caso, esperando que o ocorrido não aconteça mais.

Portanto, caro ouvinte e leitor deste blog, informamos que, por conta da manutenção na rede de alta tensão da Eletrobras Alagoas, não realizaremos o programa de amanhã, voltando ao ar novamente na quarta feira - com fé que esta emrpesa não nos deixe na mão, mais uma vez.

Nenhum comentário: