segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dia do Guarda Rodoviário

Notícias do final de semana
Candidato a vereador é preso por crime eleitoral


O primeiro caso de prisão efetuada pela Polícia Federal, em consequência de uma denúncia de crime eleitoral, no pleito de 2012, em Alagoas, foi registrado em Palmeira dos Índios. O candidato a vereador Luiz Costa de Araújo Ferro (Luiz Ferro – PSDB) foi preso em flagrante e indiciado por corrupção eleitoral. Ele foi levado para a sede da Superintendência da PF, no bairro de Jaraguá, em Maceió, onde prestou depoimento. Ele foi liberado após pagamento de fiança de dez salários mínimos. Uma mulher que estava com ele, Rosineide Silva, identificada como sua funcionária, pagou fiança de dois salários mínimos para também ser liberada. Luiz Ferro só deixou a sede da PF no início da noite. Segundo o advogado Alexandre Ayres, o candidato não daria declarações, por ainda estar sob o efeito da apreensão provocada pelo episódio. Luiz Ferro tinha sido o coordenador do Programa Minha Casa, Minha Vida na administração de Palmeira dos Índios. Na casa dele, as equipes da PF encontraram documentos oficiais da prefeitura e cerca de 800 cadastros – o que caracteriza o crime eleitoral.
Governador inaugura obra em meio à campanha


O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e as demais autoridades que estiveram presentes, ontem, na inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Cajueiro, foram cuidadosos nas falas para não infringir a legislação eleitoral. Mas, enquanto todos “pisavam em ovos”, a candidata a vice-prefeita na cidade Ana Cláudia Costa (PSD), que compõe a chapa de Lucila Toledo (PSDB), “pisou na bola”. No meio da solenidade, Ana Cláudia apareceu cumprimentando o governador e o prefeito com beijinhos e chegou a ficar “na frente de honra” até ser avisada por uma assessora de que não podia ficar ali, porque teria problemas caso fosse fotografada no evento político. O presidente da Assembleia Legislativa e marido de Lucila, Fernando Toledo (PSDB), também avisou a candidata à vice, que finalmente saiu de fininho. Com exceção desse deslize, nem parecia que a inauguração acontecia em período de plena campanha eleitoral, embora a presença de Teotonio Vilela em Cajueiro, que chegou à solenidade acompanhado pelo presidente da Assembleia, e os afagos feitos pelo prefeito Palmery Neto (PSD) à família Toledo tenham deixado claro que a intenção do grupo era promover a candidata que não podia comparecer à cerimônia.
TJ divulgará salários de servidores na segunda-feira
A partir da próxima segunda-feira (23) o Tribunal de Justiça de Alagoas vai divulgar os salários dos servidores que integram a folha de pessoal do Poder. A lista estará disponibilizada no site da instituição e atende à recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Outros Estados conseguiram liminares impedindo a divulgação dos vencimentos dos servidores do Judiciário. O documento que será tornado público pelo TJ informará quanto ganha cada desembargador, juiz e demais servidores que compõem os quadros do órgão. Por meio do site www.tjal.jus.br qualquer cidadão poderá conferir as informações e saber os valores dos vencimentos de cada funcionário que faz parte do Poder Judiciário. Na lista, estarão os vencimentos brutos, descontos do INSS e Imposto de Renda e as cifras que representam as gratificações e benefícios que cada trabalhador tem em seu contracheque.  
Bactéria provoca aquecimento de casa

Acabou o mistério sobre o superaquecimento de uma residência localizada na Rua Marquês de Pombal, na Ponta Grossa, que vinha apresentando temperaturas de até 80ºC no piso de um dos cômodos. De acordo com análises realizadas no material coletado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), a alteração da temperatura é provocada pelo encontro de matéria orgânica em decomposição, liberada provavelmente da fossa da casa, com uma área de alta concentração de bactérias termotolerantes, provocando a reação química que gera o calor. Os laudos da equipe multidisciplinar, formada por biólogo, químico, engenheiro químico, geólogo e agrônomo do IMA e Universidade Federal de Alagoas, sobre a análise das amostras de água e solo coletadas no local mostram a decomposição de matéria orgânica com altíssima quantidade de coliformes termotolerantes, além da alta concentração de gás sulfídrico – em quantidade 400 vezes maior do que o normal – o que pode indicar contaminação da água. Também foi constatada grande perda de oxigênio por ação microbiológica – 9,4 vezes superior ao normal, além da quantidade de nitrogênio amoniacal.
EUA: atirador mata 12 em cinema

Um homem armado, vestindo roupa à prova de bala, matou 12 pessoas e feriu outras 59 numa sessão de estreia de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge na madrugada de ontem em Aurora, no Colorado (EUA). O atirador, identificado como James Eagan Holmes, 24, carregava um rifle, uma espingarda e um revólver. Ele vestia máscara, e lançou uma lata com algum tipo de gás --provavelmente lacrimogêneo-- antes de disparar contra a plateia do cinema. Holmes foi detido em seguida pela polícia no estacionamento do local, sem resistir. Ele está sob custódia. A motivação do atentado não foi esclarecida. A identidade de todas as vítimas não foi divulgada, mas há informação de que há militares entre elas. Cerca de 25 policiais foram enviados ao local do ataque após ligações para o serviço de emergência, à 0h29 (horário local). Os feridos foram levados para seis hospitais próximos. As autoridades de segurança cercaram o apartamento de Holmes e dizem que o local estava repleto de explosivos “sofisticados”.
As vítimas da violência do sistema penitenciário alagoano


Aos 19 anos, o jovem Vilmário Rodrigues Santos tem uma preocupação. Como vai se manter e a uma futura família? No que poderá trabalhar? Até o dia 6 de setembro do ano passado, nenhum desses questionamentos lhe passava pela cabeça. Entretanto, essa data está marcada não apenas por trazer tais preocupações, mas por ser o dia em que sua vida mudou. Preso na Casa de Custódia, o Cadeião, uma das seis unidades do sistema penitenciário de Alagoas, Vilmário foi atingido no rosto pelo disparo de uma arma municiada com balas de borracha. O tiro foi disparado por um agente penitenciário e, de tão próximo, tirou-lhe totalmente a visão. Isso mesmo! O jovem que, passados dois meses de prisão, acusado de roubar um teclado de computador e um ventilador de pé, pensava em voltar a estudar está cego. Como ele diz, “um olho pulou e o outro foi para dentro”, num ato de violência inadmissível e injustificável. Reeducando do Presídio Baldomero Cavalcanti, o jovem Robson Ferreira da Silva, de 24 anos, vive situação semelhante. Ele teve o olho direito arrancado da mesma forma que Vilmário: por um tiro de bala de borracha disparado por um agente penitenciário na direção de seu rosto. Aos 20 anos, o jovem José Robson do Nascimento vai enfrentar problemas de saúde por muito tempo. Ele está sem o baço, esmagado por um tiro de espingarda 12, municiada com bala de borracha, disparado por um agente penitenciário. O rapaz alega que estava algemado e deitado no chão quando foi atingido.

Candidatos contarão com menos eleitores

Alagoas e Sergipe serão os únicos Estados do Brasil a realizar a eleição deste ano com urnas eletrônicas que somente aceitam os votos após o reconhecimento do eleitor por meio de sua impressão digital ou imagem de seu rosto. O recadastramento dos eleitores para o uso da chamada urna biométrica trouxe uma consequência que pode até ser encarada como negativa pela classe política – mas tem sido interpretada como positiva para as instituições ligadas ao combate à corrupção eleitoral. O fato é que em 7 de outubro, Alagoas terá 218 mil eleitores a menos que aqueles que estavam aptos a votar na última eleição de 2010. O número representa uma redução de 10,72% do eleitorado alagoano no ano em que foram eleitos deputados estaduais e federais, governadores e presidente. Em 2010, havia exatos 2.034.326 títulos de eleitores aptos a votar. Mas o número reduziu para 1.816.221, depois do recadastramento biométrico que foi iniciado em 2010, em 11 municípios alagoanos, e concluído em 9 de maio deste ano, no restante do Estado. Nesse período, Maceió obteve o mesmo patamar de perda registrado no Estado. O que complica a busca por votos e pode influenciar no resultado das eleições, com a redução em mais de 58 mil do eleitorado. São 10,78% de perda, reduzindo o número de inscritos na Justiça Eleitoral de 538.835, em 2010, para 480.721, este ano, na capital.
Participação dos ouvintes

TELEFONE 

  • José Cícero – Reclamou que tem lixo dando no meio da canela ao lado do Sesi no Hélio III. O mau cheiro está demais.
  • Joana – Mercado – Tem uma banca encostando na parede do Mercado, quando chove molha as mercadorias, ela quer autorização da prefeitura para construir uma abertura.
  • Jailton – coité – Reclama da falta de energia no povoado desde ontem.

  • Antônio – Teotônio – Avisa que a Usina Guaxuma ainda não pagou os funcionários.
  • Cícero – Humberto Alves – pede para passarem a máquina roçadeira no campo do Humberto Alves.

  • Josefa – Esther II – Perguntou por que estão pagando a taxa de iluminação tão alta. 
  • Cícero – Humberto Alves – Disse para o Álvaro não ter medo, pois os casados só estão ganhando no raxa dos casados x solteiros.

  • Carlos – Bairro de Fátima – Reclamou que o mato está muito alto atrás da Escola Iramilton Leite. Virou esconderijo para ladrão além de encher de cobras.

  • Wilma – Disse que foi no Posto Agnaldo para ser atendida, acordou cedo, pegou a primeira ficha. Foi dar lanche para o filho e quando voltou a médica já havia começado à atender e falaram que ela tinha perdido a vez e o atendimento.

  • Damiana – Hélio II – disse que foi no posto que inauguraram e falaram que não poderia ser atendida por que o Hélio II é área descoberta. Perguntou onde então é o atendimento.

  • Ana – Hélio I – Ligou para saber do Bolsa Família.

  • A Secretária Betinha avisou que esteve na Caixa, falou com a gerente Lau que pediu um ofício. Betinha já enviou um e-mail e está esperando a resposta.

BLOG

  • Casados x Solteiro – Mandaram uma mensagem dizendo que os gordinhos casados seguem invictos no raxa, 5 jogos, 5 vitória. No último raxa a goleada foi massacrante, 16 x 5 em cima dos solteiros. Com 4 gols do artilheiro Dj Lô.

  • Robson, Paulo e Jú – falaram sobre o cruzamento do Bairro de Fátima com o Luizinho. O movimento das 7:30, 12:30 e 17:00 é muito grande, tanto de carros quanto de pedestres. Tem muitas bancas nas calçadas. Não tem condições do povo passar.

  • Kely – Disse que já estão providenciando os semáforos do cruzamento do Luisinho, mas fica difícil passar com tantas bancas. Pergunta por que não colocam as bancas na feira.

  • Diogo, Karla e Bil – Falaram sobre o matagal por trás da Escola Desembargador ao lado do Posto Via Sul. Está cheio de cobras e é um verdadeiro esconderijo de malandros.

  • Rose – Parabenizou a participação na sexta-feira do repórter Márcio José. Disse que ele deveria apresentar mais vezes.
MSG
  • Cristiano – Amanda Quero te conhecer e demonstrar o meu carinho por você. Eu sempre estou ouvindo o Tribuna Livre só para ouvir sua voz, princesa. Um Beijo! Me liga.

  • Rosimeire Ribeiro – Faz um apelo para alguém que possa doar uma cadeira de rodas, pois está precisando muito.

  • Bruno – Rodoviária – Disse que agora só falta o Erivan se ausentar para o Heleno substituí-lo. Vamos ver se dá conta!

UNIDADE MÓVEL (Marcell Wagner)

A unidade móvel desta segunda-feira (23) começou sua participação ao vivo do centro da cidade de São Miguel dos Campos, com o repórter Marcell Wagner fazendo um resumo dos acontecimentos do final de semana no município e região e informou a previsão do tempo para o começo desta manhã.
Na primeira participação M.W informou que o ultimo final de semana foi o mais violento nos últimos dois meses. No sábado dia 21, foi registrado uma tentativa de homicídio no Loteamento Valdemar Cavalcante, uma tentativa de homicídio a um casal no Loteamento José Calazans e uma morte no transito, na parte alta da cidade.
O repórter ainda abordou o assunto sobre a coleta de lixo toxico no país. O descarte de lixo passível de liberar substancia tóxicas ainda é um problema para o Brasil, apesar de haver legislação regulamentando o assunto. De acordo com a Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os fabricantes, importadores e revendedores de produtos que podem causar contaminação devem recolhê-los. Mas há dois anos após a regra estar em vigor, os cidadãos dispõem de poucos locais adequados para jogar pilhas e baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes e embalagens de óleo. A lei recomenda que haja acordos setoriais e termo de compromisso entre empresários e Poder Publico para implantar o sistema de devolução ao fabricante no país, pratica conhecida como Logística de Reserva.
M.W reclamou do acumulo de lixo localizado no Beco da Baiuca, na Travessa Salvador Aprato, no centro da cidade de SMC. Segundo o morador Cícero ninguém aguenta mais o mau cheiro e a quantidade de lixo no local.
Moradores do Bairro de Fátima reclamam da falta de iluminação da Praça Nossa Senhora das Graças, o problema já vem há algumas semanas.
A Direção da Escola Mario Soares Palmeira comunica aos alunos que não haverá aula hoje, pois no dia de hoje haverá reunião pedagógica.
M.W lembrou a todos que hoje é comemorado o dia do Guarda Rodoviário.
O repórter Marcell Wagner encerrou a sua primeira participação divulgando os números oficias da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos, onde foram atendidos 174 pacientes, internamentos foram 65 e não foi registrada nenhuma transferência e nenhum óbito nas ultimas 24h.
Na segunda participação da unidade móvel o repórter Marcell Wagner fez um levantamento dos casos registrados na 6°DRP de São Miguel dos Campos.
Foi registrado um caso de Lesão Corporal (Lei Maria da Penha), o jovem Elenilson de Araujo da Silva (29) agrediu a jovem Samara Cristina (22).
Também foi registrado um roubo de uma moto Honda CG, vermelha, Placas NMI – 8769/|AL e um roubo de um Fiat Uno, branco, de placas MUW – 0055, ambos da cidade de Boca da Mata.

ESPORTE (Heleno Alves)
Tênis
O brasileiro Thomaz Bellucci conquistou seu terceiro título de torneios de primeiro escalão do circuito profissional de tênis. Neste domingo, ele venceu de virada o sérvio Janko Tipsarevic, número 8 do mundo, e conquistou o bicampeonato do ATP 250 de Gstaad, após dois anos sem levantar um troféu de competições deste nível.

Atletismo
Em fase final de preparação para os Jogos Olímpicos de Londres-2012, a equipe de atletismo brasileira teve importante teste neste sábado, no Aberto de Amsterdã de Atletismo. Com sete medalhas conquistadas, sendo quatro de ouro e três de prata.
Volei
Sem o favoritismo que a acompanhou nos últimos anos e com uma dúvida na bagagem, a seleção feminina de vôlei do Brasil desembarcou neste domingo em Londres para defender o título olímpico conquistado em Pequim há quatro anos. Sorridentes e solícitas com a imprensa, as jogadoras brasileiras chegaram na cidade olímpica com ânimo renovado após as semanas de treinos em Saquarema, logo depois do vice-campeonato do Grand Prix.
Basquete / Polêmica
Os 20 anos da conquista do “Dream Team” (Time dos Sonhos) original, com Michael Jordan, Magic Johnson e outras lendas do basquete americano, aumentou as comparações entre a seleção que conquistou o ouro em Barcelona-92 e a atual, que conta com atletas como LeBron James e Kobe Bryant. O ala do Los Angeles Lakers entrou na onda de equiparações entre as duas equipes e chegou a declarar que sua geração teria condições de vencer aquele time. Mas o jogador de 33 anos resolveu voltar atrás e reconheceu que o time de Michael Jordan continua imbatível.
Formula 1
O espanhol Fernando Alonso ampliou sua liderança no Mundial da Fórmula 1, neste domingo. O piloto da Ferrari largou da pole position no Grande Prêmio da Alemanha da categoria, liderou toda a corrida e conquistou sua terceira vitória em dez provas na temporada. Na pista, a segunda colocação em Hockenheim foi do alemão Sebastian Vettel, seguido pelo britânico Jenson Button. A ultrapassagem do piloto da Red Bull sobre o da McLaren, no entanto, foi considerada irregular pela direção de prova e ele recebeu 20s de punição, caindo da segunda para a quinta posição. O finlandês Kimi Raikkonen herdou a terceira colocação da corrida. Felipe Massa ficou com a 12ª colocação e Bruno Senna terminou na 17ª posição.
Formula Indy
O brasileiro Helio Castro Neves precisou segurar o “japonês voador” Takuma Sato nas últimas voltas para sagrar-se o vencedor da Etapa de Edmonton, a 11ª da temporada da Fórmula Indy. Com a segunda vitória no ano – a primeira havia sido justamente na abertura da temporada, em São Petesburgo –, Castro Neves diminui a diferença para os líderes Ryan Hunter e Will Power, oitavo e terceiro colocados na corrida deste domingo, e volta a brigar pelo título, a quatro corridas do encerramento da temporada. Outros brasileiros na prova, Rubens Barrichello e Tony Kanaan foram apenas 15º e 19º colocados, respectivamente.
Campeonato Brasileiro Série A
Vasco 2x0 Santos
Sport 1x4 Atlético-MG
Corinthians 1x1 Portuguesa
Palmeiras 3x0 Náutico
Internacional 4x1 Atlético-GO
Cruzeiro 1x0 Flamengo
Figueirense 0x2 São Paulo
Botafogo 0x1 Grêmio
Ponte Preta 1x2 Fluminense
Bahia 2x2 Coritiba
Clubes Alagoanos
O CRB queria ficar mais próximo do G4 da Série B, chegou a estar sendo goleado pelo Joinville por 3 x 0, mas conseguiu uma virada histórica por 4 x 3, na tarde deste sábado (21), no Estádio Rei Pelé. O jogo, válido pela 12ª rodada.
ASA
Jogando no Estádio Presidente Vargas, na tarde deste sábado (21), o ASA sofreu sua quarta derrota consecutiva na Série B, desta vez por 3 x 2, de virada para o Ceará. A partida, da 12ª rodada da Série B.
CSA
Mesmo sem apresentar um bom futebol, o CSA fez o dever de casa e venceu o Itabaiana por 1x0 neste domingo, no Estádio Rei Pelé, retomando a liderança isolada do Grupo A4 da Série D do Brasileirão, que havia perdido no sábado para o Sousa-PB. O Azulão foi para 10 pontos, com três vitórias e um empate, colocando novamente dois pontos na frente do segundo colocado.

AGRADECIMENTOS

Joelma, César Trajano, Damiana, Rosa Anacleto, Marinete Oliveira, Esther, Isabela Nunes, Pedro Ricardo – Usina Porto Rico, Madlayne, Edileide Silva, Luana, Maria do Carmo, Athos, Fernando, Hugo, Bloco Taboca Arriada, Peu, Naldinho, Fabiano, Val, Valdemir e todos que ficam ligados no Programa Tribuna Livre.                                                         

ANIVERSARIANTES

JC Nicácio – São Miguel

Maria do Socorro – Campo Alegre

Dayana Fernandes – Campo Alegre

Lucas Vicente – Campo alegre

Valdiran – Coité

Cícera – Paraíso






Nenhum comentário: